Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Senta Aí



Filho, temos muita história com o sentar. Como a que eu já mencionei aqui no blog algumas vezes em que a tia Laís, lá atrás, uma vez nos disse: 'quem senta, anda'. Tentando nos incentivar a não desistir jamais e a dar um passo de cada vez. O importante, ela conseguiu nos passar, era vibrar com cada conquista. Sem atropelar os sentimentos. E com força e garra a gente chegaria longe.

Uma outra história é o que o Dr. Marcio Cunha, nosso ortopedista, falou já mais de uma vez: quando sentar, põe aí o dobro do tempo pra andar. Ou seja, se sentou com 2, anda com 4. sentou com 3, anda com 6...

Bom, claro que nada nessa vida e, principalmente na nossa vida, é assim tão matemático. Mas ajuda ter alguns parâmetros.

Se bem que ajuda dependendo um pouco do momento da família que se descobre especial. No início, por exemplo, não era nada fácil pra gente lidar com essas previsões tão tardias... mas o tempo, a vida e nós sozinhos também aprendemos a seguir o tal conselho da tia Laís.

E assim, hoje tudo é mais tranquilo. Em vez de ficar pensando que o tempo está passando e você ainda não senta sozinho, o que dirá andar..., a gente deu uma trégua a essa coisa dos anos em idade e resolveu apreciar as pequenas conquistas. Como essa aí da foto em que você conseguiu ficar sentado sozinho com a super roupa do therasuit.

Ainda falta muito? falta. Mas quando que lá atrás iríamos imaginar que haveria outras formas de sentar ou de andar, que não com o próprio corpo? É maravilhoso hoje poder contar com o auxílio dessas super técnicas e apetrechos que dão um baita gás na nossa esperança!

Pra mim, esse mundo todo de possibilidades e tentativas abre um leque enorme e me faz pensar super feliz: Caramba, graças a isso tudo, meu filho poderá sentar, andar, correr antes do prazo que estava determinado!

Não dou a mínima hoje em dia em te ver de ortese, de roupa amarela, de spio, todo enfaixado, em andadores... Não sinto a menor tristeza ao te ver assim. Pelo contrário, é uma alegria tremenda!

Por isso, meu agradecimento público e geral a todas as empresas, pais de fihos especiais que viraram inventores, engenheiros engajados... Valeu, galera!

E às mães e pais que ainda estão presos na armadilha de ficar triste por pensar no filho numa cadeira de rodas, num andador, com um botão de gastrostomia... que se libertem e passem a enxergar essas possibilidades como parceiras e não como estigmas. A atitude dos outros em relação aos nossos pequenos, vai depender da nossa.

beijo, filhote!

4 comentários:

  1. Olá tudo bom!!!
    Sempre acompanho o blog do seu perereco, nesse seu post eu me vi em vc! Meu filho tem paralisia cerebral, nossas histórias são bem parecidas. Estou torcendo pela a habilitação do seu filhote. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Querido Antônio,
    é realmente uma grande emoção vê-lo sentadinho e como diz o ortopedista da Helena “ela tá quase lá...ela tá quase lá...“ não importa o empurrão ou o adereço...ele tá quase lá...Parabéns e bjocas

    ResponderExcluir
  3. Querido, cada conquista sua é mesmo uma grande emoção! A vovó estava lá na tia Suzane, nesse dia e ficou toda boba te olhando babando de alegria. Vc tb estava surpreso e muito feliz. Bj meu gato, gostoso demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Um viva ao Antônio!!!! E à família do Antôninho! Um viva às "tias" do Antônio! Um viva ao universo especial, que em primeira mão pode assustar qualquer um, mas com o passar do tempo nos ensina a apreciar os mínimos detalhes e perceber como essa vida reserva surpresas encantadoras... Bjs saudosos da Bebel e da mãe da Bebel =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!