Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A falta que 'elas' nos fazem...

Fala, Antonio Pedro!

bom, rotina pós-gastro seguindo seu curso. Mamãe aqui ficando mal acostumada com o aporte das tias Janete e Carmem. E, como mostrei aqui, até nossos fins de semana estão entrando no eixo. A sensação é aquela de que, no final, tudo dá mesmo certo.

Mas vim aqui falar de outro assunto: a falta que as suas terapias estão fazendo.

A cada dia que passa, notamos como você está realmente ganhando mais força e disposição. Mas notamos também que essa força está bastante mal direcionada. Você está de novo muito assimétrico e muito nervoso. Por conta disso, faz a força errada. Se estica muito, quer 'ficar em pé' o tempo todo e está nitidamente sem paciência, planejando menos os movimentos que quer fazer.

Como ainda estamos cheios de cuidados aí com a sua mangueira pendurada, fica mais difícil de te ajeitar, de te 'consertar`.

Minha esperança é a de que quando colocarmos o botton e voltarmos com os exercícios, a natação etc, você recupere rápido o que já tinha ganho. E que isso também dê uma segurada aí nessa sua ansiedade que tem estado nas alturas... Acho que o próprio fato de preenchermos o seu dia vai ajudar nisso. Porque muito da ansiedade acho que vem do tédio de ficar a maior parte do tempo em casa, brincando de forma limitada ainda, por conta dos nossos cuidados com a sua barriga.

Enquanto isso, a gente tem suado a camisa aqui pra te distrair, te entreter e te consertar da melhor maneira possível agora. Você está com um verdadeiro batalhão à disposição. Sinta-se privilegiado, viu?! É mamãe, é Miriam, vovó, tia Carmem ou tia Janete, papai...

Tenha só mais um pouco de paciência, filhotinho. Logo, logo você estará de volta às piscinas tão amadas e às salas de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Mamãe também não vê a hora.

Ah! Pra concluir, acho importante deixar registrado que estou vendo com meus próprios olhos que as terapias são eficazes sim. Estou dizendo isso porque há bastante controvérsia quanto a real ajuda da fisioterapia e similares na recuperação da Paralisia Cerebral. Nosso próprio ortopedista é um que não leva muita fé e nos disse isso claramente. Bom, não posso afirmar que o que você vai conseguir ou não fazer no futuro vai depender inteiramente das terapias, filho. Acho até que é claro que não, pois tudo depende imensamente da capacidade de superação do seu cérebro. Mas dizer que elas não servem pra nada é injusto e quase maldoso. Principalmente, conosco, mães que nunca perdem a esperança. Por isso, estou feliz de poder dizer com conhecimento de causa que eu notei sim muita diferença nesse período que o Antonio precisou ficar parado. No mínimo, se elas não são responsáveis pelos ganhos em si, são totalmente eficazes no direcionamento que esse ganho vai representar para aquela nova conquista. Como se o cérebro conseguisse o start e as terapias tivessem a função de 'ensinar' o que fazer com aquilo. Como se, sem esse suporte, o rolar, o sentar, o engatinhar, o andar etc ficassem muito mais comprometidos e difíceis de serem realizados pelas nossas crianças. É assim que estou vendo as coisas hoje e elas me parecem muitíssimo claras. Por isso, terapias SIM, SENHOR!!!!

beijo, perereco!

Essas são fotos antigas, mas são as últimas do tempo em que ainda não tínhamos parado totalmente. Essa é a nossa tia Suzane, T.O., e a roupa que o Antonio está vestindo chama-se Spio. Foi uma das nossas últimas aquisições em termos de acessórios, digamos assim, e gostamos muito. Usamos pouco porque logo começou a nossa saga nutricional e tal, mas queremos voltar a usá-la. Ajuda bastante durante as sessões de fisio e T.O. e também pode ser usada em casa, no dia a dia, à medida do possível, para dar suporte estrutural e ganho de propcepção. Antonio fica bem mais durinho, compacto e parece que se sente mais seguro quando está vestido de Batman, como brincávamos. É uma boa dica para quem tem filhotes mamulengos... Compramos pelo site - www.spioworks.com - e uma amiga trouxe pra nós. Mas eles também enviam pra cá. Lógico que assim fica meio carinho, mas... Pelo menos, a roupa em si, tem um preço até razoável. Por fim, lá no site eles dizem como fazer para você achar o tamanho ideal para o seu filho. E, dentre as opções, ficamos com o body - que foi disparada a melhor compra porque tem um tecido mais forte atrás, é bem mais fácil de colocar e adere bem - mas também compramos a calça e a blusa de manga comprida. Colocamos a blusa - que não está nessas fotos - por baixo do body e a calça por cima. O menino fica um verdadeiro pacotinho, pra lembrar os velhos tempos... Mas, oh, só o body - nesses tempos de calor que vem aí - já está de bom tamanho.






































































3 comentários:

  1. aguenta firme ai mãe!! ja ja Antonio vai voltar cheio de gás, com muita energia pra ser direcionada nas terapias :) A gente hein? sempre no teste da paciência :):)
    O Antonio esta enorme, vi pela fotos como ela esta compridão!! e a carinha fofa, como sempre...Deus abênçoe vcs!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, perereco, a mamãe tem toda razão você está voltando dessas fases pré e pós operatórias com tudo mesmo. Além de estar com a aparência muito mais saudável e com essas bochechas gostosas aparecendo de novo e estar recuperando sua força fantástica, Sem contar a vontade sem medida de fazer o que pode e o que não pode fazer. É, esse é o Antonio Pedro que todos nós conhecemos. A vovó já está tendo que rebolar para sustentar você e essa sua ansiedade toda, mas está muito feliz e tb não vê a hora de estar de volta com você nas suas fisioterapias, TO e na piscina que vc adora. Beijo grande meu querido, vovó te ama muito, muito, muito...!

    ResponderExcluir
  3. Oi minha querida!!!!!!!!!!!!!!!!!Devagarinho tudo vai entrando nos eixos...mas eles ficam assim mesmo pois nossos filhos tem uma agenda muito cheiae daí esse stresse é normal.Aqui tbm to me virando nos 30,rsrsrsrsrsr.Olha eu estou doida nessa roupinha,já faz bastante tempo que a Tereza no falou sobre ela mas acabamos comprando o Theratogs mas vou dar uma pesquisada novamente pois parece bem mais leve que o theratogs.Beijos
    Néa e Arthur!!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!