Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nossa Dieta

Oi filhotinho,

hoje mamãe vai contar aqui como vem sendo nossa dieta. Que de dieta não tem nada... Ou melhor, estamos numa dieta de engorda. Mas, por enquanto, utilizando muito pouca comida de verdade, por assim dizer. E é sobre isso que quero falar. É que muita gente me pergunta curiosa: mas ele não pode comer normal?

Pode. Você, à priori, não tem nenhum tipo de alergia alimentar. Nunca teve, pelo menos. E, apesar de continuarmos de olho em alguma reação, não me parece mesmo que você tenha algum problema com comida. Não quimicamente falando, já que a ingestão em si é que é problemática.

Mas então, por que a mamãe decidiu te dar esses compostos industrializados e fortificantes mil? Porque com eles fica mais fácil controlar o número de calorias que você ingere diariamente e, assim, consigo calcular as 1000, 1200 calorias que o Dr. Cesar disse que você precisa para engordar. Simples assim. Não é nenhum medo ou restrição alimentar. É pura e simplesmente em nome da praticidade.

Fortini = 30kl por medida
Nutrini = 1kl por ml
Calogem = 4,5kl por ml

Com essas informações, faço aqui nossas misturas que, às vezes, também levam leite Ninho e até já comecei a incluir algumas frutas batidas, para preparar alimentações de cerca de 200kl cada. Como você tem comido de 5 a 6 vezes por dia, é o suficiente.

Outra 'vantagem' é que consigo um ganho calórico alto, num volume não tão grande. Como sua cirurgia é recente, ainda tenho receio de te dar muito volume de uma vez só. O máximo que temos chegado é 100, 120ml por vez. E só é possível conseguir 200kl nesse volume com o uso dos fortificantes.

Outra questão também é que a coisa demora a descer e você está cada vez mais inquieto para esperar acabar. Então, é vantajoso mesmo manter um volume menor. A outra opção de fazer entrar mais rápido por pressão da seringa é perigosa porque seu estômago pode não aguentar. O ideal é descer mesmo mais devagar. E fazemos isso deixando a papa mais para grossa. Assim, a própria consistência da comida controla o tempo em que ela desce. Por gravidade, ainda. Colocamos a seringa sem o êmbolo com o preparado dentro e vamos levantando até que comece a descer e assim vai devagarzinho até acabar.

Bom, mas pretendo ficar assim só nesse primeiro momento, até irmos às consultas com o Dr. Cesar e, depois, com o tio Jofre. Estão marcados para 10 e 16 de novembro respectivamente. Aí, depois de ver se e quanto de peso você ganhou; se cresceu; se a circunferência da cabeça aumentou... aí, a gente senta e reformula nossa rotina alimentar, com a ajuda deles, espero. Ou até de uma nutricionista, se for preciso.

Imagino que a gente possa ficar mais relaxado com os intervalos; que eu volte a fazer algumas alimentaçoes pela boca, pulando a gastro e depois compensando em calorias na próxima, se necessário; e que a Miriam volte a fazer suas papinhas normais, como o povo chama. Rsrsrs.

Mas não pretendo largar os fortificantes e preparados de mão totalmente. Acho que eles vão continuar ajudando no aumento calórico das alimentações, quando eu precisar compensar, por exemplo. Só que agora misturados à comida normal e em menor quantidade. Já o Nutrini que é um preparado pode continuar me ajudando em fins de semana, viagens ou dias em que não tenha comida fresquinha pra você. Como uma espécie de potinho Nestlé mais apurado.

E é isso. Espero ter tirado dúvidas e matado a curiosidade de quem perguntou.

Beijo, filho.


Esse é o Fortini, funciona como um leite em pó ou pode ser adicionado a qualquer papinha. Se for fazer como leite, coloca-se por medidas e vai misturando em água. 7 medidas em 100ml, resulta em 140ml de 'leite` com 210kl. Existe de baunilha e sem sabor, como o da foto, bom para misturar em qualquer coisa, salgada ou doce. Eu, mesmo que seja pela gastro, não gosto de fazer misturas bizarras. Cesar, por exemplo, acha que não tem problema nenhum meter azeite no leite já que vai tudo direto pro estômago... Eu não consigo e é uma das coisas que vou perguntar ao gastro. Não é possível que não seja indigesto!




Esses são o Nutrini e o Calogen. Nutrini pode dar puro, é como se fosse um preparado com os nutrientes encontrados numa papinha de almoço ou jantar. Mas como não é dos mais calóricos, costumo adicionar calogen ou fortini sem sabor. O calogen, aliás, também pode ser misturado com o fortini, no leite. Como é muito calórico, costumo usar quando preciso compensar alguma alimentação anterior mais fraca. Mas... cuidado para não exagerar porque é muito gorduroso e pode ser indigesto. No início, estávamos dando 30ml por vez. Mas comecei a desconfiar que você não estava aceitando muito bem, principalmente após o episódio piriri, e diminuí para uns 30ml ao dia só.



Esse aqui é o Fiber Mais. Não é fortificante. É só fibra. Tenho usado uma medida todos os dias no primeiro leite da manhã e seu intestino está ótimo.



Essa aí foi a arma do crime, o TCM, que te deu piriri. Esse está na geladeira, não estragado como o outro, mas, ainda assim, estou com trauma e não tenho usado. Dura 30 dias da geladeira, atenção! Não sei exatamente quantas calorias tem, mas também é bem gorduroso e indicado para ser misturado às papinhas salgadas.


E ah sim! Compro tudo pelo telefone, no programa Sabor de Viver, da Danone. Também tem site. Mas uso o 0800 727 8027. Aviso, a brincadeira sai cara. Por isso, que não dá também para ficar só nos fortificantes eternamente. Não há bolso que segure...

Tô de olho em você em mamãe! Cuida da minha alimentação direitinho.

Um comentário:

  1. Olha só que menino sedutor!!! Vovó coruja tá de volta. Não aguento, tenho que falar e babar pq esse garoto é muito gostoso...... É isso aí , mamãe, cuida direitinho desse gato pra ele ficar fortão. Um montão de beijos....

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!