Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Buraco é mais 'no meio''

Então filhotinho, falemos da nossa vida aqui pós-gastrostomia + fundoaplicatura. Bom, como disse antes, a coisa tem sido... digamos assim, média, dentro do que eu havia vislumbrado.

Minha brincadeira ali no título faz referência a duas coisas: a primeira é que o seu buraco ficou mais no meio mesmo.

Ei-lo:



Achava que seria mais pra baixo e lateral, mas acabou que é bem acima do umbigo e quase centralizado. O que facilitou bastante nosso cenário atual. Achava que nem de lado conseguiríamos te manter no início. Mas dá. Dos dois! E é assim que temos permanecido. A maior parte do tempo mamãe fica na cama recostada e você fica por cima de mim. De barriga pra cima pra brincar e ver TV e de ladinho pra descansar e dormir. Tem dado certo. E você tem tolerado ficar na cama bem mais do que eu achava. Às vezes reclama, chora, a gente tem que se virar nos 30 pra te distrair mas, no geral, acaba acalmando.

Momento injuriado:


Brincando:


Estou tortinha, tortinha, com bastante incômodo nas costas, mas tá tudo certo. O que me importa agora é que você continue se recuperando bem e que se irrite o menos possível. Até para não se esticar todo como você faz quando está bravo. Isso acho faria com que a sonda doesse lá dentro...

A segunda referência é que a rotina em si está mesmo melhor do que eu tanto temi. Sei que ainda é cedo e que muita coisa ainda pode acontecer, mas um dos meus temores era esse período aqui no hospital ainda, lembra? Pois é. E a gente tem se virado bem. Pra falar a verdade, o pior mesmo aqui é a confusão que a galera da enfermagem faz. É um troca-troca constante e a gente tem que ficar muito de olho pro povo não fazer o que não deve. Dentre as trapalhadas, a pior delas foi no 1º dia quando você voltou do centro cirúrgico e simplesmente esqueceram de colocar o soro mais forte para te hidratar que havia sido prescrito. Resultado, à tarde você teve uma febre de 38º que nos preocupou porque não era pra acontecer. A suspeita de infecção logo me apavorou, mas a coisa foi baixando e descobrimos a tal história do soro esquecido. Ou seja, tudo indica que sua febre era por desidratação. Acredita?! Mas, graças a Deus, a febre foi-se e você não teve mais nada até agora.

Ah sim! Para situar a todos, a cirurgia aconteceu no dia 11 às 11h, dia das crianças especiais segundo sua vovó Zita viu na Rede Vida. Hoje é nosso 3º dia de hospital, 13 de outubro um dos dias de Nossa Sra. de Fátima, sua protetora. E ontem, o segundo dia, foi dia das crianças e você ganhou um monte de presentes das suas visitas! Só um comentário, acho que no fim das contas a data da cirurgia foi mesmo mais indicada desta vez!

Bom, como estava contando, as papadas de mosca aqui da galera é mais frequente do que o aceitável... Já pularam horário de analgésicos, deixaram sua sonda aberta, ficaram um dia inteiro nos enrolando para te dar banho, demoram anos para aparecer quando a gente chama, mas não param de entrar sem necessidade, atrapalhando seu descanso... Enfim, paciência. É ruim e tal, mas só quero ir pra casa quando estiver tudo 100% mesmo. Melhor do que ter que voltar depois, certo? A previsão é que fiquemos de 5 a 7 dias, dependendo da sua evolução e aceitação da dieta pela sonda. Que, aliás, começou agora há pouco. Bem devagarzinho para seu estômago não estranhar. Antes, você estava em dieta zero, só drenando suco gástrico e secreção, no soro pela veia. Agora a dieta está contínua pela sonda, 10ml/hora.

Uma coisa boa é que já nos livramos de 2 fios chatos. Um que monitorava oxigenação e batimentos cardíacos e o outro do dreno da sonda. Agora você está só no soro e na sonda. Estão do mesmo lado, então ficou um pouco mais fácil pra levantar com você e até permanecer em pé com você no colo. Vovó Tela está agora neste momento com você no colinho, vendo Patati, Patata. Importante! Temos que agradecer muitíssimo aos Backyardigans, Galinha Pintadinha, Hi Five e o Patati Patata. São eles que mais nos ajudam a passar o tempo, te mantendo tranquilo.

Bem, acho que até agora é isso. Seu pós-operatório clinicamente tem sido muito bom. Barriga não tá inchada, não teve nenhuma intercorrência, o curativo tá ok, as dores parecem estar diminuindo gradativamente, já que a cada dia, você parece menos reclamão e mais bem disposto. A não ser hoje um pouquinho depois do início da dieta. Não chegou a ser nada sério, mas pareceu que você deu uma estranhada. Não sei se era isso mesmo ou sono, ou irritação de estar aqui... De qualquer forma, não parece estar muito incomodado, não colocou nada pra fora e nada vazou. Também não parece ainda estar com gases.

Por enquanto, é só. Destaque final para os presentes de ontem, dados pelas suas duas vovós. Que estão firmes na missão de te incentivar. Uma deu um bebê Shrek que tem um botão na barriga, parecido com o que você vai colocar depois; e a outra deu um pelicano que mama na mamadeira e se mexe todo mamando. Fofo...

Beijo, pitoco! Mamãe está exausta, mas feliz. Dentro da nossa realidade, estamos muito bem.

Bebê Shrek:


Bebê Pelicano:

4 comentários:

  1. Nenengo, estou muito contente com a sua força diante dessa situação chatinha pra caramba, rs! A dinda vai ai todos os dias na hora do almoço pra fazer você dar umas risadas, tá! Ver seu sorriso no meio desses fios, não tem preço!

    Beijos e fica 100% logo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,fico tão feliz em o Antonio Pedro bem,que DEUS continue abençoando a recuperação dele!!!!!!!!!!!Por aqui as coisas estão indo ainda permanecemos internados pois a gastro não para de vazar mas tenho fé que tudo vai melhorar!!!!!Um super beijo pra vcs!!!!!!!!!!!
    Meu email é neavalone@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriana! Estou muito feliz com as boas notícias! AP é um menino de ouro, muito guerreiro! Estou torcendo para que tudo continue bem e vocês possam voltar pra casa tranquilos!
    Beijos no AP e para todos aí! Admiro muito a força e a união de vocês!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que as coisas estão melhores do que vc imaginava. Isso dá um ânimo ne? E quantas visitas hein? Quantos brinquedos! Esse AP é muito amado e paparicado.
    beijão e que esses 5 dias passem voando!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!