Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sabor Baunilha

Oi perereco... mamãe sumiu, né? Bom, tem motivo, claro. Não conhece sua mãe? E, sim, não é dos mais animadores. Na verdade, é esse o motivo. Eu não vim aqui antes, porque precisei reunir forças para conseguir escrever sem tanta melancolia.

Olha, filhote, mamãe vai ser sincera com você: tô fraca. Minha energia está totalmente irregular, após tanto tempo de tensão. Mas você merece que eu tire ânimo de onde for. E, por isso, as notícias que eu trago aqui não são muito boas, mas estamos longe de entregar os pontos.

Vamos lá: após duas semanas bem-sucedidas, a coisa voltou a desandar. Do mesmo jeito que do nada você passou a comer melhor, de uma hora pra outra, você deixou de novo de querer comer. Primeiro, começou vomitando a comida, após a mamãe forçar bastante a barra. Depois, passou a só aceitar leite. Com muito Fortini sabor baunilha. E assim tentamos te manter por um tempo, na esperança de que você voltasse a aceitar as papinhas. Mas isso não aconteceu. E a aceitação do leite, desde quinta passada mais ou menos, também foi caindo muito até chegar no pior auge hoje, em que você só tomou um pouco de manhã e um pouco à noite. Graças a Deus, água você toma sempre que oferecemos. Menos mal. Pelo menos não desidrata.

Mas, lógico, tivemos que tomar uma atitude. Na sexta mesmo, já acionei toda a nossa equipe campeã, que fofa e dedicada toda vida... lamentou como se fosse da família essa escorregada, mas rapidamente assumiu a postura de bola pra frente. E já estamos providenciando a internação para realizar a gastrostomia. Tio Jofre lá de Curitiba, onde estava num congresso, nos monitorou por telefone e disse que amanhã a gente já começa a resolver a situação. E que se você continuar sem comer nada, a gente te interna logo para entrar no soro e já fica para a cirurgia. De repente, assim é até mais rápido porque o cirurgião da outra vez disse que estava difícil conseguir marcar a cirurgia nos principais hospitais por falta de vaga. Talvez, entrando pela emergência, a gente resolva a nossa vida mais rápido.

Bom, agora o principal. Escuta bem a sua mãe, Antonio: não quero que de maneira nenhuma você ache que nos decepcionamos com você. Nunca. Nunca você nos deu um único motivo sequer para deixarmos de acreditar em você. Pelo contrário. Você só nos surpreende. O que você fez de mostrar que era capaz de comer o volume necessário foi incrível. Só nos deu ainda mais certeza de que você vai chegar lá. Talvez você não seja um neném com super poderes e por isso não foi possível manter o gás. Ainda é cedo para você conseguir a estabilidade necessária na sua alimentação. Há muitas variáveis que podem te atrapalhar e você ainda não dá conta de tudo. Dentes, catarro, acidez no estômago, muito volume de comida muito rápido... Enfim, ninguém pode dizer que você não tentou. E a mamãe tem um baita orgulho de você. Não só por isso, mas por tudo.

Mas juro, filho, pode descansar. Relaxa. A gente deu tudo o que pôde. Mas ainda não está na hora de dar um passo tão grande. Você tem seu tempo e a mamãe está aqui pra respeitá-lo. Não se preocupe em querer me agradar ou se superar tanto sempre. A gente tem muito tempo pra conseguir tudo o que queremos. E vamos conseguir. Mas devagar, sem pressa, sem atropelar as coisas, sem meter os pés pelas mãos.

Vamos nos concentrar agora em fazer uma boa cirurgia, torcer por uma excelente recuperação e seguir tranquilos, te nutrindo como devemos e trabalhando a questão da alimentação oral sem ansiedade. E aí, quando você estiver pronto, a gente arranca o troço!

Você é o menino grande mais forte do mundo, perereco. Eu te amo.

9 comentários:

  1. vai tudo correr bem Dri. Depois me avisa dia e hora que ele vai operar?
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Vai dar tudo certo!!!!!!
    Estamos na torcida!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu e Sofia estamos torcendo por vocês. Vai dar tudo certo. Hoje nós vamos incluir o Antônio na oração da noite.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Queridos, é isso mesmo! Manter a cabeça erguida, estufar o peito e seguir adiante, acreditando SEMPRE que TUDO vai ficar bem!!!
    Tenho colocado o nome de vcs nas orações do grupo, viu?!
    Bjssss com as minhas melhores energias pra TODOS vcs,
    Eliane

    ResponderExcluir
  5. Não se preocupe. Logo ele não vai mais precisar da gastro. É só uma fase (mais uma de muitas, né?) e vai ajudar ele a ficar mais forte e bem nutrido. Vai te ajudar a dar remédios quando precisar.

    Uma ajuda temporária. Em breve, ele não irá mais precisar dela e quando tirar a sonda, o canal fechará em questão de horas, como se nunca houvesse existido.

    Minha filha tem gastro desde os dois meses, mas sei que um dia ela não vai precisar mais dela. Enquanto isso, a gastro só nos ajuda a manter ela forte e bem alimentada.

    Fiquem bem. Seu filho é lindo!

    ResponderExcluir
  6. Dri,
    Estamos torcendo daqui também!!!
    Vai dar tudo certo sim! Pode acreditar!! Pensamento positivo e continuamos rezando aqui pra Papai do Céu!
    Beijos,
    Patricia

    ResponderExcluir
  7. Dri querida, a torcida incansavel aqui continua, temos CERTEZA que tudo correra bem e que vcs todos tirarao mais essa de letra! Avisem o dia e horario da cirurgia para a gente ta? Vibraçao super positiva desde ja! Grande beijo!! Paula & Jander

    ResponderExcluir
  8. Dri,
    Por aqui todos torcendo e muito também! Não perca nunca essa força, seus amigos estão ao seu lado com muitos pensamentos positivos.E tudo vai dar certo! Avisa depois quando será a cirurgia. beijo grande,

    ResponderExcluir
  9. Ola Adriana,
    Nao sofra e nem pense demais, o resultado será positivo! Apesar das dificuldades na recuperaçao, Lucas "engordou" (dizer isso parece ironico...) 500g em um mes. Já está mais ativo, bochechudo, barrigudo e corado. Vale a pena, tenho certeza. É só se preparar pra recuperaçao e nao se assustar se houverem alguns tropeços (dor no pós operatório, sonda entupindo, botton vazando, etc), pois o mais importante é o objetivo final: engordar os pequerruchos. Alias, tenho certeza que vc já deve estar acostumada a isso, assim como nós!
    Boa sorte, desejo que tudo corra bem. Ah! Concordo com a estrategia de entrar pela emergencia, fizemos assim com o Lucas e foi bem rapido.
    Beijos,
    Andrea

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!