Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



segunda-feira, 19 de março de 2012

Um salto para a Liberdade



Esse vídeo é daqueles que valem por mil palavras. Então, vamos a elas:

Bom, filho, você está incrível. Decididamente este tem sido o seu melhor período de progressos. E não dá para falar de uma coisa só. Porque, sim, aquilo que os médicos sempre nos disseram é uma verdade incontestável: vêm tudo junto.

A melhora da nutrição, que melhorou o estômago, que melhorou sua força e disposição, que ajudou no seu amadurecimento cognitivo, que ajudou nos progressos motores, que melhorou a funcionalidade, que diminuiu a frustração, que te acalmou, que te faz dormir melhor, que aumentou muito sua atenção, que... isso não tem fim. Posso ficar aqui até amanhã mudando a ordem dos elementos acima que o produto será o mesmo. Está tudo relacionado. E o que importa é que o resultado é: MELHORA! Muita melhora, muito ganho, muita felicidade, muita esperança, muita fé. Em você, em Deus, na medicina, no mundo...

Minha alegria assim tão evidente começou no início da semana passada quando você PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA conseguiu se sustentar em pé, segurando num andador. Ok, foram só alguns segundos e ainda temos muito pela frente para você conseguir dar passos sozinho com o andador. Mas a força nas mãozinhas com que você segurou direitinho o treco foi lindo e totalmente novo. Havia muita dificuldade de manter a mão firme e apertada antes. O fato de você não ter 'despencado', não ter perdido a força nas perninhas e dobrado o joelho é mais do que sensacional. E não importa se a ortese estava te ajudando. Antes, nem de ortese. Se você ficar em pé sozinho de ortese tá valendo muito! Enfim, foi muito emocionante. Pena que fiquei tão boba olhando que quando lembrei de registrar, você já estava caindo um pouco pro lado.























E até chegaram a sair alguns passinhos com a ajuda da tia Suzane. Felicidade total.




Aí... como se não tivesse bastado pela semana, na quinta-feira me acontece isso que está no vídeo lá em cima. Tia Suzane te põe de novo aquela roupa power, super, ultra do therasuit e não satisfeita engancha um monte de elástico em você. (isso também é parte do trabalho do therasuit) Eu já tinha visto imagens no youtube e já conhecia a técnica, mas nunca soube ao certo o que esperar de você com ela. No fundo, eu tinha até um pouco de receio porque a tia Suzane sempre falou tanto disso, que seria maravilhoso pra você, que ela tinha certeza que você ficaria ótimo etc etc etc, que eu tinha medo de nos frustrarmos um pouco. Mas ELA ESTAVA CERTA!!!!!!!!!!!!!!

Acho que nem nas melhores expectativas dela daria tão certo. Tudo bem que estamos numa fase boa, como eu disse, que você estava num dia bom, bem humorado e que tudo pareceu mesmo colaborar para a coisa, mas ainda assim é fenomenal.

Pode parecer exagero para quem olha, mas para nós, que nunca tínhamos te visto em pé sem um adulto junto, é um carrossel de emoções. Usei a palavra carrossel porque foi assim mesmo que me senti, meio zonza até com tantas alegrias juntas. Por te ver sozinho, por te ver claramente feliz por estar sozinho, por te ver de pé, por te ver dando saltinhos, mantendo a cabeça... Enfim, por reavivar tantas esperanças. Valeu, tia Suzane! Grande Antonio Pedro!






5 comentários:

  1. Driiii, que felicidade, que vitória, que maravilha!!! Parabéns para todos vcs, em especial para o nosso campeão AP! Fiquei emocionada com o vídeo, não tem como não ficar! Grande beijo!Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Antônio Pedro,

    parece que foi ontem que descobri o seu blog pela postagem "Natural" onde sua mãe falava sobre os temores da gastrostomia e a alimentação que não seria mais natural. Lembro de ter escrito um comentário que dizia que esta seria uma forma que com o tempo seria natural para vc e sua família e que nada como uma criança nutrida para a reabilitação.

    e hoje quanta diferença vc nem se parece o menininho daquela foto...crescido, alegre, sorridente e com olhares (fotográficos) até mais atentos - parece que vc está posando e se comunicando com a pessoa que está tirando a foto...é gratificante, emocionante e encorajador vê-lo assim. Saiba que é para nós uma grande felicidade ver que para Deus nada é impossível, principalmente quando a família colabora e derrama amor sobre nós.

    Parabéns papai e mamãe vcs são a alavanca deste processo!

    bjocas da Lelê para vc e para a fofucha da Marina.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriana. Sou a Melissa, amiga do Cesar do São José. Venho sempre por aqui, torcer pelos progressos do Antonio Pedro, mas hj esse post e essas fotos estão simplesmente demais!!! Como ele está confortável, com uma carinha de satisfação nessas fotos, e lindo!! Que vitoria! E a Marina está uma fofurinha. Parabens pela linda família q vcs formaram. Bjs em todos

    ResponderExcluir
  4. Sempre ele nos emociona ! Isso é apenas o começo, o Antonio Pedro ainda vai muito longe !
    Um beijo
    Luciene Pipe mãe da Manuella

    ResponderExcluir
  5. Oi meu querido, como a sua mamãe disse, esse vídeo vale mais do que mil palavras... mas a vovó teve o privilégio de participar dese momento especial e sentir ao vivo e a cores toda a sua alegria e euforia ao se ver sozinho e perceber que podia mexer as suas perninhas e pular como eu estava pulando na sua frente. Foi emocionante, ganhei um presente de Deus nesse dia, jamais vou esquecer o brilho de felicidade no seu olhar. No dia em que vc ficou em pé segurando no andador, a vovó não estava, mas só de ver a sua carinha de satisfação, nas fotos, me dá vontade de chorar de alegria e de esperança, por que tenho certeza, esse é só o começo de muitas e muitas outras grandes conquistas. Beijo, perereco sapeco, gostoso e lindão!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!