Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tudo Junto e Misturado

Rapazinho... tu não é mole. Com você, o negócio é 8 ou 80. Não tem essa de moleza não. Quando tá tudo bem, tá tudo ótimo. Mas quando encrenca, é uma confusão...

Aperta o cinto para ouvir nossa última saga: desde que voltamos de viagem de Mauá - lá da casa do tio Fábio e da tia Larissa - no último feriado do dia 20 de janeiro, que você começou com uma febre estranha. Na verdade, um febrão já na volta, no carro. Mamãe tomou um susto porque sua temperatura nunca tinha ido tão alto. É, filhote, o primeiro febrão a gente nunca esquece... Bem, acontece que pra piorar o cenário, você começou a fazer uma crise convulsiva atrás da outra. Mamãe já explicou aqui que como suas crises estão diretamente relacionadas ao seu limiar de sensibilidade, qualquer coisinha que te deixe mais fraco e sensível, faz o negócio degringolar. Imagina então do que um febrão é capaz... Bom, tascamos Tylenol ainda no carro e a coisa foi acalmando.

Mas, aí, ficamos uns três dias nessa. Controlando sua febre com Novalgina, Tylenol e muito banho de água fria. Até fomos no tio Jofre, mas, na época, não havia mais nenhum outro sintoma, então, o jeito era observar e rezar pro troço passar.

No quarto dia, sua língua ficou toda branca, esquisita, com umas bolinhas. Mamãe ligou de novo pro tio Jofre e ficou-se achando então que a causa da febre era uma estomatite que demorou para se manifestar mais clinicamente. Ok. Fizemos então uma semana de Micostatin, com alimentação leve, fria e nada ácido ou salgado.

Depois disso e de muita ranhetação, com você chatinho toda vida, sem querer comer direito e reclamando de dor de barriga e soltando um monte de pum pum, parecia que a coisa estava sarando.

Nananinanão. Fomos pegos de surpresa, de novo, pela febre, que voltou com força total. Mas como a língua já tava normal, o que seria agora, meu Pai...

Lá fomos nós pro telefone pra falar com o tio Jofre. Bom, ele falou que como não havia mais sintomas, parecia que a febre então estaria associada ao seu quadro neuróligico. Existe uma febre, filho, de origem central. Mamãe nunca tinha ouvido falar.

Pânico e mudança de interlocutor. Acionamos a tia Laís. E, ao contarmos a lenga-lenga toda, ela disse que a febre poderia ser devido ao Topiramato, o princípio ativo de um dos anti-convulsivantes que você toma. É que esse remédio é processado pelo rim e como você não bebe muita água, pode causar uma espécie de desidratação, junto com um outro quadro chamado acidose metabólica. Enfim, uma coisa nada bacana. Ou seja, muito provavelmente teríamos que mudar o rumo das suas medicaçãoes. Logo agora que estávamos vivendo um período bem adaptado, apesar das irregularidades.

Por sorte, tínhamos consulta com a tia Laís no dia seguinte. Estava marcada há meses. Lá, ela te viu, conversamos mais e foi feito então um plano A, B e C envolvendo dosagens e novas medicações, de acordo com a sua reação e com a parada ou não da tal febre indesejável. Bom, ela pediu também exames de sangue para consolidar a teoria de que o remédio estaria te afetando. E aí, foi outra novela.

Já de uma outra vez, mamãe não conseguiu que tirassem sangue de você. Fomos no Lâmina Kids e foi um horror. Te arranquei de lá. Na ocasião, acabou que não foi mais preciso fazer o exame. Mas agora, estávamos lascados. O exame era essencial. Tentamos então chamar um enfermeiro que vem em casa, indicado pela tia Margareth, amiga da mamãe e mãe da Sofia, sua amiguinha da pracinha da Urca. O rapaz é mesmo muito atencioso, mas não foi dessa vez... Ele não conseguiu também. Uma pilha de nervos, liguei no desespero para todo mundo, tio Jofre, tia Laís... perguntando o que fazer!? Acabou que o santo tio Jofre nos mandou ir a Perinatal na segunda, que ele mesmo tirava.

Ainda tá aí, filho? É... tem mais. Escuta.

Sabe o que aconteceu nesse intervalo aí, no fim de semana entre sexta e segunda? Eis que você começa a ter diarréia e vômitos. Não comia mais nada.

