Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Olhar 43

Com internet direto, agora ninguém me segura... Oh filho, mamãe tá brincando assim porque estou, estamos, numa fase bem feliz. As coisas têm estado calmas aqui para gente. Aí, tô aproveitando pra sair escrevendo. Na verdade, tenho um montão de assuntos na fila para serem desenvolvidos e publicados. Mantenho um bloquinho aqui, onde vou anotando ideias que me vêm à cabeça. E elas não param... Esse hábito é bem antigo, aliás. Acho que vem desde a época em que comecei a trabalhar como roteirista. Pergunta ao seu pai, volta e meia eu acordava de madrugada e escrevia no escuro mesmo alguma coisa que me fizesse lembrar de algo maior no dia seguinte. No início, ele achava que a mamãe era doida, depois, se acostumou e até já fez parecido...

Então, tenho aqui anotado, há um tempo já, o título desse post: Olhar 43. E lembro bem quando foi que escrevi lá no caderninho. Foi quando voltamos da última consulta que tivemos com a tia Laís, sua neuro nota 1000.

Assim que entramos no consultório, você começou a vocalizar um monte de sons aí na sua linguagem de bebê e a olhar fixo pra ela. Como se estivesse conversando mesmo. E aí, ela elogiou no ato a sua capacidade cognitiva. Com um sorriso bem grandão no rosto, a tia Laís comentou como o seu olhar é forte, penetrante, poderoso.

Na hora, mamãe levantou uma plaquinha imaginária com aqueles dizeres clássicos: EU JÁ SABIA! Mas depois, em casa, voltei a pensar naquele momento e uma alegria imensa me invadiu.

Foi como se você, com esse seu carisma incontestável, tivesse ali naquela hora quebrado a barreira médico/ paciente e feito a tia Laís se envolver com você, da forma mais humana possível. Você deixou de ser mais um e passou a ser único. Passou a ser o Antonio Pedro simplesmente.

Não coincidentemente, agora quando ligo ou passo e-mail pra nossa médica guardiã da sua cabecinha, não sinto mais necessidade de me identificar tanto. De 'Oi Laís, é a Adriana, mãe do Antonio Pedro, seu paciente, o ruivinho, a gente teve aí semana passada...' passamos para 'Oi Laís, é Adriana, do Antonio Pedro'. Isso quando não é ela quem nos liga ou retorna uma ligação, dizendo logo: 'Oi Adriana'.

Enfim, pacote, meu objetivo não é sugerir nenhum tipo de tratamento especial. Até porque a tia Laís é uma profissional de se tirar o chapéu. O que estou querendo mostrar é a força que você tem. É realmente algo que vem de dentro. Atrai mesmo, como um magnetismo próprio. Não dá muito pra explicar, mas acho que quem te conhece consegue rapidamente perceber. É mais do que carisma, mais do que um olhar penetrante, mais do que uma simpatia nata. É um monte de coisa junta que você consegue transmitir rapidamente com um simples olhar. Um olhar que diz muito, que quer abraçar o mundo, que domina a gente. Que desmonta até os mais resistentes, os mais cascudos. Como a tia Laís...

3 comentários:

  1. Esse olhar dele realmente diz muito. Ele esta cada dia mais lindo !

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana,
    Nossa, fiquei até arrepiada! Acabei de fazer o comentário da página anterior falando da força do olhar do AP (aliás desde que ele nasceu eu falo isso) e em seguida li o que vc escreveu sobre ele. Eu juro que não tinha lido o texto.
    Mas, isso não importa. o que importa mesmo é poder olhar pra esse rostinho lindo desse meu neto que é a coisa maaaaais fofa do mundo!!!
    (Eu quero essa foto). Bj,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Esse olhar vai desbancar muita gatinha!
    Lindão!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!