Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

De Bunda pra Lua

Oi Antonio, oi Marina

Sim, hoje mamãe veio aqui falar com os dois. Por onde eu começo... Bem, ontem foi um dia um pouco tenso pra família aqui. Começou bem. Antoninho está realmente recuperado, super esperto, animadíssimo, voltou a dormir pouco durante o dia já que está cheio de energia... Enfim, meu filhote serelepe e sorridente está de volta. A preocupação agora é com a moçoila. É que numa ultra justamente para checar risco de prematuridade, apareceram lá algumas coisas para ascendermos sim um alerta.

Tudo começou com aquela história toda de que eu estaria fazendo muito esforço nesse fim de gravidez, as broncas do papai, meu cansaço excessivo desde a novela da sua cirurgia... Contando isso tudo para a minha obstetra, ela fez então esse pedido dessa ultra extra para dar uma olhada capiciosa na sua maninha aqui na barriga, filhote.

E ontem foi o dia. Sem mais delongas, o que acontece é que a placenta da mamãe começou a amadurecer um pouco antes da hora. E o líquido amniótico também está num volume um pouquinho abaixo do que deveria. Por quê? Bem, não dá para se afirmar nada, o próprio médico que fez o exame falou que isso pode acontecer simplesmente ou alguns fatores podem influenciar. Os fatores, no meu caso, seriam uma gravidez com a cabeça não muito tranquila e, por isso, uma série de descuidos. Como a minha médica disse, eu me comportei como se não estivesse grávida. Mas ambos falaram que a hora não é de se culpar e sim de tentar levar a gestação até, pelo menos, 38 semanas. Isso cai no dia 26 de janeiro. E as recomendações são: beber muita água - 4 litros por dia! - e descansar à medida do possível. Fora isso, faremos ultras de 2 em 2 semanas para monitorá-la. Mas você está bem, viu filhotinha. Todas as medidas normais, com 1kg300 já, batimentos ok, fluxo sanguíneo ok também. É só mesmo ficar de olho para que não comece a faltar nada pra você. E se faltar, tirar você daí um pouco antes do previsto. Mas isso não vai acontecer.

Se Deus quiser - e ele vai querer - vai dar tudo certo. Papai já falou que vai e está nos ajudando ainda mais. Principalmente à noite, na hora de dormir com você, Antonio. As tias, a Miriam, todo mundo enfia água na mamãe o tempo todo. Tem hora que há três garrafinhas na minha frente. E todos vêm checar se estou bebendo mesmo. Com esse time atencioso, é ou não é pra achar que tudo vai acabar bem?

Mas e esse título aí, mamãe? Eu explico: é que Marinoca está sentada. E dificilmente vai virar até o parto. Isso significa que terei que fazer uma cesária anyway. Achei engraçado porque a coisa de decidir pela cesária desta vez era sempre algo meio nebuloso. Eu sabia que faria, mas lá no fundo ficava com pena. Porque passei por um parto que, tirando o que deu errado com você, pra mim foi maravilhoso. Saí andando da cama onde você nasceu e subia e descia as escadas daquele hospital para ir te ver na UTI com a mão nas costas. Aí, ficava imaginando como estar bem assim fisicamente não seria conveniente outra vez, já que agora terei dois bebês em casa. Mas uma coisa que eu sempre pensava era: calma. Talvez, você nem tenha que tomar essa decisão. Talvez, a cesária não seja uma escolha sua e sim da vida. E olha aí?! Exatamente como eu pensei.

E isso de certa forma me trouxe uma paz interior tremenda. De novo, como se algo ou alguém já tivesse planos para nós e está cuidando para que tudo dê certo. Afinal, como eu já disse aqui, as coisas vêm acontecendo nas horas que sempre acabam se mostrando as certas. Mesmo o que acontece de ruim, depois acaba revelando um propósito. Sua virose, por exemplo, nos impediu de ir a São Paulo, onde passaríamos duas semanas fazendo intensivo de Medek. Hoje vejo como isso seria prematuro ainda pra você e um esforço desnecessário e até perigoso pra mim. Não teria feito essa tal ultra de checagem e estaria longe do papai, dos médicos, bebendo pouca água, sem estar muito ligada no descanso... Já pensou se acontecesse algo lá?

Por isso, considero que todos nós temos muita sorte. Não é à toa que Marina virá ao mundo de bunda pra lua!

Um comentário:

  1. Adri parabéns à vc e toda essa sua linda família.A cada dia q passa me surpreendo coma sua força.Vc é super....Mas é está devendo umas fotos do barrigão!
    Bjs
    Um bjão especial no Antonio lindo!
    ivanusa.moraes@bol.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!