Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ciência x Vivência

Filhote, hoje a mamãe vai fazer um post mais filosófico, reflexivo, como há um tempo não escrevo...

Quero começar te dizendo que eu costumava ser uma pessoa muito prática, realista. Nunca fui de me iludir muito com nada. Dentro dessa linha, nunca acreditei, por exemplo, em horóscopo. Mas fala-se que Capricórnio é terra, é pé no chão.

Esse viés 'ver para crer' me acompanhava em tudo. Desde o aspecto religioso, que é ainda o mais difícil pra mim, até coisas mais banais em que a minha conduta sempre foi antes duvidar para depois pensar em acreditar.

Pois bem, por que a mamãe está falando essa lenga-lenga toda? Porque se eu tivesse ouvido o que eu ouvi do nosso ortopedista na época da 'antiga' Adriana, eu daria toda razão a ele. Mas hoje, depois de você, de tudo o que já nos aconteceu, achei engraçado como foi possível, internamente, duvidar do cientificamente válido.

Vamos lá, antes de explicar melhor, quero deixar claro que o Dr. Marcio Cunha é um excelente ortopedista e que já é nosso conhecido de outros carnavais... Ele já operou quase a família do seu papai inteira, incluindo, os dois pulsos da mamãe aqui, que teve duas tendinites seríssimas e raríssimas.

Adoro o Dr. Marcio, grandão, com aquele jeitão direto dele, sem frescura. Mais do que médico, ele é mesmo um amigo da família Matos. Sempre a postos para tirar dúvidas, dar uma olhada em joelhos, colunas e afins... Na verdade, foi uma grande coincidência a vida fazer com que ele fosse o especialista em casos como o seu, de crianças com problemas neurológicos. Quando que eu ia imaginar há 10 anos, numa maca para operar a mão, que mais tarde, estaria o procurando para olhar o meu filho...

A vida é engraçada mesmo. Cheia de entrelaces, como naqueles filmes de muitas histórias que se cruzam.

Enfim, desde que descobrimos que você apresentava atraso motor, que ouvíamos falar da necessidade de um acompanhamento de um ortopedista mais pra frente. À medida que você foi crescendo, esse momento foi chegando mais perto. Até que a tia Suzane comentou que talvez já estivesse na hora. Conversando com a tia Laís, ela disse que sim já podíamos fazer uma primeira consulta, ainda que ela achasse que nada precisaria ser feito ainda. Mas que não custava 'dar uma olhada'. Quem foi o ortopedista que elas indicaram? O Dr. Marcio. Por isso, falei da coincidência. Elas não sabiam da nossa relação antiga com ele.

Bom, liguei pra ele, contei rapidamente a sua história e marcamos uma consulta. Que aconteceu na quarta-feira passada. Fomos lá eu, você e papai.

Começamos bem. Assim que ele bateu o olho em você, disse o que já ouvimos tantas vezes, mas que nunca é demais ouvir de novo. Que você tinha uma cara ótima. Parecia ser super inteligente. E que isso vai te ajudar muito a conquistar o que o seu cérebro precisa. Resumindo, ele deixou claro que leva fé em você, Antonio Pedro.

Quanto aos seus ossinhos e músculos, estão todos no lugar e na margem de segurança. Ele explicou que, ainda que você tenha alguns movimentos viciados e outros que ainda são reflexos que já deveriam ter sumido se você não tivesse nenhuma lesão, nenhum deles está causando deformação. Como você não tem espasticidade, que é quando os membros ficam bem endurecidos e esticados, melhor. Falando de forma mais técnica, a sua atetose, que é a flutuação de tônus, acaba sendo menos problemática para a questão ortopédica. Já que você se estica, mas também relaxa. Muito... É o que se chama de hipotonia.

Enfim, só voltaremos lá daqui a dez meses, só para ele ficar te acompanhando mesmo. Segundo o Dr. Marcio, dificilmente você vai precisar de alguma cirurgia, aplicação de botox ou qualquer outro procedimento mais invasivo.

Tá. Tudo ótimo. Então, por que a louca da sua mãe começou falando que ouviu algo que pareceu ruim?

