Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

querida Marina,

Essa é a primeira cartinha da mamãe pra você. É que tem umas coisas que eu queria deixar bem claras, antes mesmo da sua chegada. É que eu quero que você venha ao mundo com as certezas certas.

Bom, vamos lá: você vai ver, quando você chegar, que tem muita coisa pra você digerir. A sua vida, de cara, não será a de um bebê comum. Muito provavelmente, você vai perceber logo que a sua mamãe não vai poder ser só sua porque já tem aqui um irmãozinho que ainda precisa muito de mim. E de você. Mas é aí mesmo que eu queria chegar.

Marina, não quero que você venha ao mundo como que com uma missão pré-definida. Não quero que você se sinta pressionada ou de alguma forma 'programada' para ajudar seu irmão.

Não foi por isso que fizemos você. Juro. Sei que você vai ler algumas coisas, que vai ouvir outras e que pode parecer que desde sempre pensávamos num outro bebê para ajudar no desenvolvimento do seu irmão. Filha, seria mentira se eu dissesse que o tema não apareceu sim em todas as vezes em que falávamos em outro filho. Mas nunca passou pela minha cabeça que esse fosse o único ou o principal motivo. Pra mim, isso é consequência.

Pra mim, Marina, isso vai acontecer naturalmente devido a todo o amor que existe aqui na nossa casa, na nossa família e que também daremos a você.

A começar porque com ou sem os problemas que aconteceram com o Antoninho, mamãe sempre teve vontade de ter mais de um filho. Sempre sonhei com mesa cheia, com Natal animado, com um monte de criança correndo pela casa. Ou seja, você viria, desejada da mesma forma, de todo jeito.

Mas não podemos mudar os fatos. E a nossa realidade atual é que quando você chegar, vai ver que o seu irmão não é como o dos seus amiguinhos. Há uma grande possibilidade de você falar, andar, correr... bem antes dele. E isso pode vir a ser estranho se não aprendermos todos a lidar e a conviver com isso de uma forma bem natural desde o início.

Esse trabalho é da mamãe e do papai, mas também vai depender de você abrir o coração para a nossa família como ela é e, principalmente, para o seu irmão. Que você vai ver. É o serzinho mais meigo do mundo e tem um sorriso que cativa qualquer um. Eu duvido que você não vá querer de bom grado tentar ajudá-lo, como todos nós aqui fazemos com prazer.

Não quero que você o trate diferente. Nem que sinta ciúme exagerado por alguma situação mais delicada em que a mamãe precisará estar mais presente ao lado dele.

Prometo que vou sempre te explicar tudinho e tentar fazer você entender as coisas como elas são de verdade, com toda a delicadeza que eu conseguir. Nunca farei nada sem conversar ou sem te ouvir. Vou ficar muito atenta sempre para não deixar passar nenhum momento em que você também precise muito de mim. E juro que vou te encher de carinhos, abraços e beijinhos como faço com ele o dia inteiro quase...

O que eu mais quero, Marina, é que você nasça saudável. Que você venha ao mundo para nos alegrar ainda mais. Que, como o Antonio, mas ao seu jeito, você nos ensine mais e mais sobre a arte de amar. E que aprenda também. Conosco e com ele, a ter vontade de viver.

Estamos te esperando. De braços abertos.

5 comentários:

  1. Linda carta!
    Que a marina venha com tudo!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Emocionante!
    Renata (amiga da Flavis)

    ResponderExcluir
  3. To chorando, lógico! E agora no trabalho. hahahahaha!!
    Amiga, ela vai amar essa família, vc tem dúvidas e vai entender e colaborar com tudo. Ela vai nascer numa casa onde tem uma criança especial mas que para ela vai ser tudo natural desde sempre!
    Vai amar o irmãozinho e ele ela. Aliás.... essa é a coisa mais linda de ser mãe de dois. Ver o amor entre eles. Beijão

    ResponderExcluir
  4. Que carta linda Nana, já li várias vezes, em dias diferentes, mas sempre me emociono muito e choro daquele jeito frágil e pleno como o amor que vc dedicou a Marina com suas palavras repletas de carinho. Tenho certeza que a Marina vai chegar saudável e cheia de vida, trazendo muita alegria e mais energia positiva para esta família maravilhosa, que ela terá o privilégio de fazer parte. Bjs pra vcs todos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!