Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Viva a Comunicação Alternativa.

Oi pitoquinhoooo! Saudades mil de escrever por aqui. Nem vou começar com a minha ladainha da mudança, mas tá puxado. Não interessa. Você é muito mais importante. E interessante.

Então... junto com a nossa mudança, entrou uma nova tia em nossas vidas. Na verdade, duas. Mas vou falar primeiro da tia Miryam Pelosi. Acho até que já tinha comentado dela aqui quando falei de busca  por escolas. Pois bem, a princípio ela faria apenas uma avaliação em você e nos daria algumas dicas de como estimular processos comunicativos em casa. É que a tia Miryam é mega, ultra, hiper lotada, tipo a tia Suzane. Mas...

Graças a mais um golpe de sorte (será?) em nossas vidas, calhou de um paciente sair justamente na época em que fomos lá. E assim, fomos não só agraciados com um horário com ela, como com o melhor horário possível dentro do seu rendimento diário. Na faixa das 10 da manhã.

Já fomos em dois atendimentos e por isso já consigo dizer alguma coisa. Estou gostando muito, perereco. Acho que vai ser muito bom pra você aprender a expressar o que quer fazer, de que quer brincar etc.

Pra tentar explicar mais ou menos o que é a comunicação alternativa, é buscar estratégias de comunicação para quem não está apto a se comunicar das formas usuais. Por exemplo, Antonio não fala e tem muita dificuldade com os bracinhos ainda. Mas tem um ótimo contato visual. Então, a ideia é buscar respostas, interpretar esses olhares e criar padrões para que ele possa repetí-los.

Falei do olhar porque é realmente o que você tem de melhor, filhote. Mas também estamos trabalhando mãos e braços. Muitas vezes fica complicado tentar entender o que você está indicando com as mãozinhas, mas tem horas que é claríssimo.


Enfim, é um trabalho de formiguinha, que exige muita paciência e, se possível, é bom segurar a expectativa. Pois o nervosismo, a ansiedade atrapalham muito nesse processo. E quem tem filho especial, sabe: a reação da mãe é tudo! nos consultórios. Desde pequenininho, você fazia as coisas de olho em mim pra ver se eu tava acompanhando, se eu tava aprovando... Lindo de se ver. Pois então, se eu te transmitir qualquer estresse você sente na hora e a coisa funciona pior ou até nem funciona.


No nosso caso, nesse comecinho, estamos trabalhando com coisas bem básicas como aprender a escolher entre dois brinquedos. Brinca-se com um, com outro. E, depois, mostra-se cartões com fotos idênticas desses brinquedos para você arranjar um jeito de dizer qual você quer brincar de novo. Na primeira sessão, mamãe duvidou um pouco de você e a tia Miryam até ralhou. Eu não tava levando muita fé que você tinha realmente escolhido ou se olhou ao acaso. Mas nessa segunda vez já ficou claríssimo como você escolheu com total consciência. Pela rapidez com que se deu a resposta.


E, filho, foi uma delícia constatar a sua inteligência! A gente desconfia, mas ter provas é uma satisfação sem tamanho.


Coisas importantes que 'aprendi': Sim e Não, mesmo com cartões de carinha sorrindo e 'X' é algo muito difícil. E vem depois. E outra descoberta útil foi a de que cartões com símbolos ou representações também são usados mais tarde. Primeiro, trabalha-se com as fotos idênticas para facilitar a associação.


Dever de casa da mamãe: fotografar seus brinquedos favoritos e alguns que você não liga mais e plastificar as fotos para fazer esse exercício do escolher em casa diariamente. Farei!


Que mais? Bom, uma coisa ainda difícil é achar o melhor posicionamento para essa 'brincadeira'. Como você fica muito aflito, querendo brincar e pegar tudo, acaba se desorganizando fácil. Por isso é brabo te manter em uma cadeira e até no chão numa posição que pareça confortável. Mas estamos tentando. Na última vez, você começou numa cadeirinha cheia de amarrações e cintos, com uma mesinha na frente;



 e terminou numa banheira que tem um banquinho dentro que eu achei o máximo! Depois fui saber que algumas mães já conheciam, que a sua amiga Bebel tem... mas eu nunca tinha visto e me apaixonei. Além de banheira, serve de cadeira mesmo! Pra ver TV e brincar. Estou prestes a comprar. Já pesquisei na internet e não vou nem esperar alguém viajar. Comprarei aqui mesmo, tamanho o meu entusiasmo.




E é isso. Estou botando muita fé nessa nova etapa. Pela velocidade das suas respostas em apenas dois encontros, acho que a gente vai longe. Ah! Uma coisa que ajuda muito nessa coisa da comunicação alternativa é o I-pad e seus mil aplicativos. Tia Miryam é a rainha deles. E adivinha? Papai acaba de comprar o seu fresquinho, fresquinho.

Beijo, pitoco! Lembranças da pitoca.

2 comentários:

  1. Existe um software de comunicação alternativa que é gratuito, criado pelo pai de uma garotinha portadora de PC:

    http://www.agoraeuconsigo.org/livox.php

    ResponderExcluir
  2. Olá querido, vovó ficou feliz da vida em saber que vc conseguiu mostrar claramente o brinquedo que preferia brincar. Aliás estou ansiosa pra conhecer sua nova tia Miryam e participar dessa nova atividade tão promissora. Bj perereco, e sabe de uma coisa, vc continua lindo e gostoso como sempre. Vovó te ama muito... muito... muito...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!