Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



sábado, 23 de outubro de 2010

Eu sei pelo que você está passando...

Não. Ninguém sabe. Ou, pelo menos, a maioria não. Mas a intenção da mamãe, filhote, nem é se fazer de pobre coitada. O que me inspirou hoje para escrever aqui, pacote, foi uma cena de um seriado de TV. Pra quem ficou curioso, um episódio de "Private Practice".

A situação era a seguinte: a mãe de um menino autista, já com seus doze anos, estava esgotada porque nenhum medicamento ou terapia estava funcionando com o filho dela e o menino vinha se tornando cada vez mais agitado e agressivo. No desespero, ela deu maconha pra ele, que acabou ficando mais calmo. Mas, quando o médico descobriu, a repreendeu duramente e entre outras coisas ditas no diálogo tenso dos dois, ele soltou a frase: "Eu sei pelo que você está passando". E, claro, a resposta dela, que veio lá de dentro da alma, foi: "Não diga isso. E, não, você não sabe. Ninguém sabe".

Bom, que eu me lembre, ainda não passei por uma situação em que alguém tenha me dito que sabe pelo que estou passando. Que, diga-se, não chega nem perto do que o retratado no tal episódio. Mas imagino que muita gente ache que sabe. Principalmente os médicos ou terapeutas que nos acompanham. Menos por arrogância e mais pela intimidade com o universo.

Enfim, o fato é que, mesmo não tendo vivido a experiência real, me identifiquei no ato com a pobre mãe mostrada na TV. É que não foram raras as situações em que senti que, por mais que aquela pessoa estivesse nos ajudando conscientemente, faltava ali alguma espécie de vivência para certas afirmações. Por muitas vezes, aliás, cheguei a me questionar sobre se eu estava sendo uma mãe superprotetora ou exageradamente cautelosa. Demorou até eu ter a devida segurança de que, apesar de não ter o conhecimento técnico, só eu tenho o conhecimento prático e emocional. Como alguém que não fez faculdade, mas que sabe melhor do que ninguém cuidar do seu negócio. No meu caso, meu negócio é você, filho.

A comparação é estranha, mas é como se eu fosse dona de uma loja ou restaurante que, ao se deparar, com um gerente que fez MBA de gestão, me sentisse ameaçada pelo canudo do rapaz, até acabar ensinando a ele como levar o negócio no dia a dia. Mas isso não quer dizer que as fórmulas e estratégias aprendidas por ele na teoria não possam ajudar, se bem aplicadas ou monitoradas. Provavelmente, eu e ele juntos vamos fazer a coisa prosprerar.

E é exatamente assim, filho, que me sinto em relação ao rol de gente que nos cerca. Eles não sabem o que eu sei, mas eu também não sei o que eles sabem. O que faz de todos nós juntos, um time. Com o mesmo objetivo.

Segue a nossa escalação atual:

técnica - Laís Pires, nossa neuropediatra. Segundo incontáveis fontes, uma das melhores do Brasil.

auxiliar técnico - Jofre Cabral, nosso amado pediatra e chefe da UTI da Perinatal. Grande tio Jofre...

preparadoras físicas - Eliane Varella, fisioterapeuta, e Suzane Eidintas, terapeuta ocupacional, feras em Integração Sensorial.












cuidando da sua alimentação, Tina Poyart,
nossa fono pau pra toda obra.











Apitando o jogo, euzinha aqui, sua mamãe nota 1000! com a ajuda imprescindível de bandeirinhas aplicados chefiados pelo papai. Como suas vovós, seus vovôs, seus dindos e os incontáveis amigos de fé e irmãos camaradas.

E, finalmente... Em campo, mostrando raça, coragem e coração: Antonio Pedro Maia Matos, MEU FILHO, assim mesmo em letra maiúscula.



















