Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Corrente do Bem

Bom, filhote, mamãe ia dar uma sumida. Pensei muito se vinha aqui ou não compartilhar os últimos acontecimentos. Sei lá, por nenhum motivo grave, apenas por estar meio lelé da cuca e querer de repente um tempo mesmo de paz e silêncio para deixar as coisas seguirem seu curso. Mas, depois, sabe, lembrei de tanto apoio que já recebemos por aqui... Aí, achei que seria, no mínimo, injusto sumir sem dar explicações, sem contar que fim ou não levou nossa novela nutricional... Enfim, acabei resolvendo vir sim dividir nossas questões com quem sempre nos quis tão bem. E depois também fiquei pensando que é importante deixar o máximo de informações registradas aqui para ajudar quem quer que seja e também para lembrarmos no futuro de como as coisas aconteceram.

Seguinte: olha a bomba, mamãe e papai decidiram adiar sua cirurgia.

Aí, você deve estar pensando: mas que gente doida. Tanta espera, tanta ansiedade, tanto sufoco, após finalmente conseguirmos o exame...

Pois é. Mas calma que a sua mãe não é tão louca assim. E eu nunca tomaria uma decisão dessas sem boas justificativas.

Então, acontece que a coisa demorou tanto que nesse meio tempo, algumas coisas mudaram. A principal delas, acho que já mencionei aqui, é que a sua ingestão e aceitação de líquidos melhorou 100%. No início, ainda estávamos meio cabreiros, sem saber se aquilo era fase ou se você ia se firmar mesmo como bebedor oficial de água, sucos, leites e afins. Firmou. Nada de mamadeira. Seu negócio é beber direto do copo e você está fazendo cada vez mais direitinho. Não importa se a cada 'copada' é uma troca de roupa. Pode babar o quanto quiser e sujar a mamãe toda também. Não me importo. A gente lava quantas roupas forem necessárias. O bacana é que fomos conseguindo aumentar o volume e o número de vezes aos poucos e hoje você já ingere boa quantidade de líquido reforçado de 3 em 3 horas.

A outra coisa quase inacreditável que também aconteceu aí durante essa longa espera pela cirurgia é que você também resolveu comer mais e melhor. Foram-se os escândalos homériocos, os engasgos pelo nariz e as ânsias de vômito também praticamente deapareceram. Ainda é bastante demorado, você reclama, esquece de mastigar, se mexe horrores, precisamos de um aparato considerável de palhaçadas da vovó e de quem mais se candidatar, mas... Você foi aceitando, aceitando... e hoje estamos conseguindo uma média de 180gr no almoço e no jantar. Às vezes, conseguimos 200! Pra você ter uma referência, o indicado seriam 250gr. Ou seja, pra quem há 1 mês não estava comendo nada!,não estamos tão longe assim do sucesso.

Bom, a que a gente credita essa melhora inesperada? Seu pai que não me ouça, porque ele sempre falou que esse era seu maior problema, mas acho mesmo que ele tinha razão... O fato é que desde que você passou a dormir melhor por sentir menos dores na boca devido aos dentinhos que não param de nascer, tudo passou a fluir. Acho também que o fato de já estarmos há um tempo com as medicações de refluxo deve ter ajudado. Mas o principal mesmo é que a sua boca deve estar mais aliviada.

Ótimas notícias? Até são. Mas aí vêm os poréns. O maior deles ainda é em relação ao seu peso. Devido a sua fase crítica, descobrimos que você perdeu quase 1kg do peso que já era insuficiente para a sua idade e estatura. Atualmente, já recuperou um pouco, mas ainda está abaixo da marca do início de julho, quando o tio Jofre falou que estava mais do que na hora de fazer a gastro. Ou seja, pela lógica numérica, agora seria mais indicado ainda. Só que a gente decidiu te dar um crédito. Afinal, você merece, não? Por tudo o que já mostrou ser capaz durante outros vários momentos difíceis por que já passamos. Essa é uma decisão responsável? Aí é que tá. Não estou tão segura. Mas ao mesmo tempo não consigo deixar de acreditar que você vai conseguir, sabe? Sei lá, é como se alguma coisa lá no fundo, uma esperança, fé... enfim, algo me dissesse que nada disso foi à toa. Essa demora, essa dificuldade de marcar a cirurgia... Como se tudo fosse de propósito para você ter tempo de mostrar seu potencial de recuperação. Será? Não sei. Mas estou torcendo. Estamos.

Outro ponto é que é uma decisão que nos deixa totalmente na corda bamba. Como essa sua aceitação é recente, não temos firmeza ainda para saber se é pra valer. Meu medo é que um dente de novo, um resfriado, uma virose... algo aconteça e faça você não comer de novo por um período e aí, a gente vá ladeira abaixo outra vez. E, nessa, vamos perdendo tempo. Se fizéssemos a cirurgia, teríamos uma opção por onde te alimentar.

