Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Já é Natal

Filhote, a essa altura, quando você estiver lendo isso aqui, já vai estar careca de saber que a mamãe faz aniversário no Natal.

Bom, por muitos e muitos anos, eu achei isso uma porcaria. Logisticamente, sempre foi um problema, já que vivi me divindo entre casas e famílias pra não deixar de ver ninguém. Mas o que mais incomodava era o fato de ser muito difícil tentar qualquer tipo de comemoração com amigos já que uma parte estava viajando e a outra, compreensivelmente, exausta de tantos comes e bebes de fim de ano. Fora que nunca senti muito que era o meu dia, sabe? É tanta movimentação que era impossível me sentir especial. Já que eu mesma estava pra lá e pra cá comprando presentes, resolvendo comidas, decidindo roupas e, provavelmente, gastando saliva pra explicar pra um ou outro lado da família que 'este' ano a meia-noite seria 'do lado de lá'. E nem falei da tragédia de um presente só, hein... Ou aquele esquema de dois presentes ou um grandão. Bicicletas, patins, casa da Barbie, pra mim, sempre comiam dois créditos. Uma baita injustiça...

Mas, então, eis que mamãe está aqui hoje para falar que, pela primeira vez, está contente em ter nascido nesta época do ano.

Eu explico: bem, já disse aqui um milhão de vezes o quanto sou uma pessoa diferente desde que te conheci. E nessa mudança toda, está o fato de que hoje sou alguém... como posso dizer? Hum... mais conectada com o mundo. Com o todo, sabe? Menos individualista, menos fechada, menos crítica, menos cética, menos pessimista. Atualmente mamãe é MAIS, filho. Mais calma, mais feliz, mais paciente, mais amorosa, mais compreensiva, mais madura, mais amada, mais completa.

E, no fim de semana passado, quando estávamos lá no Tupyara, antes da cirurgia, no momento das preces e mensagens, uma das coisas que foram faladas foi justamente a energia boa que circula neste período do ano. O 'moço' que tava lá no microfone acabou abrindo os olhos e ouvidos da mamãe para uma coisa que eu nunca tinha dado valor antes. O nascimento de Jesus, a festa de Natal, acaba trazendo um bocado de coisa à tona. Por isso, como ele disse, não é raro essa ser uma época em que amigos e parentes brigados fazem as pazes, gente que não se via há tempos, arranja uma horinha pra confraternizar, as pessoas ficam mais solidárias e ajudam bem mais o próximo seja com contribuições financeiras ou praticando o bem... É como se fossem umas duas ou três semans em que todos nós juntos entrássemos numa espécie de trégua geral.

E justamente por ser geral, a energia desprendida por tudo quanto é canto se torna poderosa. E a alegria toma conta. Como símbolo, nada melhor do que a troca de presentes. Quem não gosta de ganhar presente? Ou até de dar presentes? Mamãe adora! E todas as criancinhas que aguardam ansiosamente pelo Papai Noel também. Já imaginou a força que tem a felecidade de um monte de pequenininhos juntos?!

Pois então, é por isso que, este ano, contrariando qualquer possibilidade de inferno astral e dando um chega pra lá na minha tendência reclamilda, a mamãe está enfim curtindo o momento. E esperando de bom humor o meu dia D. E bota dia D nisso, pacotinho, porque sua mamãezinha fará 30 anos! Cheguei lá.

E cheguei bem, filho. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que sou uma pessoa feliz. Tenho um filho que me fez conhecer o maior amor do mundo; um marido que não pára de me surpreender com a capacidade de amar e de ser meu maior porto seguro; uma relação bem mais saudável com o restante da minha família; uma casa nova exatamente onde queríamos; e um montão de gente querida em volta. Alguns bem antigos e uma porção de amigos novos e bem-vindos. Sinto-me realmente privilegiada e presenteada, como nunca senti antes.


Natal passado, o seu 1º. Eu, você e papai.

Pra terminar, lembrei de dar uma dica de Instituição para quem gosta ou procura algum lugar pra ajudar. Às vezes, a gente quer ajudar, mas fica com pé atrás em relação à seriedade do lugar. Bom, nossa contribuição aqui em casa vai para a Recomeçar - http://www.recomecar.org.br -, um projeto muito bacana, que fica lá no Fundão. Conhecemos através da tia Laís.

3 comentários:

  1. Que bommm Dri!!!! E nesse dia da foto foi a primeira vez que eu vi o AP. Esse ano poderei te dar um abraço de aniversário tb ne? E um agarrão no AP. Acho que eu sou a única amiga que vc SEMPRE vê no dia do seu aniversário há pelos menos uns 7 anos, correto? hahahahahaha!!! Vai ter que me engolir. Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi filha,
    Fiquei muito contente e até emocionada por saber que vc está tão feliz assim. Já tinha percebido pelos seus sorrisos mais frequentes, mas agora sei que vc está muito mas feliz do que eu pensava. Quanto aos presentes, pelo menos eu sempre valorizei muiiiito as duas datas. Beijão,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Adriana querida, estou muito em falta com vc! Rolou viagem, computador quebrado, férias com 2 crianças em casa...e acabou que fiquei super atrasada no acompanhamento do AP. Mas vou correr atrás do prejuízo! Mas antes de mais nada, queria te dizer que eu não sabia que seu aniversário era no Natal então o parabéns está mega atrasado, certamente fora do prazo de validade! Mas mesmo assim te desejo tudo de melhor que essa vida pode te oferecer! E fico muito contente de agora vc estar " bem resolvida" com a sua data! rsrsrs
    Beijo grande..............Lorena

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!