Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Poder de Decisão

Filhote, quando você crescer mais um pouquinho você vai entender o que significa tomar uma decisão. A gente faz isso o tempo todo em menor e maior escala. Até você, esse pingo aí, já toma decisões diárias, ainda que sem muita consciência do processo.

Bom, na maior parte das vezes, ter poder de decisão é uma coisa boa, traz independência e liberdade. Mas... também traz uma outra coisa chamada responsabilidade. Quando você tem poder de decisão, isso automaticamente quer dizer que a responsabilidade sobre as consequências, sejam neutras, boas ou ruins é sua.

Quando se é pequeno, geralmente, as decisões mais importantes sobre nossas vidas ainda são tomadas por nossos responsáveis, já que ainda não temos bagagem e conhecimento suficientes para entender ou pesar certas questões.

E assim estamos, filhote. Por enquanto, quem tem tomado a maioria das decisões em relação a sua vida é a mamãe. E isso não seria assim nenhum bicho de sete cabeças se eu não fosse quem sou e se você não tivesse o quadro que tem.

Deixa eu me explicar: é que sempre tive dificuldades de decidir pelos outros e sempre presei muito o fato de tomar as minhas próprias decisões, achem o que quiserem. Tenho vivido assim a maior parte da minha vida, com a consciência tranquila por não fazer a cabeça de ninguém e com pouco peso nas costas, já que raramente me sinto responsável pela vida alheia. Isso até você aparecer.

Desde que essa sua carinha linda saiu da minha barriga nas condições que já conhecemos, essa minha relativa zona de conforto foi para o beleléu. Perdi a conta de quantas decisões difíceis eu e seu pai tivemos que tomar já lá na UTI da Perinatal. A começar pela autorização de te deixar em hipotermia nas suas primeiras 72 horas de vida. Trata-se de uma linha nova de tratamento para proteger o sistema nervoso central, após insultos neonatais. A lógica está mais ou menos em direcionar as forças do cérebro para aquecer o corpo e assim despistá-lo e não deixar que ele entre em colapso devido ao recente insulto. Uma espécie de armadilha para que os neurônios cansados não tenham de se ocupar com uma tarefa 'mental' e entrem no automático numa tarefa 'braçal', enquanto descansam do trauma.

Mas ver você tremendo e berrando de frio por três dias seguidos é uma das piores lembranças que guardo na memória. Não podíamos fazer nada para te confortar, até porque te aconchegar no colo, por exemplo, seria mais cruel ainda, já que depois você voltaria para a 'geladeira'.



E outras decisões difíceis continuaram a acontecer. Dou graças a Deus por ter tido seu pai do lado para dividir a responsabilidade. Ainda assim, meu amor, foi o maior peso que já carreguei. Foi não, é.

É que, mais uma vez, me encontro em um momento difícil em que depende de mim achar a melhor solução. E mesmo tendo certeza de que sempre tomarei qualquer decisão por você com todo o amor do mundo, sempre me pego pensando se um dia você mais velho irá questionar as possíveis consequências. Espero do fundo do coração que você acredite no nosso amor incondicional que sempre guiou e guia nossas decisões sobre a sua vida.

Meu dilema atual é em relação a um efeito colateral específico desse nosso novo remédio. Pesquisando na internet, acabei encontrando o site oficial dele, como falei aqui, e lá há um aviso para possíveis perdas no campo visual periférico. Ao ler pela primeira vez, entrei em pânico e corri para o seu pai assustada. Mais calma, fui atrás de mais informações e da opinião e conhecimento do seu padrinho, o tio Renato, que é oftalmo. Pesquisando juntos, achamos alguns resultados menos alarmantes do que o site oficial sugere e respirei um pouco mais aliviada. Na sequência, claro, entrei em contato com a tia Laís para questioná-la a respeito e ela me pareceu tranquila ao afirmar que as estatísticas de afetados foram revistas e diminuídas, sendo que em crianças esse percentual é ainda menor. Com segurança, ela atestou que "os benefícios pra você compensam o risco remoto", nas palavras dela.

Ok, tudo bem. Mas remoto não é impossível e você acaba de vir de uma reação raríssima a uma medicação. Sentiu o drama da mamãe, pacote...

