Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

Oi filhotinho, o Natal está chegando e a mamãe resolveu vir aqui hoje deixar logo meus votos de Feliz Natal pra todo mundo que faz parte da nossa vida de todo jeito.

A época merece e a nossa fase é boa, apesar de sempre estarmos de olho ligadíssimo em você.

Estou dizendo isso porque há uns dias você andou tendo umas crises de pânico meio esquisitas em determinadas posições e situações. Nada que já não tivesse tido parecido antes, mas chamou mais atenção porque eram mais fortes e frequentes. Como das outras vezes, nossa desconfiança é a de que é algo ligado a sua parte sensorial desregulada. A questão é saber o quê exatamente causa isso de tempos em tempos. Aí entram as nossas famosas teorias e, entre elas, está alguma dor real que acaba te desorganizando. E essa dor viria ali da parte da boca, dente, maxilar... Algo que sensibilize ainda mais seu labirinto e o sistema vestibular, te deixando mais perdido e sem consciência corporal do que de costume. Enfim, um rolo doido que faria parte do seu quadro de sensibilidade excessiva.

Só que, ainda que a gente tenha nossas explicações, mamãe não deixa nunca de querer fuçar e investigar tudo. Por isso, rapidamente falei com a sua neuro, a tia Laís, e quis um pedido de eletro. Eletro feito ontem e hoje, falando com a médica que examina o resultado, acho que podemos descartar um fundo convulsivo. Apesar de eletros serem traiçoeiros e às vezes esconderem as coisas, segundo a médica, seu traçado está uma beleza. Melhor assim.


pós-eletro, de cabelo em pé, no colo da vovó.

O próximo passo é achar um otorrinolaringologista especializado nessa parte sensorial que possa realizar alguns exames e ver se achamos alguma alteração a nivel de labirinto. Sei lá, alguma má formação, deficiência ou até para comprovar uma sensibilidade exagerada.

E, junto, também consultaremos um bucomaxilo. Um dentista que cuida dessa área de maxilar e ATM. É que como você sempre fez muita força com a boca, principalmente de abertura, e ultimamente trinca bastante os dentinhos, pode ser que as suas articulações ali da área estejam desgastadas. E isso causaria uma dor bem aguda.

Mas... ainda que eu vá sim atrás desse povo todo, tudo indica que é mesmo o seu sensorial que de vez em quando sai mais do eixo. Estou falando isso porque após sessões intensivas com a tia Suzane só trabalhando integração sensorial, principalmente balanço, e a gente aqui em casa também investindo na rede e na escovação, você está muito melhor. Juro. Hoje, por exemplo, era outra criança. Nem parecia aquela assustada de dois dias atrás. E mamãe, óbvio, está respirando mais aliviada.



Só para registro, o que estou chamando de crises de pânico, no caso do Antonio, era uma sensação visível de insegurança e medo que o faziam ficar com cara de pavor e se debater, mexendo os bracinhos, como se estivesse perdido no mundo mesmo. Em pânico. Isso acontecia quando o deixávamos solto no chão de barriga pra cima, totalmente deitado; quando fazíamos alguma mudança brusca de posição nele; ou quando alguém o pegava no colo de maneira desconfortável pra ele, como se ele achasse que ia cair.

xxx

Agora, finalmente, a tal mensagem de Natal. Fui falando, falando... e fiz um post completo sobre outro assunto. Coisas de Adriana. Mas sério, Antonio, recebi essa mensagem de uma mãe que nos acompanha aqui e adorei o carinho. Chorei, claro, como grávida e sensível, mas fiquei muito feliz em recebê-la. Foi como um presente mesmo. De Natal e aniversário! Filho!!!! Mamãe esquece e não liga muito porque há muitas coisas acontecendo em nossas vidas, mas dia 25 também é aniversário da mamãe. Faço 31 aninhos. E quero comemorar com você, bem agarradinho.

Lá vai. Brigada, Ana Lúcia. Beijo no Vítor André.

