Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Segunda Pele

Oi perereco! Há um tempão que eu já queria falar do que finalmente vou escrever aqui hoje.

Não é nada demais, nem emocionante. É mais do campo prático. Mas que também acho importante compartilhar.

Desde que você era bem pequenininho, por conta do seu tronco aí preguiçoso toda vida..., a gente usa faixas, coletes, thera togs... Tenho uma coleção desses acessórios em casa. E também já falei sobre eles aqui.

Principalmente da falta de praticidade de alguns. O campeão nesse quesito, o thera tog. Que pode ser incrível e fazer milagres, mas para uma criança ativa, com questões gástricas, um botton na barriga e que vive no calorento Brasil, mostra-se inviável. Pelo menos da forma como tantos queriam que a gente usasse: "Ah, usa o dia inteiro! Só tira pra tomar banho". A hã. Tô pra conhecer ainda alguém que conseguiu essa proeza. E o pior é que essa frustração acabou me causando um trauma em relação ao thera tog que até hoje tenho dificuldade em lidar. Foi uma fase muito difícil. Ainda estávamos entendo o que havia acontecido com você e acreditávamos em tudo o que nos diziam. Por isso, a ânsia de seguir todos os conselhos e dicas passadas por médicos e terapeutas.
oh ele aí. Bonitinho, mas ordinário... Vai colocar esse treco.

Claro que nenhum deles tinha uma intenção ruim, mas foi preciso o tempo passar pra que eu entendesse que só eu poderia achar a melhor solução pra você e, principalmente, a que fosse realmente viável no nosso dia-a-dia. Essa sim é a melhor solução. A que se ajusta, nesse caso em sentido figurado, a nossa vida na prática.

Hoje consigo entender o lado deles. Afinal, cada um estava ali fazendo o seu papel. A fono, focava na alimentação. A fisio, na postura. A T.O., na função. A neuro, no controle de crises. O pediatra, na curva de desenvolvimento... E EU! em tudo isso ao mesmo tempo agora! Eles só tinham uma questão a se concentrar. Eu tinha todas. Claro que não é assim tão preto no branco e óbvio que todos se preocupam com tudo o que diz respeito a você, mas estou dando uma visão do que eles tinham como foco. Compreensível. Por isso, não guardo mágoa de ninguém e nem briguei com nenhuma dessas pessoas que já fizeram ou ainda fazem parte da sua vida. O que aconteceu é que já me formei na faculdade de administração Rotina do Antonio Pedro e hoje gerencio a coisa toda de uma forma mais tranquila e eficiente. Posso dar até aula. Estou super segura, tem que ver...

Bom, brincadeiras à parte e voltando ao tema, o thera tog não vingou aqui em casa pela dificuldade de colocar, pela qualidade do material que suja e fica ruim e nojento rápido e pela questão maior da falta de praticidade. O que adotei e gosto são faixas do mesmo material que uso para brincar com vc e também em terapias. As vezes por baixo da roupa sim, mas, na maioria, por cima mesmo... E nesse esquema bota pra aquilo e tira depois. Nunca consegui períodos longos. Tipo uma segunda pele, como seria a proposta inicial pra você.

No meio do caminho, comprei também uma série de outras faixas mais encorpadas e que também ajudam a dar mais estrutura ao seu tronco. Todas para realizar funções.

Houve uma época, logo após a cirurgia da gastro, que elas também foram muito úteis para proteger o botton em casa e nas terapias quando foram reiniciadas.

Mas, conforme você foi crescendo e querendo ficar cada vez mais em pé, no pula sapinho e, agora, no andador, as faixas foram se tornando uma solução não muito eficaz, pois saem do lugar facilmente. Sobe muito. E o troço que começa justinho na altura do abdomen, vai parar lá no peito!

E é aí que quero chegar. Atualmente, nossa solução mais usada e adorada é o Spio. Já temos spio há um tempão. E usávamos muito em terapias. Mas chegou uma época em que o Spio está funcionando como tanto queriam que o Thera tog funcionasse. Como uma segunda pele.
tá por cima da roupa aqui. mas tb funciona assim.


esse é o preto ainda.
Você vai todos os dias de spio pra escola. Por baixo do uniforme. E funciona muito bem. Protege o botton; dá uma estruturada; e resolve o problema da blusa ficar subindo e a barriga de fora. Aliás, até nisso dei um jeito a mais. Transformei todas as suas blusas da escola em bodies. Alonguei-as e coloquei prendedores em baixo. Ficou ótimo. Eu não, né. A Bernadete, costureira nota 1000 da vovó Zita. Foi ela também quem triplicou nosso Spio. Dei o nosso bom e velho spio preto de modelo e ela confeccionou mais dois na cor branca. Ficou muito bom. Comprei um material aproximado e fiz umas adaptações para prender os velcros e está servindo muito bem. Escolhi branco para ficar menos quente e aparecendo menos. Ah! e bem mais em conta. O spio não é tão caro como o thera tog, mas não é barato...
não dá pra ver bem. mas tá lá! por baixo do uniforme.

É isso, filho. Existem ainda outras opções como coletes com ou sem talas; as roupas de neoprene que também já usamos em terapias... O importante é achar o que encaixa melhor no momento da vida da criança. Essa é minha opinião como mãe.
neoprene.

Beijos!

Um comentário:

  1. Oi Adri, engraçado você colocar uma postagem sobre isso justamente agora.É que anova fisio de matias esta colocando o thera tog nele nas suas sessões pra ver se faz alguma diferença, ja que matias anda com a coluna "preguiçosa" ( sifose) enfim, quando vi aquilo tudo me preocupei logo..queria algo para região lombar apenas, vejo que a faixas so tbm não devem funiconar né? por que sobe...enfim, mas esse Spio ele da uma estruturada mesmo? corrige a postura? enfim...não sei se vale à pena investir num thera tog a essa altura!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!