Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



sábado, 16 de julho de 2011

Sem querer, querendo

Antes de mais nada, mamãe precisa agradecer ao carinho que tanta gente tem com a gente, Antonio. Inacreditável a quantidade de amigos, conhecidos e desconhecidos que se manifestou assim que a mamãe contou aqui sobre a gastrostomia que iremos fazer em você. O pessoal ficou super solidário, preocupado, interessado... Uns fofos. Todo mundo. Brigada, gente. Mas juro que estamos bem, que a decisão é o melhor pra todos e que o procedimento é muito simples. Depois, conto mais detalhes aqui de quando faremos, o que será preciso de pré-operatório, como é a cirurgia exatamente e o que se espera do pós e da vida que seguirá adiante.

Bom, agora vamos lá: eu poderia ficar aqui enrolando à beça para tentar manter algum mistério, mas vamos direto ao ponto: Estou grávida. Sim, à lá "Olga", estou grávida de Cesar Augusto Matos. No meu caso, de novo.

Uau! Caramba! Quê!? Caraca! Pois é...

Se foi um acidente? Não. Eu e seu pai, Antonio Pedro, já somos bem grandinhos para nos responsabilizar por nossos atos. E sabíamos muito bem que havia a possibilidade. Mas... Já tinha passado tanto tempo desde a nossa dúvida cruel se o melhor era ter ou não ter outro filho logo; a questão da amamentação dificultar uma outra gravidez também parecia se confirmar mês a mês... Então, não, nem estávamos mais com a cabeça nisso. E, olha, parece mesmo que aquela teoria de que só quando você desliga a coisa acontece, é verdadeira. Queria eu poder 'ensinar' a fazer isso para todas as mulheres que tentam engravidar sem sucesso.

Enfim, o fato é que estou gravidíssima e, desta vez, não esperei 3 meses pra contar. Tô contando mesmo pra todo mundo logo e seja o que Deus quiser. Afinal, acredito piamente que `era pra ser`.

Mamãe está com cerca de dez semanas e, fora os enjôos que me pegaram desta vez, está indo tudo bem com seu irmãozinho ou irmazinha. Já fizemos os primeiros exames e ela/e é um bebê guerreiro. Tá resistindo bravamente lá no útero da mamãe. Explico: é que demorei pra descobrir. Então, o pobre do embrião já viajou de avião pra lá e pra cá; tomou taças e taças de vinho; pegou um corpo cansado toda vida...; e tá habitando um útero que volta e meia sofre turbulências, devido às contrações que acontecem naturalmente durante a amamentação.

Pois é. Você ainda mama um pouco e, agora, mais do que nunca, precisamos pensar seriamente em parar. Pelo bem maior do bebê novo que vem aí. É perigoso amamentar grávida, Antoninho. Mamãe pode sofrer um aborto espontâneo nesse início de gravidez e, depois, é até pior, porque lá na frente posso entrar em trabalho de parto muito antes da hora. Ou seja, se precisávamos de um motivo forte para tirar você do peito, êi-lo aí.

E é por essas e outras, filho, que eu acredito que tudo acontece na hora em que tem que acontecer. É muita coincidência, ganharmos esse baita empurrão justamente num momento crucial em que estamos tendo que tomar várias decisões quanto a sua alimentação e ingestão de líquidos, não acha? Decidir pela gastrostomia é complicado psicologicamente por si só. Mas ter aqui um outro bebezinho na barriga e pensar em como será vital você estar se nutrindo adequadamente quando ele chegar aí, foi um ponto fortíssimo para tomarmos a decisão acertada. Talvez, se não fosse ele/a, mamãe e papai te sacrificariam mais e mais meses a fio, por causa da barreira emocional. Ou seja, graças ao seu irmão, seu sofrimento vai acabar mais rápido e você vai ganhar muito recebendo todos os nutrientes de que precisa. Viu? Ele já chegou te ajudando. E a expectativa é que esse seja só o começo de uma relação que vai te fazer muitíssimo bem.

Aliás, não só a você, mas a todos nós. Criança é alegria, é esperança, é movimento. Apesar de todo o cansaço que me espera, não consigo não ficar com um sorriso de orelha a orelha ao imaginar dois bebês aqui no chão da sala, brincando com esse mundo de brinquedos que virou a nossa casa. Mais sorrisos, mais dengo, mais amor. Isso não pode ser ruim, seja o trabalho que for.

É isso, filhote. Cada vez mais, somos uma família. Feliz, unida. E sabe o que dizem de quem é unido? que jamais será vencido.

