Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Areia



Filhote, você é um neném muito chique, que só frequenta clube privê. Caiçaras, Iate Clube e Forte São João são alguns dos lugares que combinam perfeitamente com essa sua pinta de galã. Um bebê nórdico mesmo...

Bom, no mesmo fim de semana da farra na piscina aí embaixo, papai, mamãe e você curtiram um fim de tarde na praia do Forte. Mamãe estava louca pra saber como você se comportaria na areia. Primeiro porque eu adoro praia e gostaria muitíssimo que você compartilhasse desse hábito e segundo, e mais importante, porque areia faz bem para aquela história de integração sensorial.

E para a surpresa agradabilíssima de mamãe, você não se incomodou nem um pouquinho com os grãozinhos finos em suas mãos e seus pezinhos. Ponto pra você, filho! Isso significa que a sua aflição geral está mesmo diminuindo muito a ponto de quase não existir mais. E isso é uma ótima notícia, pacotinho. Sinal de progresso. Motivo de parabéns pra você.

Você realmente está evoluindo muito bem, Antonio Pedro. Esses últimos dois meses foram impressionantes. Cada vez mais você passa de um bebê totalmente irritadiço para um neném tranquilo, risonho toda vida, relaxado.

Acho que eu ainda não tinha falado aqui mais a fundo do seu quadro motor. Você tem o que chamam de atetose, causada pela lesão cerebral que mamãe tanto já falou aqui. Uma alternância entre hiper e hipotonia. Ou seja, uma espécie de descontrole de tônus muscular. Uma descordenação motora em grande escala que resulta em movimentos involuntários e às vezes em posições retorcidas. Ou seja, você tem bastante dificuldade para dominar seus movimentos. No seu caso, principalmente dos braços e do tronco.

Existem crianças que apresentam só hipotonia ou hipertonia. E, casos assim, são um pouco mais fáceis de se trabalhar, já que tem-se apenas que ganhar ou perder tônus. Já a nossa luta é um pouco mais árdua já que é preciso encontrar um equilíbrio aí entre essa alternância descontrolada. É como se você tivesse duas coisas opostas que precisam de tratamentos diferentes... Um neném bipolar. Ai, ai...

Bom, brincadeiras à parte, como seu tratamento tem sido muito bem-sucedido, você tem se apresentado mais hipo do que hiper. E, acredite, isso é ótimo! Mesmo que pareça às vezes que você regrediu por estar mais molenguinha ainda, na verdade é um ótimo sinal. Porque aí, a gente concentra no ganho de tônus, com você bem menos irritado, retesado e esticado. Assim, você aceita melhor os exercícios, presta mais atenção no que está fazendo, assimila melhor as posições, se diverte mais. Enfim, curte muito melhor nossos momentos de terapia.

Fora que pro dia a dia aqui da mamãe, esse novo neném calminho tem sido realmente uma benção. Você me dava cada canceira, filho... Não imagina as estripulias que eu tinha que fazer para te distrair. Não parava um minuto para poder chamar a sua atenção e fazer você esquecer que estava irritado. Meus quilos da gravidez foram todos embora assim.

Mas mamãe já está até engordando de novo, já que agora dá para darmos uma relaxada. Tá tão gostoso... Coisas como acordar com você de manhã e ficarmos um tempinho quietinhos vendo televisão; ou você já com soninho, deitadinho no meu colo calmo e tranquilo; a gente num restaurante e você no meu colo quieto brincado com alguma coisa a sua frente, deixando mamãe participar da conversa. Enfim, coisas impensáveis até poucos meses atrás.

amo você, filhote. cada vez mais. mamãe.

9 comentários:

  1. Força nana, viu, eu disse que daria tudo certo e é ao que parece ele só tem a melhorar rsrsrs
    Ap já sei o seu futuro! Gosta de água, gosta de areia e não se incomoda com o sol! Vai ser surfista!!!!!! Vou comprar a sua primeira prancha! A dinda tentou ser surfista quando era mais nova, mas não deu não rsrs sou hiperativa, não tenho paciência!srsrsrsrs

    Beijos da dinda

    ResponderExcluir
  2. AP,

    temos que combinar uma praia na Barra, vamos? com sua mais nova priminha Maria Antonia..

    Dri,

    Quero ve-lo na praia.....

    beijos nos 2
    Tia Andrea e Tio Antonio

    ResponderExcluir
  3. Dri, que delícia!!! A Laura odiava areia. Só foi gostar há pouco tempo.
    É ótimo saber que ele tem melhorado. vai melhorar cada vez mais. Vou te mandar um e-mail pra combinarmos um encontro das ferinhas, tá?
    Beijos pra vcs...

    ResponderExcluir
  4. Vamo que vamo!

    Vejo esse lindo esforço de vocês como o voo de um pássaro grande -cujo nome não lembro-, que começa com ele correndo e se esforçando pra caramba em terra firme e batendo as asas, até que consegue decolar, recolhe as perninhas, e passa a ganhar altura aos poucos, batendo suavemente as asas grandes, até pairar lá em cima, saboreando o voo decolado. Bs tio Dedé.

    ResponderExcluir
  5. Querido AP, vc é tão gostoso, que dá vontade de rolar com vc na areia, te fazer de "bife amilanesa" e depois te dar uma mordida!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Essa foto dele na praia é muito linda...

    Mas quando esse garoto crescer e ler esses recados vai ficar com uma vergonha....

    Bjo do padrinho
    (surfista, ruivo e com o carro do padrinho emprestado vai pegar muita mulher...)

    ResponderExcluir
  7. A minha admiração não para de crescer, pelo vosso esforço pelo vosso amor e pela beleza interna e externa desse nosso queridoap. Mil beijos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu indo bebê! Mt força e coragem pra tds, Deus já está abençoando a família de vcs!!! Esse menino vai longe, é só confiar, viu?! Bjs e felicidades mil!!
    P. S.: Vi o blog por acaso, mas achei a história de vcs linda, fiquei impressionada com a força de vontade desse bebê! É isso aí, mãe!! Td de maravilhoso pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  9. Na verdade estava procurando material para meu trabalho (Magistério).
    Quero desejar muitas felicidades para esta família que tens condições de proporcionar estas maravilhas para este pequeno grande garoto (Antonio Pedro!)
    Que outras possam seguir a persistência, dedicação e carinho.
    Ana Margarida

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!