E é aí que entra uma outra coisa que com o tempo você também vai aprender. Tem momentos na vida, pacotinho, que não nos resta muita coisa a não ser confiar. Confiar em quem, a priori, é mais indicado que nós para certas decisões e confiar na esperança. Ter fé. Torcer para que o seu anjinho da guarda não durma no ponto. Temos que dar crédito a ele. Afinal, mesmo vivendo um cenário preocupante, até agora temos nos safado bem de muita coisa ruim que poderia ter acontecido.

E, você, por enquanto, confie na mamãe. Eu te prometo que tudo o que eu decidir por você será com o máximo de segurança, responsabilidade e informação que me for possível. E se alguma decisão dessas se mostrar equivocada no futuro, peço que me perdôe e que continue acreditando que você, desde que ocupou a minha barriga, é o serzinho mais importante da minha vida. Eu te amo, Antonio Pedro.

5 comentários:

  1. Navegar na relatividade não é fácil. Na dúvida abster-se é máxima filosófica consagrada. Mas como a Medicina poderia adquirir experiência sem experimentar? Essa mãe timoneira com certeza vai aguçar sua intuição e vigilância para monitorar os efeitos, e contra tudo e contra todos parar mesmo que só a intuição de mãe veja um sinal vermelho. Bs.

    ResponderExcluir
  2. Querida, eu tinha escrito um comentário enorme pra vc, mas perdi....mas o que queria te dizer é que fico feliz em ver que Antonio Pedro tem uma mãe maravilhosa. Parabéns pelo filho lindo, parabéns pela sua dedicação e incansável luta para ver o seu pacotinho bem, superando seus desafios. Em escalas bem menores, também sofri com problemas aqui em casa, com Alice e Bê. E acredito que só mesmo um coração e um amor de mãe podem entender o que vc passa. Quanta luta. Mas é isso, acredite que Deus nunca nos dá uma luta maior do que a que podemos aguentar. Aquela estagiária virou uma mulher guerreira e ser mãe é a sua missão agora (e sempre). Estou aqui te acompanhando e torcendo muito para que Antonio Pedro cresça feliz e com saúde. Lute sempre e não se canse nunca. Vamos marcar um encontro das crianças qq hora dessas. E viva mesmo com naturalidade, não esconda nunca o seu filho. Viva feliz porque Deus lhe deu um presente! Um beijo grande, Fê

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana, desculpe polemizar...concordo que vc deva lutar sempre mas não posso exigir de vc que não se canse nunca. Você é uma mãe maravilhosa, praticamente perfeita mas antes de tudo você é uma pessoa que tem o direito de "amarelar" de vez em quando. Só percebo isso pois eu já amarelei como mãe. Tive que dar uma pirada pra entender muitas coisas que entendo hoje. E mais do que ser uma mãe ideal, acho que vc tem que ser um ideal de mãe, respeitando a si própria e às suas limitações como ser humano. Como eu já disse antes, se vc não estiver legal, seu filho também não vai estar.
    Desculpe a franqueza. A intenção de todos neste blog é te confortar e te ajudar, talvez eu não tenha conseguido isso com meu texto mas pode acreditar que o quê desejo é o melhor para vcs!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Minha filha,
    Ser mãe é isso mesmo, é sempre estar preocupada com o que é ou será melhor para seus filhos. Não importa em que circunstâncias, a vontade de acertar é tão grande que quse não cabe no coração. Mas não precisa se cobrar tanto, porque sempre vem não sei bem como nem de onde, uma força imensa, uma "luz" que nos direciona para a decisão mais adequada naquele momento.
    Sou sua mãe, te conheço bem, e sei que se seguir a sua intuição vc vai saber o que fazer. Estarei sempre com vcs, acompanhando os tropeços e vitórias e ajudando no que eu puder.
    Bj pra vc e no narigo do nenengo. Amo muito vcs!
    Mamãe

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu mãe e grávida estou em lágrimas em pleno trabalho, normal.
    Se eu já fico louca com uma virose que a Malu pega fico imaginando o seu dia a dia como é.
    Não vejo a hora de entrar aqui e ler o post com o título: Melhor notícia do Mundo
    E nele você dizendo que vai dar uma festa para comemorar a recuperação do AP. E TODOS os envolvidos nessa batalha abrindo um champagne para brindar com vocês. Inclusive nós aqui! beijão

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!