Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Expectativa

Nunca fui boa com expectativa, Antonio Pedro. É que a minha capacidade de 'desarme' quando eu me frustro é imensa. Aí, depois de muita porrada - perdão o termo -, mamãe passou a maior parte da vida adulta dela, segurando ao máximo a expectativa em relação a qualquer coisa que eu considerasse muito importante. Entrevistas de estágios, empregos, viagens, namoros, apartamentos... Sempre que algo muito bom parecia estar acontecendo, mamãe dava uma travada no freio de mão com medo de descer ladeira abaixo.

Bom, já contei aqui, que depois que você entrou no meu mundo, muita coisa mudou no modo de ser da mamãe. Passei a ser mais paciente, um pouco menos ansiosa, mais sensível, mais melosa, amorosa, menos fechada, menos crítica, menos dura com a vida. De carona nisso tudo, acabei me tornando uma pessoa mais otimista. Mesmo com muita tendência ainda a me preocupar exagedaremente com tudo e todos, mesmo com o medo ainda presente de que tudo dê errado, mamãe desde que você nasceu, virou alguém com mais... esxpectativa. Positiva, claro.

E, vamos lá, cheguei no meu ponto de hoje. É que exatamente por voltar a trabalhar com expectativas, por me deixar levar pelas marés boas, por me permetir curtir progressos, eu também, volta e meia, me lembro do porquê eu havia decidido há muito tempo não ser alguém assim.

Não é que eu não esteja gostando de ser embalada por boas vibrações na nossa história que, indiscutivelmente, até aqui, tem tido mais vitórias que derrotas. Mas é que, como eu disse, a minha capacidade de desarme é grande e eu ainda preciso muito aprender a lidar com ela. Mas estou tentando. E se alguém tem me ajudado nesse quesito, é o papai. Vai ser positivo e seguro assim lá na Suíça... Às vezes, eu acho que não é possível. Como o homem consegue não perder as esperanças jamais? Como ele faz pra não cair quase nunca? Da onde ele tira tanta fé, acho que posso chamar assim. Fé nele, na vida, na gente, em você.

Enfim, é ele quem, na maioria das vezes, segura a onda da mamãe, faz de tudo pra me mostrar o lado bom do lado ruim e até fala mais firme quando o que a mamãe precisa mesmo é de um 'tapa' pra acordar e sair da inércia do negativismo.












Tô falando isso tudo hoje porque digamos que a gente esteja numa fase conturbada aí em meio a história de seus espasmos, micro-convulsões, whatever... e isso tudo apareceu num momento em que estávamos tinindo em matéria de evolução motora. Ou seja, minha expectativa estava lá no céu, eu era só sorrisos, radiante de felicidade. E aí, bum, pintou mais um obstáculo pra gente pular.

Só que... desta vez a mamãe não caiu. Pelo menos, o tombo não foi assim tãããão dolorido. Foi mais uma 'catação de cavaco', sabe? Depois mamãe te mostra o que é isso. E, por isso, estou bastante orgulhosa. De mim mesmo, olha que humilde de minha parte... Mas é sério, acho que, enfim, consegui encontrar uma maneira saudável de viver com a expectativa. Algo como se permitir ter expectativas altas sim, viver intensamente e curtir tudo de bom que acontece sim, e não se abater tanto com as pedras que, inevitavelmente, surgirão no caminho.

Veja bem, pacotinho, isso é algo muito difícil de se fazer. Ainda mais quando a expectativa é em cima do que há de mais sagrado e amado no mundo, um filhote perereca lindo que nem você. O que me faz acreditar que se eu tô conseguindo me comportar assim em relação a você, posso me considerar totalmente curada em relação ao resto. Duvido mesmo que algum dia eu fique baqueada de novo por algum motivo como a perda de um contrato importante, o cancelamento de uma viagem de férias ou por uma chuva que estragou um churrasco de aniversário. Entende? Tenho certeza que, de agora em diante, conseguirei me comportar de uma forma próxima a do seu pai. Que acha verdadeiramente que se perdeu esse negócio, é porque outro melhor vai aparecer. Se não deu pra ir desta vez, ano que vem escolhemos um lugar melhor. Se tá chovendo, abre o guarda-chuva e ria vendo tudo molhado.

E é isso aí. Como disse seu pai, a novela espasmos não significa um intervalo, uma pausa, como eu falei pra ele. É apenas algo paralelo. Até porque você não deixou de seguir adiante na fisioterapia e nem de apresentar melhoras motoras. Apenas, junto com isso, temos tido que conviver com coisas chatinhas como eletros, consultas médicas e remédios. Mas já já a gente estabiliza e volta a curtir nossa arrancada para o sucesso.

