Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 13 de julho de 2010

Erro Médico?

Pacotinho, todo mundo sempre me pergunta se o que aconteceu com você no parto foi erro médico. Já que à priori, não havia nada de errado nem com a mamãe, nem com você. Pelo contrário, nós dois ganhamos nota 10 durante toda a sua gestação.

Pois bem, antes que você um dia também me faça essa pergunta, já vou deixar a resposta aqui. E ela é: não sei.

O que a mamãe pode falar é o que me falaram e mais algumas coisas que ficaram encasquetadas na minha cabeça.

Bom, a versão oficial, o que disseram pra gente lá ainda no hospital foi que isso acontece. Como um acidente de percurso. Sem muita explicação. Mesmo com tudo aparentemente correndo bem; mesmo com você sendo monitorado minutos antes de sair da barriga, sem apresentar nenhum problema. Pode acontecer com qualquer um. E, acredite, acontece mesmo. Mamãe pesquisou, foi atrás de outras histórias, ouviu um monte de coisas e é verdade mesmo que há muito mais casos parecidos com o seu do que imaginamos, até acontecer com a gente e entrarmos nesse mundo dos nascimentos que dão susto.

Mas, por muito tempo, fiquei cismada com algumas coisas que aconteceram na sua sala de parto. Detalhes que acho que nem vale à pena ficar escrevendo aqui tim tim por tim tim porque, no fundo, eu não quero responsabilizar ninguém e nem acho que, caso tenha sido mesmo algum erro, ocorreu por negligência ou inexperiência. Mamãe confiava bastante na obstetra que te trouxe ao mundo. E ainda que essa relação tenha ficado inevitavelmente arranhada, não acho mesmo que vá fazer alguma diferença culpá-la.

Sua neuropediatra nos disse que muitas vezes pode ser algum problema por causa da anestesia. E me aconselhou a, caso fosse fazer parto normal de novo um dia, fazer sem nadica de nada. Pelo que entendi, acontecem casos da anestesia pegar um pouco na criança também e acabar deixando-a molinha. Não sei se foi isso o que aconteceu com você. Mas faria sentido. Já que eu realmente não senti dor a partir do momento em que fui anestesiada, o que leva a crer que era uma dose generosa. Cheguei até a me sentir culpada. Me martirizei por não ter pedido pra te ter na marra. Mas ninguém nunca tinha me falado desses riscos, então, não achei que seria preciso sentir dor de bobeira.

A verdade é que nunca vamos saber. Acho mesmo que ninguém sabe. Até a obstetra deve ter suas dúvidas e acredito mesmo, que ela deve ter passado as primeiras noites pós seu parto sem dormir ou, pelo menos, inquieta. Ela demonstrou muita preocupação com a gente, nos visitava no hospital sempre. Nos ligava. Acho até que isso deve ser praxe, mas senti que, no nosso caso, foi além. Ou seja, acho do fundo do coração que nem ela sabe se a culpa foi dela. Se um dia eu tiver a oportunidade, gostaria de dizer a ela que eu não a culpo. E que mesmo se tudo tiver acontecido por algum deslize dela, eu sei que não foi de maneira nenhuma falta de cuidado com a gente.

Shits happens. E, infelizmente, aconteceu com a gente. É essa a minha visão geral do nosso caso. Mas o importante não é chorar o leite derramado e sim olhar aí pra tudo o que eu e você construímos até aqui. Talvez nossa relação ainda não estivesse tão intensa, se não tivéssemos passado por tanta coisa em tão pouco tempo. Talvez eu ainda fosse demorar para me tornar a mãe que eu sou hoje. Você não me conhecia antes, mas sempre fui uma pessoa muito prática, impaciente, às vezes um pouco fria, às vezes bastante egoísta. Depois de você e com você, tudo mudou. Minha relação com o mundo e com as pessoas mudou totalmente. Minha forma de encarar uma série de coisas está diferente. Meus objetivos, minhas prioridades, meus atos são realmente outros. Minha relação com o seu pai ficou infinitamente mais forte e merece até um post especial um dia.

Enfim, muita coisa aconteceu depois desse possível erro médico. Tanta coisa que é mesmo de se pensar se foi mesmo erro ou apenas nosso destino. Aquela tal história de que Deus escreve certo por linhas tortas. Vai saber...

O importante, filhote, é que mamãe não guarda rancor de ninguém.

Mas, atenção, sem deixar meu lado prático totalmente de lado, virei uma espécie de defonsora e divulgadora de algumas coisas: 1) cesária é mais seguro sim. 2) escolha muito bem seu pediatra ainda durante a gravidez. É ele quem vai ter que concertar a merda, caso ela aconteça. 3) Na hora em que estiver lá para dar a luz, não deixe que ninguém te subestime. Se você falar que tá sentindo alguma coisa e não te derem muita bola, agarre o braço de alguém e grite na cara de quem for preciso. Faça-se ouvir!

beijo, filhão. Não canso de dizer, mamãe te ama.

2 comentários:

  1. Dri, preciso falar. Eu acho exatamente a mesma coisa e estou chocada por vc ter noção de tudo. Lembra do nosso almoço no Rio Sul quando vc estava com 7 meses de gravidez? Eu contava as coisas da Malu, do jeitinho dela, de como eu me emocionava com as coisas e vc dizia: ai Flavis, só você. Como eu estava careca de conhecer o seu lado prático e "frio" não me espantei com o que vc disse. Cada mãe tem seu jeito de cuidar, de se relacionar e dar carinho. Hoje que eu convivo com várias tenho certeza disso. Assim como tenho certeza que isso foi destino mesmo. Quem lia o seu outro blog e lê esse, tem a impressão de que é outra pessoa. Vc á uma mãe dedicada, amorosa, esforçada e cuidadosa. Se o erro de percurso não tivesse acontecido, talvez vc não fosse, ou talvez virasse depois de 1 ano, sei lá. Mas desde o início, desde quando vc mandou o primeiro email após o parto dele eu pensei: vai ver esse susto foi um caminho pra ela descobrir como é prazerosa e maravilhosa a vida de mãe. E é por tudo isso que tenho certeza de que ele ficará 100%. Beijão

    ResponderExcluir
  2. Adriana, vc escolheu a melhor maneira de lidar com os fatos. Parabéns! E vc se tornou a mãe extraordinária que é ,devido a tudo que aconteceu.
    Tudo de bom para vcs sempre!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!