Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



domingo, 3 de abril de 2011

Mudança Tática

Oi Antonio!

Já foram duas semenas de mamãe à distância e você continua se comportando bem, comendo direitinho, bebendo melhor! e, o principal, sem me dar nenhum susto. Meu temor maior. Imagina, mamãe lá longe e você inventando de ter uma febre, uma crise de choro, dores, enfim... Sei que vai acabar acontecendo, mas esses primeiros dias de paz têm sido essenciais.

Mas, vamos lá, mamãe quer te contar hoje que a gente precisou fazer algumas adaptações para que nosso tempo juntos, que agora não é mais o dia inteiro, pudesse ser mais bem aproveitado. Vamos trocar de novo de fisioterapeuta.

Foi uma decisão bem difícil, pacote. Mais sofrida ainda do que quando saímos da tia Bárbara, no meio do ano passado. É que acabamos nos ligando mais ainda a tia Eliane, que, você bem sabe, é um doce de pessoa. E super competente. Deus sabe o quanto ela foi importante para nós nesse período que nos acompanhou. O balanço, o carinho, os ouvidos para escutar a mamãe... Convivemos com uma pessoa muito especial, Antonio Pedro. Tão especial que foi capaz sem mágoa nenhuma de nos entender, de entender esse nosso momento.

O que acontece é que o consultório da tia Eliane é bem distante da nossa casa. E acabávamos, para piorar, pegando muito trânsito na volta. No início, como precisávamos demais dela, do balanço... mamãe nem se importava com isso. Os benefícios eram maiores do que qualquer contra-tempo. Eram mesmo. Tenho certeza que a tia Eliane é uma das principais responsáveis pelos seus ganhos nesses últimos meses, principalmente, em relação a sua organização geral. Quando começamos com ela, você ainda era um bebê muito assimétrico, irritadiço, descompensado. Hoje, apesar de ainda termos muita coisa a conseguir, você já está bem mais próximo de encontrar o eixo.

E é só por isso, como eu disse para ela, que fui capaz de pensar na possibilidade de te tirar de lá. Parece contraditório, mas não é. Ela foi tão boa para nós, que a mamãe hoje sente segurança de tentar arriscar uma outra coisa. É como foi com as crises convulsivas. Enquanto elas existiam, eu não cogitava ficar longe de você um segundo. Depois que elas foram embora, eu consegui até voltar a trabalhar! E assim é também em relação à fisioterapia. Enquanto você era aquele bebê desorganizado, nem passava pela minha cabeça mexer em time que estava ganhando. Mas hoje, com você mais maduro e seguro, consigo ter o pensamento mais maleável e consigo voltar a levar em consideração todas as variáveis. Como, por exemplo, as desvantagens de um deslocamento maçante e demorado.

Não tinha muito jeito. Ou era isso ou a mamãe não ia mais poder ficar com você nas suas sessões de fisio. Não estava dando tempo deu chegar no trabalho na hora certa. E aí, mamãe acabou falando daqui, perguntando dali, fuçando acolá e acho que achamos uma alternativa satisfatória.

Nossa nova rotina de fisioterapia começa amanhã. Será na mesma casa onde já vamos toda quinta-feira para a sessão de T.O. com a tia Suzane. Sua nova terapeuta chama Alexandra, ela trabalha para a Tereza Golinelio, que segundo a própria tia Suzane e às pesquisas da mamãe é fera. Fizemos uma avaliação com ela e gostamos bastante. Agora é ver como será daqui pra frente. Eu estou levando fé, filhote.

Até porque, filho, isso você vai aprender durante a sua vida, mudanças podem ser muito positivas. A mamãe adora sacudir a poeira de vez em quando. É bom para dar um gás novo, para conhecermos outras coisas, outras pessoas, outras técnicas. É como começar de novo, mas não do zero. É uma injeção de gasolina, de ânimo. Enfim, faz bem.

Na pior das hipóteses, a gente volta ao que era antes. Volta a pedir arrego para a tia Eliane. Nada é definitivo, Antonio. Tudo na vida é tentativa e erro. Com você tem sido assim desde que iniciamos aí nosso caminho cascudo. Seja em relação a médicos, remédios, terapias, brinquedos, acessórios... Uma hora a gente acerta. Ou melhor, cada coisa tem sua hora certa. E, talvez, essa era mesmo a hora de mudar.

Mamãe deixa aqui um beijo enorme, com muito carinho para a tia Eliane. Eu e você seremos gratos a ela para sempre. Ela já faz parte da nossa história. Que agora está iniciando um novo capítulo. Boa sorte para gente, filho. A gente merece.



6 comentários:

  1. Nossa Adriana, que decisão difícil! Mas, definitivamente vc sabe o que faz! Tenho certeza disso. Vc é muito lúcida, sensata e coerente. Além do mais, sempre encontra uma alternativa legal. Que bom que está tudo bem!
    Boa sorte nesta nova etapa! Acho que vai fazer muito bem pra ele uma "nova pegada". Mas acho que até nós vamos sentir saudade da tia Eliane! Rsrsrs...Um beijo grande e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, queridos!!! É a tia Eliane que mais uma vez deseja a vocês MUITO sucesso nessa nova etapa!
    Apesar da saudade, minha torcida por vocês é enorme!
    Beijos com carinho,
    Eliane.

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriana. Meu nome é Marcelo e falo de Recife. Me identifiquei muito com o pouco que li do seu blog. Já achei legal porque é parecido com o do meu filhão Matias. Por sinal, ele é apenas 1 mês mais novo que o fofíssimo Antônio Pedro. Depois de amanhã teremos uma importante entrevista na escola que queremos colocá-lo e vi que o AP também já tá frequentando uma né. Legal! Bom, amanhã quando minha esposa paulinha acordar falarei do seu blog pra ela entrar. O nosso é www.matiaspresentededeus.blogspot.com Deus abençoe essa família linda nessa caminhada! Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriana, eu como sempre estou por aqui com vocês acompanhando e torcendo muito pelo Antonio Pedro, e vai dar tudo certo no final como esta dando para mim. Querida aonde é essa casa que você faz as terapias do Antonio?
    Um abraço em vcs dois.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pepê,
    Tia Cris não comenta muito o que sua mamãe escreve pq quase sempre fico com os olhos cheios de lágrimas e não acho as teclas para digitar. Mas enfim, agora estou conseguindo. Estamos sempre torcendo por vcs e prontos para ajudar no que precisar. Sempre. Aproveito para agradecer a Tia Eliane por toda a ajuda. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Luciene, a casa fica no Jardim Botânico. Em frente ao parque lage. é onde fica tb o consultório da nossa neuro, a Dra. Laís Pires. esqueci o nº... vou tanto q está no automático. mas se vc quiser mesmo saber mais informações e tal, me manda um e-mail q eu te passo o telefone.
    avbmaia@globo.com

    bjs, e brigada pela força sempre!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!