9 comentários:

  1. Que timaço! A começar pelos pais que não são nada peladeiros e batem um bolão! Se a família não entrasse em campo pra valer, não haveria comissào técnica que desse jeito! Mas vcs a cada dia provam que entraram com tudo nesse jogo! Entraram com toda disposição pra ganhar!
    E eu tô aqui, na 1@ fila da arquibancada balançando um bandeirão que diz: "Já ganhou! Já ganhou! "
    Parabéns pela força, pela garra!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Lorena estou na primeira fila com o cartaz EU JÁ SABIA!!!!! AP é craque e vai fazer uma goleada!
    Parabéns a toda a comissão técnica!!!
    Vocês são nota 1.000!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. No modo holista age-se no entrelaçamento natural de tudo e de todos, para trabalharem juntas as ciências terráqueas e outras, que, por respeito à vontade, quando não inevitável só intercedem quando pedido, no cumprimento do faz e te ajudarei. Há ene notícias mundo afora de intervenções assim bem sucedidas, principalmente porque trabalham o ser em seu conjunto todo. "Deus envia o vento, mas é o homem quem deve içar as velas." (Santo Agostinho). "Toda a Verdade passa por três fases. Primeiro: é ridicularizada. Segundo: é violentamente atacada. Terceiro: é aceita como evidente." (Schopenhauer). O filósofo grego Platão, no século V a.C. já havia advertido que "a cura das partes não deve ser tentada sem o tratamento do todo (...). O grande erro dos nossos dias, ao tratarmos o corpo humano, é que os médicos separam a alma do corpo". Bs.

    ResponderExcluir
  4. Que timao, com destaque para vc e Cesinha, pais sensacionais e, ainda, para o artilheiro gatissimo, paixao da torcida, que ta batendo um bolao, demonstrando que nao veio ao mundo pra passear nao! Parabens, Cenoura, por tudo o que vc ja tem demonstrado em tao pouquinho tempo! Vc ja é um craque, cara! beijo dos tios orgulhosos!

    ResponderExcluir
  5. Dri,
    Sorte a do Antonio Pedro ter uma mae assim: forte, durona, mil e uma utilidades e maezona! o que vc está passando não é pra qualquer uma.
    E o seu filhote vai ser como vc e passar por cima de tudo isso!
    Beijos
    Deca

    PS: Acabei de descobrir que não preciso fazer login pra mandar recadinhos.

    ResponderExcluir
  6. Ninguém nunca saberá o que passamos...e o coração de mãe sabe muito mais do que qq médico. Os especialistas nos ajudam muito, mas só o nosso amor e a nossa sensibilidade pra dizer o que realmente é necessário. Continue com toda essa dedicação e esse time de primeira. É claro que o jogador levantará a taça de campeão!!
    Beijão, Fê

    ResponderExcluir
  7. É isso ai! GAROTÃO! Vamo que vamo... A vovó é torcedora de carteirinha, te acompanha sempre e sabe que se depender de vc e desse timão liderado pela mamãe, vc será um eterno ARTILHEIRO!!!
    Beijosssss... nas bochechas, no narigo, nas mãozinhas e nos pezinhos mais lindos do mundo!
    Vovó Coruja.

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Que bom contar com uma torcida tão grande! Isso nos traz energias positivas. Tenho certeza de que esse time vai fazer muitos e muitos gols. Fico muito feliz de fazer parte dessa equipe e aprender diariamente com você, meu pequeno/ grande guerreiro. Beijos com carinho, Eliane(preparadora física)

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente sei o que vc passa porque passo tb.Minha linda Manu nasceu na Perinatal dia 28/05/2009 e devido a uma toxoplasmose que adquiri no 6 meses de gestação ela teve uma lesão na parte motora. Nossa rotina é bem parecida com a de vocês, muitos excercios, estimulo e muito amor. Manu esta com 1 ano e 5 meses e esta quase andando.Antonio Pedro é encantador e um guerreiro igual a Manu. Eles sairão vitoriosos dessa. Parabéns mamãe por essa força e por esse blog lindo que não consigo ficar um dia sem ler, to até com vontade de fazer um tb para poder contar a historia da Manu! Estamos juntos e ficarei junto com vcs por aqui torcendo muito, mas tudo vai dar certo, eles farão tudo mas no tempo deles. Gostaria muito de poder conversar com vc tenho certeza que poderíamos trocar muitas informações importantes para os nossos pimpolhos.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!