Resultado: quando chegamos segunda no tio Jofre para colher sangue, o quadro já era outro e voltamos à suspeita de uma forte virose...

Bom, sangue colhido. Sim, tio Jofre é fera, além de ser o melhor dos melhores quando se trata de mexer em nenéns. Pegou sua veia de jeito e colheu tudo o que precisávamos. E, de quebra, você ainda fez lá um cocô mole que também já foi colhido para exame de fezes.

Enfim, filho, ainda não saíram todos os resultados, mas a maioria. E tudo indica mesmo que o treco é uma infecção viral. Um danado de um vírus aí que ficou encubado e cada hora se manifestou de um jeito. Graças a Deus, no exame específico lá que a tia Laís pediu pra ver o negócio da acidose metabólica, deu tudo normal. O PH do seu sangue está direitinho. E você está bem melhor de uma maneira geral.

Mas sentiu o drama, Antonio Pedro? Como com você, temos que estar muito atentos sempre e ainda com a questão do seu quadro neurológico e mais os remédios todos que você toma, é sempre um estresse interpretar sintomas. Aí, entramos nessa roda-viva de atirar pra tudo quanto é lado. Não foi a primeira vez que tudo ficou obscuro até clarear um pouco.

E a mamãe quase morre do coração, filho, de tanta preocupação. É muito difícil ver meu pacotinho dodói e ficar pensando nas mil possibilidades ruins que podem ser. Não faz isso com a mamãe não, pequeno...

Tô brincando, meu amor, eu sei que não é sua culpa. E, que, mais uma vez, você deu provas de ser um guerreirão. Mesmo dentro desse furacão, não parou de brincar, de tentar os movimentos mais difíceis... Mas o mais impressionante mesmo, foi a sua capacidade de recuperação. Principalmente, em relação às crises. Nesse período todo, mesmo com tudo para ter um milhão delas, depois daquele estágio inicial, você segurou a coisa como ninguém. Simplesmente, elas deixaram de acontecer, sendo menos uma coisa pra mamãe se preocupar, no meio de tantas outras... Incrível.

Bem, não sei se elas vão continuar assim contidas, ou se foi mesmo só para nos dar um descanso e aliviar o nosso lado, mas é por essas e outras, que cada vez mais mamãe está se rendendo ao campo dos milagres, dos anjinhos da guarda, dos espíritos amigos, de Deus. Não consigo enxergar nenhuma outra explicação plausível, filhote, para você ter ficado sem crise alguma num período tão conturbado.

Obrigada, a quem quer que seja. E, ao mesmo tempo, a todo mundo. Que eu sei que está junto com a gente nessa. A gente aqui, olha pro céu e agradece.

6 comentários:

  1. O título desse post diz tudo na intuição. O amor e o empenho de vocês atrai e entrelaça outros em fortalecimento dessa luta, que aproxima da luz. Vamo que vamo! Bs!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um grande susto. Graças a Deus as coisas estão melhores.

    bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Cenoura, igual a vc nao existe! Muito orgulho da força q vc tem! Acho que tem alguma coisa a ver com os pais bacanas que vc arrumou, nao tem nao?! Que bom q ja esta tudo melhor, que vc, mais uma vez, superou tudo e deu um show de força e coragem! Um beijo grande, com muuuuitas saudades dos seus cachinhos dourados!

    ResponderExcluir
  4. Adriana,
    Que bom que tá tudo bem, foi um sustão, mas passou. Esses sustões quase matam a gente, né? Ver nossos pequenos abatidos, sem que a gente possa fazer algo que vá curá-los não é fácil! Mas o importante é que passa!
    Como sempre, estamos aqui torcendo pro AP gostoso ficar sempre 100%! E estamos aqui acompanhando cada dia desse menino lindo!
    Beijos!
    Patricia

    ResponderExcluir
  5. Ufa! Mas o que importa é que dos males, foi o menor e que Papai do Céu existe para protegê-lo sempre! Beijossss

    ResponderExcluir
  6. Poxa pacote, vovó não quer nem lembrar dessa época aí q a sua mamãe contou. Só lembro que cada vez q a gente descartava as possibilidades ruins eu rezava e agradecia em dobro à Deus, ao seu anjo da guarda e a todos os santos q eu peço pra proteger vc.
    Beijo da vovó que te ama muito, muito, muito!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!