Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 19 de junho de 2012

Fantasia

Então, dei o título desta postagem de Fantasia porque o que vou contar me lembrou muito histórias que já ouvi de amigas. E que vejo e escuto por aí. Bom, trata-se do fato normal e corriqueiro de crianças adorarem sair fantasiadas. Seja para escola, para o carnaval ou para a cama! Lembra, Flavis, quando você me contou que a Malu até pra dormir queria ser princesa?!

Pois bem meus amigos, neste último fim de semana Antonio provou ser gente como a gente. Uma criança como outra qualquer! que curte ficar fantasiado. No caso dele, de tigrão. hahaha.

Deixa eu explicar melhor: estávamos nós mais uma vez na casa da vovó Zita, nosso refúgio em dias de arrumação na casa nova (que, aliás, parece não ter fim... Agora, estão montando os armários), quando a tia Cris apareceu com umas roupas que estavam pequenas no primo Tutú pra saber se eu queria alguma pra você. Enquanto eu olhava, você brincava alegremente com o seu papai do jeito que mais gosta: só de fralda, rolando no chão, fazendo os exercícios personalizados que só ele sabe e você ama. Ao pegar um roupão do tigrão, fui rapidinho colocar na sua frente pra ver se ainda cabia. Menino... quando eu saí de perto, foi um escândalo federal. Papai, achando que era porque eu me aproximei e saí, te deu rapidamente pra mim. Mas nada de você parar de chorar. Eu falava, conversava, te dava beijinhos e a coisa só piorava. Foi quando lembrei do roupão e o peguei para te mostrar e te perguntar se era isso o que você queria. Pronto! O choro cessou na hora e um sorriso enorme se abriu no seu rosto. Eu coloquei então o roupão em você e assim você ficou até a hora de tomar banho, tempos depois.

Pra confirmar tamanha alegria de ver que você estava tendo um comportamento totalmente apropriado para a sua idade, de tempos em tempos eu falava - atenção, só falava - que ia tirar o roupão e no ato, você fazia beicinho e ameaçava chorar. Aí, eu dizia que então deixaria mais tempo e você voltava a brincar sorridente. Só mesmo diante da água rolando no chuveiro que você deixou o roupão de lado e foi fazer farra no banho.

É ou não é uma notícia maravilhosa!?

E assim tem sido, Antonio, desde que começamos a investir nessa coisa da comunicação. Há outros exemplos menos claros de que cada vez mais você está achando e impondo maneiras de se fazer entender. Na maioria das vezes, ainda é no grito, mas mesmo assim acho o máximo. Na tia Clara, há umas semanas, teve um dia lá que você estava da pá virada e não queria fazer nada de fisioterapia. E gritava mesmo. Como que dizendo "nããããooooooo". Tanto fez, que ela teve que dar um jeito de te exercitar de outra forma e, de medek, passamos à plataforma vibratória até o fim da sessão.

Outro teste que fiz ontem foi lá na casa da vovó Tella. Eu perguntava "cadê" cada pessoa e até a cachorra. E você olhava na direção certinha do dito cujo ou cuja. Com brinquedos também. Eu vi, por exemplo, que você estava super interessado nos adesivos que comprei na banca e aí - sem tirar da sua mão - eu apenas dizia que não estava na hora de brincar com os bichinhos que colam. Chororô instantåneo.

Ou seja, Antonio Pedro, eu continuo que nem uma boboca te testando sem parar, mesmo você mostrando sem a menor sombra de dúvida que entende a maior parte do que se fala a sua volta. Mas filho, juro que não é porque eu duvido de você e sim porque você não faz ideia da alegria que eu ando sentindo a cada vez que você me mostra a sua inteligência.

Olha aqui o meu tigrão.
Por isso, mães amigas queridas, a comunicação alternativa não é Fantasia. É pura realidade. Muitas vezes a gente duvida da capacidade desses pequenos especiais, mas eles são danados...

5 comentários:

  1. É isso ai amiga, o Antonio é um garoto muito inteligente e sua mãe além de não ficar atraz, não mede esforços pra ver seu filhão melhor a cada dia. bejão em toda a família Luciana e Jordanna

    ResponderExcluir
  2. Ei, Dri, eu estou encantada com a Comunicação Alternativa! Está sendo um exercício enorme para mim e para a pequena! Até contar histórias ela já sabe. Contou direitinho para a Miryam tudo o que fizemos no final de semana... é muito fofo! Detalhe, estou viciada em selecionar fotos, recortar e plastificar...rs acho que não pratiquei muito na infância ou tenho algo mal resolvido!!! Bjs...e com um roupão deste até eu ia querer ficar fantasiada de tigresa! Antônio não é nada bobo! Está lindão d+!

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo amiga!
    Malu ainda dorme de princesa.
    Ontem ela estava na minha mãe e contei que comprei uma camisola da Branca de Neve que vem com capa e tudo. Pude ouvir a vozinha dela do outro lado do telefone falando espantada: com capa??? hahahahahaha!
    É uma delícia!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus do céu! Que tigrão mais lindo!!! Vovó até copiou a foto pro celular, pra poder ver a qualquer hora que der vontade. E a sua mãe é uma BABONA mesmo, fala pra ela Antonio:
    " _ Mas é claro que eu sou muito inteligente mamãe, e vc sabe disso desde que eu era bem pequenininho, ora bolas!"
    E é mesmo. Sempre com esse olhar de lince, penetrante, acompanhando e prestando atenção em tudo a sua volta.
    Quanto a comunicação alternativa, vovó tb tá achando o máximo. Bj, lindão da vovó.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!