Valeu, papai!

5 comentários:

  1. Adriana,
    isso mesmo! Na vida, quando menos esperamos, somos pegos de surpresa com algo totalmente inesperado e surpreendente, mudando completamente nossos planos. Mas temos que nos manter firme com nossos sonhos e planos, contornando esses obstáculos, e aprendendo com cada um deles!
    Sou a mãe do Felipe, como já havia mencionado antes. Mas antes do Felipe nascer, perdi uma gravidez muito, muito planejada. E sofri muito, me perguntando porque aquilo tinha acontecido, se era tão esperada... Sofri um ano, com a cabeça completamente conturbada. Mas serviu pra que eu aprendesse que não podemos cair de vez, com esses obstáculos. Temos que controlar nossas cabecinhas (como se fosse fácil, né?), pensando positivo, e olhando sempre pra frente!!!
    Vai dar tudo certo com o filhote lindo de vcs! E que bom que esse pai te ajuda a olhar pra frente!!! :)
    Com carinho, Patricia

    ResponderExcluir
  2. Grande pai! Grande chefe de família! Parabéns, querido Cesar, você tem a serenidade firme dos comandantes!

    ResponderExcluir
  3. Nana,
    Desde pequena, vc sempre foi muito determinada, exigente e preocupada, de tal forma, que até qd tudo parecia ir bem, vc achava que ainda poderia ser melhor. Eu percebia que vc sofria com essa cobrança exagerada de tudo de todos e principalmente de vc mesma. No começo eu me culpava achando que eu é que tinha passado isso pra vc, mas com o tempo vc superou e muito as minhas expectativas. Qd o Cesar apareceu na sua vida, com aquela serenidade e paciência que lhe é peculiar, eu pensei: Meu Deus! Tomara que esse relacionamento dê certo porque eu tinha certeza que ia te fazer bem e que vcs iam se completar, um ao outro. Ai, veio o AP (essa criança linda e cativante que quase matou agente de susto ao nascer), e vendo vcs dois mais unidos do que nunca, se dedicando incansavelmente e lutando junto com êle diante daquela situação inesperada (pareciam três guerreiros invencíveis), eu disse pra Zita naquela salinha na entrada da UTI: Êles não mereciam passar por isso! Mas o tempo foi passando... e hoje eu penso que se tudo isso tinha que acontecer, o AP teve a dádiva de ser filho de vcs e tenho certeza que êle veio ao mundo pra nos dar uma lição de vida, pra ensinar a vc e a todos nós a ter boas expectativas, nos tornar mais resignados, mais compreensívos e mais humanos.
    Bj grande da sua mãe que tem orgulho de vc e te ama muito.

    ResponderExcluir
  4. adriana, sou tatiana, tenho 27 anos, tenho paralisia cerebral, não sei se é o caso de antonio pedro. porem seja qual for o diagnostico não se desespere, pois é possivel se ter uma vida normal sim. é claro, depois de muita luta!
    hj, to na fisio[ não convencional, mas mto eficaz], to terminando uma faculdade[ e mto bem, por sinal] e posso dizer q sou mto feliz.
    já fiz de td um pouco: fisio convencional, hidro, yoga, dança entre outros.
    td isso, axo, q me preparou pra fazer o curto hj, então não desanime e bola pra frente q temos mto q lutar!
    bjus tata.
    ps:nao pude ler o blog td, pois meus oculos tão na otica ainda. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. É naninha, faço das palavras da mamãe as minhas... Eu te disse uma vez no jokey que achava que o ap era alguém de muita sorte por ter nascido filho de vocês, e completei dizendo que deus sabia o que fazia. Ele não nos dá nada que não conseguimos aguentar... Fica claro para qualquer um que você e o César fazem TUDO para ver o ap sorrir e ser feliz agora e no futuro, e isso só está dando certo pq os dois se ajudam. Sobre você cunhado, desde que o conheci sabia que você era para a minha irmã, rsrsrs comentei com o meu pai, N vezes, que se você não casasse com a nana, ela não casaria mais! rsrsrs Só alguém com muita serenidade e paciência para aguentar a antiga Adriana rsrsrs
    Valeu cunhado! Continue forte e confiante! Naninha fico muito feliz que você tenha aprendida a viver com expectativas, acredite, elas são necessárias em qualquer situação!

    Amo vocês!
    Ap, força rapaz eu sei que você vai passar por isso tudo rindo e dançando!
    Beijos da dinda!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!