Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Medo

Oi filhote... mamãe deu uma pequena sumida. Motivos: falta de tempo pra sentar com calma para escrever e um pirepaque que você teve que deu um baita susto na mamãe. E é esse pirepaque que me 'inspirou' para o 'tema' de hoje: medo.

Já tinha um tempo que a mamãe não se sentia intimidada ou com bastante medo de que algo de ruim acontecesse com você. É uma sensação péssima que mistura tensão, incerteza e angustia onde nossa capacidade de fazer algo parece ficar totalmente limitada já que o que dá pra fazer é 'esperar e observar'.

Bom, sem muito drama, o que você teve pareceu uma hipoglicemia, uma espécie de queda de pressão, uma fraqueza, teoricamente por estar há muito tempo sem comer. E, ok, realmente você não tinha mamado naquela madrugada e comeu bem pouquinho da sua papinha de fruta de manhã, antes da fisio. Mas isso já tinha acontecido outras vezes e é muita coincidência ter sido justamente nesse período em que estamos tentando nos adaptar ao remédio chatonildo que, por mais que já tenham convecido a mamãe de que é melhor você tomá-lo, eu ainda te dou o treco todos os dias de cara feia.

Enfim, o fato é que você dormiu, que nem todos os dias quando chega da fisioterapia, e, quando acordou, estava bastante sonolento ainda. Até aí, tudo bem porque você estava mesmo mais inchadinho e com cara de sono nesses últimos dias devido à tal adaptação à medicação. Só que, de repente, a vovó chamou a mamãe com uma voz bem séria e estranha e quando cheguei no quarto você estava além do grogue. Te peguei rapidamente no colo e você parecia uma gelatina, nem conseguia abrir o olho e sua cabeça girava mole no eixo do pescoço. Junto com isso, você estava suando em bicas e bem frio. Minha adrenalina foi lá no alto, meu coração começou a bater a mil e, numa decisão rápida e impulsiva, te coloquei no peito pra mamar. Você começou bem devagar, mas foi voltando e mamando com cada vez mais vontade. Isso tudo deve ter durado, sei lá, dois minutos, mas me deixaram exausta e totalmente tomada pelo MEDO.

Até que eu realmente achasse que você estava melhor e, claro, depois de ter corrido atrás do tio Jofre e da tia Laís, senti muito muito muito medo, pacotinho. Não podia nem pensar em algo mais sério acontecendo com você...

Resultado: acabamos te levando no tio Jofre pra ele dar uma olhada, porque papai veio que nem uma flecha pra casa, depois que eu liguei pra ele e insistiu em te levarmos lá, mesmo que você já estivesse brincando e sorrindo de novo. Foi bom porque carimbamos nossa tranquilidade. Ele te examinou e disse que estava tudo bem e que pela minha descrição parece mesmo ter sido uma hipoglecimia que, apesar dele achar difícil estar associada ao remédio, pode ser sim que uma coisa tenha influenciado a outra. Ou seja, como você estava mais fraco e grogue já pelo remédio, sua resistência pode ter baixado um pouco. A tia Laís, sua neuro, também achou melhor irmos mais devagar com o andor e mandou ficarmos só na dose noturna para que você se acostume por mais tempo. Tínhamos passado já para uma dose à noite e outra pela manhã.

E assim estamos. Já passou. Mamãe já está melhor, mas foi um sustão. Isso aconteceu anteontem e hoje você já está totalmente normal. É dose, filhote... Ser mãe é muita responsabilidade. E um amor inexplicável.



Só para finalizar com responsabilidade: não sou contra o remédio. Tenho que adimitir que ele já diminuiu muito os espasmos e está te deixando mais organizado. O difícil mesmo é essa fase de adaptação. É mesmo muito complicada. Cada um é cada um e as reações são individuais.

5 comentários:

  1. Aposto minhas fichas todas na intuição da mãe, e nem uma só no treco, sugerindo uma consulta apométrica para avaliação. Bs.

    ResponderExcluir
  2. ai.. que medo mesmo! Mas foi só pra deixar a gente mais esperto! Gostei da intuição!

    Coé ap! Como é que tá? Pelo visto já está tudo bem, mas vê se cooooooome para ficar forte!! A dinda te ama e está com saudade!

    Beijos da dinda

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou taquicárdica até agora.Não consigo nem imaginar o susto! Mas hipoglicemia é assim mesmo, basta dar glicose que em milésimos de segundo a pessoa fica novinha em folha.É impressionante!
    Querido AP,não dá mais susto assim na sua mãe, hein?! Tem que comer bastante pra continuar com essas coxas deliciosas!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa foto.
    É MUITO amor mesmo ne? Aff, chega a doer.
    Não consegui fazer comentário do post de cima, achei que a cabeça e o tronco estão mais fortes desde que nos vimos da última vez.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Nana,
    Foi mesmo um sufoco!!! Não gosto nem de lembrar. Ainda bem que o "peitão" tava ali pertinho para êle se recuperar bem depressa. Mas já passou, pelo menos serviu pra vc saber que êle precisa estar bem alimentado antes de malhar, principalmente nessa fase de adptação ao remédio que vai ajudá-lo a se organizar
    melhor. E, AP, vê se não mata mais a vovó de susto, tá bem? Um beijão nessas bochechas gostosas e nesses pezinhos fofos que dá vontade de comer. Um beijão pra mamãe tb.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!