Família, unida, jamais será vencida. Somos todos campeões, Antonio Pedro. E ah, sim, claro: guerreiros.

seguem as primeiras fotos de quem vem por aí:

10 comentários:

  1. Amiga, fiquei feliz e surpresa ao mesmo tempo quando vc me contou da gravidez. Segundo filho sempre dá um susto. No meu caso, querendo e tentando. Quando me descobri grávida, tb demorou a cair a ficha.
    Com certeza será ótima essa chegada repentina.
    A coisa mais linda que tem é ver nossos filhos crescendo juntos, se gostando e interagindo.
    Minha aposta é que vem aí uma menininha! Beijão e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dri!
    Que saudade de vocês dois!!! :)
    Que notícia maravilhosa!!! Ainda mais porque me pego pensando quando terei coragem para partir para o segundo (Felipinho acabou de completar 2 aninhos)... hehehe...
    Não sei exatamente como é esse procedimento que o AP fará, mas tenho certeza que vai ser melhor pra ele!!! Desejo a vocês três (quatro, com o Cesar) muita saúde, paz, amor, união, coletividade e felicidade, claro!!!
    Um beijo muito carinhoso,
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Que notícia maravilhosa!!!! Parabénsssssss mamãe!!! Aquele dia na portaria nem consegui te dar os parabéns direito pois estava no cel! Ser mãe é uma dádiva, duas vezes então, já é um presentão!! rs Muita saúde, alegria e amor para essa família LINDA que vs estão formando!!! Bj grande Glaucia.

    ResponderExcluir
  4. Adriana,sempre que arranjo um tempinho corro para o computador e leio seu blog.
    Quero dizer que te admiro muito.Fico maravilhada com a sua maneira de escrever,pontuando os acontecimentos,os sentimentos...
    Aprendo a cada dia com todas as crianças e com os familiares que acompanham os tratamentos.
    Agora estou aprendendo mais ainda,pois tenho a oportunidade de conhecer de uma maneira diferente.Obrigada,Suzane

    ResponderExcluir
  5. Criança é mesmo um presente, uma alegria!Parabéns pelo bebê!!!

    Bjs meus e da Sofia.

    ResponderExcluir
  6. http://www.blogmamiferas.com.br/
    você não precisar desmamar teu filho..ele já tem tantos probleminhas e ainda vc vai tirar o peito dele...peça ajuda aqui..isso não existe tirar essa criança do peito por causa da nova gravidez..http://www.blogmamiferas.com.br/
    aqui então leia os posts...http://sacodefarinha.blogspot.com/ ela também tá gravida e amamenta dia e noite...acho que teu filho não mrece sofrer por causa disso...Laurete - MG

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida!!! Fiquei muito feliz ao saber do bebê e, de certa forma, aliviada ao saber da gastro do Antonio Pedro. Acho que será bom pra ele. Continuo torcendo muito por vocês e acompanhando as novidades pelo blog.
    Bjbjbj com carinho e saudades,
    Eliane.

    ResponderExcluir
  8. Adriana querida, que notícia maravilhosa! Tenho certeza que este novo ser que está na sua barriga veio na melhor hora! Pois é assim que as coisas acontecem!!! É sempre assim, acontecem exatamente na hora em que devem acontecer! Então , essa é a hora! Que coisa boa! Parabéns! Vc é realmente danada!
    Quanto a gastrostomia,sei como é difícil essa decisão...já participei desse processo como cirurgiã padiátrica inúmeras vezes e sei que não é fácil...mas acho que vc tomou a decisão acertada! Vai dar tudo certo, vc vai ver. Se vc quiser que eu acompanhe a cirurgia, fique no centro cirurgico com ele vc me fala, estou à disposição.
    Um beijo em todos!

    ResponderExcluir
  9. Dri,
    Estou muuuito feliz aqui no seu blog tirando o atraso.
    E estou muitíssimo feliz com a notícia. E pelas minhas contas a Marina vai nascer no meu aniversário de 30 anos!! Pena que vai estar tão pequenina no meu casamento. Se puxar o AP vai ser muito linda tb!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nana querida, sei que não vai compreender as minhas esplicações por não escrever a tanto tempo, mas além de ter precisado resolver os problemas da bi-vó, nesse período que estive ausente no blog, tb surgiu aqui em casa alguma dificuldade quanto a disponibilidade de usar o computador e vc sabe como eu detesto incomodar as pessoas. Bom, o que importa é que não podia deixar de registrar mesmo com atraso o que eu senti qd recebi a noticia dessa gravidez. Primeiro, fiquei surpresa pq vc parou de falar no assunto, estava amamentando e muito envolvida com a questão da gastro do AP, mas em seguida me deu vontade de pular de alegria só de pensar que ia chegar outra coisinha miuda pra gente amar e por fim, fiquei meio assusta qd imaginei como seria cuidar dos dois ao mesmo tempo. Mas logo pensei... agente da um jeito e que venha logo essa criança pra gente curtir muito a alegria que ela vai nos trazer. Quero dizer tb que desde o começo achei que seria uma menininha. Quanto a gastro do AP, no início achei uma judiaria mas, qd agente olha pra ele e vê aquele potencial todo, a vontade de fazer as coisas e não conseguir pq esta fraco, sem energia e sem força muscular, não resta dúvida, ele merece a chance de poder se desenvolver pra conquistar o que quizer, pq guerreiro como sempre foi ele vai vencer com louvor mais essa parada e tenho certeza que vai dar tudo certo. Muitos bjs pra vcs quatro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!