Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Plantão Médico

Vamos dar notícias da sua irmã, perereco?

Pois é, há um tempinho que não falo da situação de Marinoca e sua barriga de pouco líquido e placenta amadurecida. Então, pra fazer um resumão e uma pequena retrospectiva, desde uma ultra que fiz com 31 semanas mais ou menos que o médico alertou para o início do problema. De lá pra cá, precisei fazer ultras regulares para acompanhar a evolução da mocinha bem de perto.

Com 33 semanas, estava tudo ainda estável. Mas ao fazer outra ultra com 35, na quinta-feira passada, o ambiente uterino da pitoquinha se mostrou um pouco pior. Por conta disso, algumas providências vêm sendo tomadas desde então. A primeira delas foi tomar duas doses de injeção de corticóide para amadurecer mais rápido os pulmãozinhos da moça e a segunda são exames de monitoramento ainda mais frequentes para tentar que ela complete 36 semanas dentro da barriga da mamãe aqui. Esse esforço todo é para que ela nasça com um peso que a possibilite ir para o berçário quando nascer e não ser mais uma a conhecer a UTI neonatal. Coisa que ela e muito menos papai e mamãe queríamos que acontecesse.

Com 35 semanas, a estimativa de peso da fofucha era de 2kg. O que não seria ideal para o nascimento. Porque o neném sempre perde um pouquinho aqui fora nos primeiros dias e o peso limite da Perinatal para se safar da incubadora é por aí, 2kg, 2,2kg... Mas, graças a tudo, todos e Deus, repetimos um exame no sábado e ela se mostrou bem e saudável, por isso ainda dava para esticar um pouco. Fiz outro ontem, domingo - porque cismei que ela não estava mexendo... - e deu tudo bem de novo! Com uma estimativa de peso melhor: 2kg300. Faço outro exame amanhã e, se tudo continuar estável - vai estar! -, minha médica consegue o que queria que era marcar o parto para quinta agora, quando ela completa 36 semanas. Sim! Quinta-feira, muito provavelmente, Marina nasce. E esperamos que nesses quatro dias restantes ela engorde mais um pouquinho para vir ao mundo com uns 2,5kg.

Por isso, esse fim de semana, pereco, passamos mais em função dela mesmo. Você também. Passou bonitinho e comportado muitas horas no sábado e no domingo lá na Perinatal com mamãe, papai, Dra. Isabella e tio Jofre.

Aliás, teve uma coisa que quero deixar aqui porque pode servir de lição para alguma outra mãe. Como o tio Jofre tava lá com a gente sábado, aproveitamos para ele dar uma olhada em você. E, para a nossa surpresa, descobrimos que você perdeu peso no último mês. E isso não era para ter acontecido. Justificativas há, claro. A virose fortíssima que você teve no fim de novembro deve ter colaborado. Mas, principalmente, acho que o período pós-virose em que a mamãe traumatizada decidiu voltar ao ritmo alimentar devagar e aos poucos foi decisivo para essa queda indesejável. Não estou me culpando ao extremo e tal, mas foi um alerta para eu ver que você precisa de comida, de volume, de fortificantes! E que não podemos bobear nisso até você atingir uma estabilidade aí nos 11kg e pouco. Por isso, a partir de ontem mesmo já aumentamos bem as calorias e o volume. E seguiremos assim. Acho até que alguns problemas que você estava voltando a ter nas últimas semanas têm a ver com isso. Você estava de novo dormindo pior, ficando mais chatinho, reclamão, babando mais, com mais necessidade de sono durante o dia... Desconfiamos de uma possível volta de refluxo até. Mas agora acho que podia ser de novo um início de fraqueza e falta de nutrição. Pouca sustância mesmo, te deixando com pouca energia e mal nutrido para dormir bem à noite. Ainda mais porque com a volta das atividades, seu gasto aumentou. Enfim, dieta refeita e agora é bola pra frente e comida pra dentro.

Pra finalizar, umas fotos numa piscina nova! Lá da casa do seu dindo, o tio Renato. No sábado depois de uma manhã e tarde inteiras na Perinatal, passamos lá no fim do dia para você dar uma relaxada.

Beijo da mamãe. Nos meus dois filhotes magrelos.














3 comentários:

  1. Olá, "guenta" mamãe e papai! Falta pouco, vovó tb tá de plantão aqui em casa esperando Marinoca chegar cheia de saúde e energia boa pra nos alegrar. E vc, Antonio Pedroca, trate de papar direitinho pra poder engordar e criar força muscular, pq crescer vc já conseguiu (eu soube que ganhou 2cm), agora precisa ganhar pêso pra se sustentar nessas pernocas e aguentar sua vidinha de atleta. Bj grandão em vcs 4.

    ResponderExcluir
  2. Ei Adriana!

    Nessa correrita toda de Natal, Reveillon e Aniversário da Sofia fiquei um tempo sem vir aqui, mas já li tudo pra me atualizar. Adorei as fotos do seu perereco viu?.. Cada dia mais tutuco.

    Eu desejo um 2012 maravilhoso pra vocês e que a Marina chegue com toda saúde do mundo e sem pregar sustos em vocês. :D

    Bjs meus e da Sofia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriana,

    seu pacote seguiu hoje...ele ficou aqui em Ouro Preto e como ficamos ilhados em BH e só chegamos na sexta à noite hj mesmo coloquei no correio. espero que chegue antes da Marina. Que bom que a Marina está com mais de 2 KG, assim ela não fica na UTI. Na época dos meus bebês a fala era a seguinte "mais um dia na barriga menos cinco dias de UTI", assim qto mais tempo ela ficar aí na piscina aquecida com serviço completo, como diz meu irmão, melhor será...e a UTI vai ficando cada vez mais distante...

    vc realmente pode ficar tranquila, Deus está com vcs e principalmente com a Marina.

    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!