MÃE ESPECIAL

Deus passeando sobre a terra, seleciona seus instrumentos para a preservação da espécie humana com grande cuidado e deliberação. À medida que vai observando, ele manda seus anjos fazerem anotações em um bloco gigante.
"Elisabeth Souza... vai ter um menino. Santo protetor da mãe:São Mateus".
"Mariana Ribeiro... menina santa protetora da mãe:Santa Cecilia".
"Claudia Antunes... esta terá gêmeos. Santo protetor...Mande São Geraldo protegê-la. Ele está acostumado com quantidade.
Finalmente Deus dita um nome a um dos anjos,sorri e diz: "Para esta, mande uma criança excepcional".

O anjo cheio de curiosidade pergunta: "Por que justamente ela senhor! Ela é tão feliz".
"Exatamente responde Deus, sorrindo. Eu poderia confiar uma criança deficiente a uma mãe que não conhecesse o riso! Isto seria cruel!!!"
"Mas será que ela teria paciência demais, se não ela vai acabar se afogando num mar de desespero e auto compaixão". Quando o choque e a tristeza passarem, ela controlará a situação.

Eu a estava observando hoje, ela tem um conhecimento de si mesma e um senso de independência, que são raros, e ao mesmo tempo, tão necessários para uma mãe. "Veja a criança que vou confiar a ela, tem todo o seu mundo próprio".
"Ela tem que trazer esta criança para o mundo real, e isto não vai ser nada fácil".
"Mas senhor eu acho que ela nem acredita em Deus!"
Deus sorri. "Isso não importa dá um jeito".

Esta mãe é perfeita. "Ela tem a dose exata de egoismo, de que vai precisar".
O anjo engasga. "Egoismo! Isto é uma virtude!"

Deus balança a cabeça afirmativamente. "Se ela não for capaz de se separar da criança de vez em quando, ela não vai sobreviver". Sim, aqui está a mulher a quem eu vou abençoar com uma criança "menos perfeita" do que as outras. Ela ainda não tem consciencia disto, mas ela será invejada". "Ela nunca vai considerar banal qualquer palavra pronunciada pelo seu filho. Por mais simples que seja um balbucio desta criança, ela o receberá como um grande presente". "Nenhuma conquista da criança será vista por ela como corriqueira".

Quando a criança disser "MAMÃE" pela primeira vez esta mulher será testemunha de um milagre e saberá recebê-lo.

Quando ela mostrar uma árvore ou um pôr-do-sol ao seu filho e tentar ensiná-lo a repetir as palavras "árvore" e "sol", ela será capaz de enxergar minhas criações como poucas pessoas são capazes de vê-las.

"Eu vou permitir que ela veja claramente as coisas que eu vejo: ignorância, crueldade e preconceito". Então vou fazer com que ela seja mais forte do que tudo isso.
Ela nunca estará sozinha. "Eu estarei ao seu lado a cada minuto de cada dia de sua vida, porque ela estará fazendo o meu trabalho e estará aqui ao meu lado".

E qual será o santo protetor dessa mãe! Pergunta o anjo, com a caneta na mão.
Deus novamente sorri.

"Nenhum! Basta que ela se olhe no espelho".

(Adaptação de "The Special Mother" de Erma Bombeck)

















4 comentários:

  1. Dri,
    Feliz Natal e parabens! Que 2012 seja um ano repleto de coisas boas para vcs 4! Muitos beijos, com saudades! Paulete

    ResponderExcluir
  2. LINDO texto!
    Beijão e FELIZ 2012!!!!
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Filha, que texto maravilhoso que vc recebeu de presente. Fiquei muito emocionada, é de uma delicadesa infinita, revigora as nossas forças e renova a esperança. Que 2012 seja um ano de grandes conquistas para essa família tão especial da qual você faz parte. E ainda vem por ai a Marininha que com certeza vai trazer muita alegria pra todos nós. Bj grande pra vcs.

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente sensacional. Fiquei arrepiada e lagrimas dos meus olhos desceram. Texto mais lindo que li na minha vida !
    Luciene Pipe

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!