Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eu (e minha mãe) Cá com meu Botão

Primeiro, quero agradecer ao apoio geral e total que recebi de todos os lados, ou melhor, de todas as mães! Mãe é mãe. Engraçado que a gente escuta essa frase a vida toda e depois vê mesmo como é uma das mais verdadeiras que já inventaram.

É isso aí, filhote, até seu papai baixou a bola e parou de me 'alertar' tanto. Conversei com ele e acho que o moçoilo entendeu que terá que confiar em mim e acreditar mais na nossa sorte. Pôxa, logo ele que é um homem de fé!? Devia ser o primeiro a ter tranquilidade para achar que as coisas vão sempre acabar se resolvendo bem.

Bom, fora isso, enfim! colocamos o botton (que diga-se até hoje não sei como escrever. Tem lugar que é botton, outros dizem botom...) Mas o fato é que você está devidamente abotoado!

Confesso que eu queria que estivéssemos numa fase um pouco melhor para podermos comemorar à altura, mas mesmo assim é uma coisa boa que nos aconteceu. E coisa boa tem sempre que ser celebrada.

Dentre as melhorias alcançadas, estão principalmente as questões prática e estética. O abandono da mangueirinha nos proporcionou de volta várias coisas como te pegar de frente, você dormir de bruços, ficar bem mais fácil fazer exercícios, colocar qualquer roupa e esquecer os curativos estressantes! Fora que está muito mais bonitinho de se ver. Seu botãozinho é menor ainda do que a mamãe achava e é realmente muito discreto.

Mas... como tudo na vida, há alguns incômodos. O pior deles foi um pequeno granuloma (uma carne esponjosa que nasce pra fora) que cresceu numa das bordinhas. Dá nervoso e é bem feinho, Antonio. Tio Nicanor até queimou com Nitrato de Prata no dia em que fomos ao consultório colocar o troço, mas a porcaria da carninha nojenta voltou. Aí, estamos seguindo a experiência da tia Carmen e colocando Soro 20% e Nebacetin. Se não sumir, vou voltar com você lá no tia Nica para ele queimar mais e de novo.

Além disso, a borda toda no geral está bem vermelhinha e isso faz você reclamar quando abrimos e fechamos sua traquitana. Não chega a fazer escândalo, mas dá pra ver que dói um pouco.

E só. No mais são só neuroses que permanecem na cabeça da dodói da sua mãe. Ainda não estou 100% recuperada dos episódios traumáticos em que você passou mal e tentava vomitar sem conseguir, durante as alimentações. Aliás, nem contei aqui, mas sabia que teve um belo dia - terça acho - que você tanto tentou que conseguiu? Foi numa manhã. Primeiro vomitou só secreção e catarro. Acho que a ânsia que veio do estômago deu força para que você colocasse o que estava preso ali na garganta pra fora. Depois, conseguiu, inclusive, botar bile pra fora, que deve ter voltado e estava queimando tudo. Fiquei nervosa, achando que você havia afrouxado a fundoaplicatura por causa desses dias todos forçando. Mas comentei com o Dr. Nicanor e ele falou que a criança pode eventualmente conseguir vomitar sim. Que nada é 100% definido. Cada organismo reage e lida com o estreitamento a sua maneira. Tá bom, então. A gente vai escutando e assimilando... Mesmo que cada hora se escute uma coisa. Isso me deixa bem aflita.

E é isso, filhote. Você está melhorando, apesar de não estar ainda no auge da forma e da alegria. E a mamãe também ainda não é de novo aquela mamãe para o alto e avante. Muito por causa de cansaço, acredito. Mas também por acúmulo de preocupação. Nossa, como eu me preocupo com você... Enquanto você não estiver com seu sorriso permanente e sua gana de brincar e viver totalmente recuperados, tenho certeza de que também não ficarei inteira. Mas acho que estamos próximos disso outra vez.

Beijo grande.


Ainda não tirei foto do botom. As imagens abaixo são da nossa volta à tia Suzane!









































Sente a pose:





3 comentários:

  1. OI amiga em breve vc estará inteiríssima e agora com o Botton fica tudo mais fácil.Arthur tbm teve um granuloma mas depois que o Dr.Nicanor queimou não voltou mais e eu cheguei a usar i nitrato de prata em casa mas só o dele resolveu.Um super beijo e dias melhores pra vcs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Antonio Pedro e Arthur já estão de piercing, como chamamos aqui em casa o botton da Lelê. Ela agora descobriu o dela e um momento sem roupa é mão no botton e puxa que puxa...lógico já arrancou uma vez, mamãe teve que enfiar de volta e correr para o hospital...aff. A Helena tbe teve granuloma, mas como foi pouquinho não durou muito, o nitrato de prata resolve mesmo, mas o acompanhamento na estomaterapia é muito bom. A Helena sempre ficava com as bordas do orifício avermelhadas e, as vezes, meio feridas, os estomaterapeutas são especialistas em orifícios de sondas e para cada caso existem recomendações muito específicas, acho que talvez valha a pena uma consulta. A dica mais importante é ver sempre se está bem sequinho em volta, depois de cada dieta, de atividades com muita movimentação abdominal, de gases (mesmo que intestinais)e depois do banho, se ficar sempre bem sequinho a aparência fica muito boa. Hoje decidi junto com a fisio começar a usar Tegaderm (filme transparente) no botton da Helena para que ela volte a fazer exercícios de "barriga para baixo" é que a fricção botton piso ou rolo ou bola acabou fazendo com que o botton ficasse "desalinhado" a parte de cima, como posso explicar, subiu, ele fica mais perto da barriguinha embaixo e mais distante em cima, o que acaba provocando vazamentos. Outras dicas importantes são: o botton deve ser trocado de seis em seis meses, dizem que tem validade maior, mas as crianças crescem e a manipulação constante faz com que o orifício fique maior que a parte do botton que faz seu fechamento, além da válvula acabar ficando meio frouxa; é permitido (em certos modelos de botton, o da Helena é MIC KEY)uma sonda extra porque se acontecer qualquer coisa não existe uma conexão que se encaixe no orifício, o balão do botton tbe deve ser conferido mais ou menos de três em três dias, assim vazamentos tbe são evitados. Depois da primeira troca do botton pedi para ficar com o antigo, ando com ele na bolsa junto com um frasco de gel estéril (ele estava em bom estado o balão não estava perfurado), assim se necessário for, se o balão do que ela está usando estourar posso trocar pelo reserva. No mais é só comemorar e bola pra frente Antônio e bola para cima Adriana...vc verá em breve como as bonequinhas são tbe uma delícia...que venha a Marina.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga Sandra vc já está com Doutorado em Botton,rsrsrsrsr,ou melhor Piercing,tbm vou começar a chamá-lo assim gostei da idéia.Arthur já descobriu o Piercing dele tbm e na verdade morro de medo dele puxar,se pudesse deixaria uma mãe extra grudada na barriga dele,coisas de mãe.Nossa amiga Adriana em breve estará novinha!!!!!!!!Beijos meninas e bom domingo!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!