Mas aí, vem outra questão, que também fez com que eu repensasse as coisas. É que pelo que tenho conversado com outras mães em que os filhos foram recém-gastrostomizados, descobri que o pós-operatório é ainda mais difícil do que imaginávamos. Desconforto pela sonda, gases, posicionamento para comer, cuidados com a cicatrização... Tudo isso num bebê que se mexe sem parar que nem você, que já não dorme bem e tem dificuldades para achar posição, começou a me colocar um pavor sem fim. Já estamos tão cansados de noites mal dormidas em que bem ou mal sempre conseguimos colocar você no colo, agarradinho com a gente para descansar um pouco. Imagina se não tivermos essa opção de te acalentar em nosso peito? Não consigo visualizar você tendo que dormir de barriga pra cima, sem podermos 'amassar' a sonda. E nem você durante todo o dia sem mexer com o treco pra lá e pra cá...

É, filhote... decisões de mãe e pai não são brincadeira... Mas, quero te dizer que somos sim responsáveis. E que traçamos um plano pra você. Quinta-feira agora iremos num nutrólogo para que ele faça pra você uma dieta hiper calórica, dentro do volume que você tem conseguido ingerir. Depois disso, daremos uns 15 dias para ver o resultado dessa dieta. Se ao fim desse período, você ganhar um peso razoável, a gente continua nesse caminho. Se não, ligamos para o cirurgião para marcar a cirurgia. E nada impede também que isso aconteça mais pra frente. Ou seja, se por algum motivo você voltar a não comer, a gente intercede a qualquer momento e faz a gastro. Só não quero que passe muito tempo porque a minha barriga vai crescer e em janeiro, nasce sua irmã. Por isso, coloquei aqui pra nós um limite aí de até novembro para realizar a gastro.

E é aí que vocês entram, pessoas! Quero acionar imediatamente a grande Corrente do Bem que sempre acompanhou o Antonio Pedro. Qualquer oração, reza, crença, macumba, pensamento positivo... é válido. Precisamos de vocês mais uma vez para tentar vencer mais essa. Vocês duvidam que ele seja capaz mais uma vez? Eu não.

Dou notícias.

7 comentários:

  1. Dri, Eu não sou médica nem mãe, mas acho que você está fazendo a coisa certa. Com certeza o AP vai nos surpreender mais uma vez! Beijos Deca

    ResponderExcluir
  2. Dri,
    Se depender de pensamento positivo e muita reza pra Papai do Céu, pode contar comigo (e com o Felipinho, porque é com ele que eu rezo todas as noites!!)!!!
    Amei a notícia, que bom que ele tá ingerindo líquidos bem, que bom que tá um comilão!!! :)
    Vai tudo dar certo, Dri!!! Vai sim!!!
    Manda um beijão pra ele e estamos sempre na torcida!!!!
    Beijos,
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Vai dar tudo certo sim!!!!
    Ele vai conseguir e vai ficar gordinho, fortinho e feliz!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida, continuo acreditando muito em vcs!!! E na fé de vcs. Por isso, conte SEMPRE comigo pra rezar, pedir, enviar à vcs minhas melhores energias e a certeza de que vcs não estão sozinhos. NUNCA!!! A equipe terrena é forte, mas a equipe espiritual mais ainda. Vamos em frente!!! Bjsss Eliane

    ResponderExcluir
  5. nao é por nada nao mas acho que vcs demoraram muito tempo pra procurar um nutrologo ja que ele sempre esteve muito abaixo do peso devia ter esse acompanhamento desde que nasceu..agora com quase dois anos...aff...e tirou ele do peito? espero que nao..ao menos ele ingere mais calorias.
    Rosa Maria
    Muritinho - PR

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Roberta e tenho João Pedro que tem 8 anos, realmente a gastro é uma decisão dificil, pra mim tb foi, tenho até um post sobre isso, mas meu João teve que fazer devido a aspirar e ter pneumonias decorrentes da aspiração, mas vc como mãe sabe melhor do que ninguém o que é melhor pro seu filho. Quanto a pegar no colo, dormir, tudo segue normal com a gastro, meu João usa botton e tem vida normal, faz hidro, fica de bruços. Hoje eu sei que foi a melhor coisa que fiz por ele, mas cada criança é uma criança e vc vai sentir quando for a hora ou se realmente ele não necessitar. De qualquer maneira estou na torcida pra ele não precisar.
    Bjs e que Deus abençoe vcs!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana, vcs estão seguindo a intuição de vcs...a linguagem dos sinais...e isso é muito válido...acredito muito nisso! Vale a tentativa! Vai que dá certo?! Fé...estamos na corrente com vcs! Um beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!