Porque... o Dr. Marcio não acredita em fisioterapia. Para ele e para a ciência, no caso a medicina, não há nenhum estudo que comprove resultados conclusivos da eficácia da fisioterapia em crianças com problemas neurológicos. Ele é um pouco da linha do Sarah. Que acredita que o que você vai ou não conseguir fazer depende inteiramente da capacidade do seu cérebro de conseguir ou não achar caminhos alternativos. E a fisioterapia não tem nada a ver com isso. O tempo que você vai levar para conseguir fazer ou não as coisas é o seu tempo, pessoal e intransferível. E a fisioterapia não teria o poder de acelerar ou mudar esse prognóstico. Ou seja, para o Dr. Marcio, seu futuro depende inteiramente da força de vontade e inteligência do seu cérebro. Tudo o que estamos fazendo seria meramente especulativo e sem embasamento teórico.

Porrada na cabeça? Talvez. Se eu fosse quem eu era antes, como falei lá no início. Mas, hoje, após ver tantas melhoras incríveis em você; depois de presenciar tanta coisa que nem tem a ver com a parte motora, mas que pareceram verdadeiros milagres, não posso mais dar tanto crédito à ciência.

Nossa vivência, filho, já deu todas as provas de que precisávamos para crer que tudo é possível. E mais: que nada é à toa. Acho que essa última frase é ainda mais importante que a outra. Tudo o que fazemos, pacotinho, acaba trazendo algo de bom. Não tenho a sensação de ter feito absolutamente nada que tivesse sido em vão.

Estou falando isso, porque na pior das hipóteses, se a fisioterapia não adiantasse de nada mesmo, já valeria pelo incentivo que você sempre recebeu de todas as que já colocaram a mão em você. Da pioneira tia Bárbara a nossa mais recente aquisição que é a tia Alexandra, todo mundo que te conhece, se apaixona e instantaneamente acredita em você, no seu potencial. E aí, a mamãe volta para aquele lance de energia. Tanta energia boa a sua volta só pode fazer bem, só pode fazer com que você queira melhorar ainda mais. Mais do que seu instinto natural de nunca deixar de tentar.

Pra terminar, o próprio Dr. Marcio, lá pelo fim da consulta, disse: "um pesquisador americano fala algo em que aí sim eu acredito: mais importante que a fisioterapia é o fisioterapeuta'. Acho que o que ele quis dizer é bem por aí, bem parecido com que a mamãe falou acima. E, nesse quesito, filhote, de bons terapeutas, sempre estivemos bem servidos. Por isso, seguiremos em frente, sem jamais deixar de acreditar na sua melhora. Seja pelo exercício físico em si, seja por todo exercício emocional que tanta gente faz com a gente há tanto tempo... Deixo aqui o nosso 'muito obrigado'.





3 comentários:

  1. Oi Adriana, conheço o Márcio. Realmente ele é o cara! Se vc me perguntasse também indicaria ele pra olhar o pacote!
    Mas concordo com tudo o que vc falou!
    Energia, fé e esperança são tudo ! E as pessoas transmitem isso pra AP enquanto manipulam ele!
    Perfeito!
    E vão bora!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. oi descobri o seu blog atravez da fisio renata marques.minha filha faz medk com ela ,e estou tendo otimos resultados te desejo muita sorte,fé que é a base de tudo para nossos pequenos guerreiros.
    tudo é no seu tempo ,e deus sabe o tempo de nossos filhos vc é uma mae guerreira cada uma com sua história e com certeza a vitória de nossos filhos um abraço seu filho é muito lindo parabens.

    ResponderExcluir
  3. Olá pacote, neneco, fofucho, menino grande... coisa mais gostosa da vovó,

    A mamãe está certa qd fala que o que importa, independente do que é comprovado ou não pela ciência, é que vc sempre esteve rodeado de energia positiva por todas as pessoas que te acompanham nessa batalha do seu cérebro para vencer a questão motora. E isso é mérito dela, pois desde que vc nasceu ela pesquisa incansavelmente tudo que pode te ajudar e escolheu a dedo essas pessoas maravilhosas que fizeram ou fazem parte da sua vida. Sem contar, que essa energia que vem de vc, que tem o poder de contagiar a sua mãe, sua família e todo mundo, é o começo de tudo e tb responsável por todas as suas comnquistas até hoje e por todas que com certeza vc ainda vai alcançar.
    Bj grande da vovó corujona de carteirinha que está sempre torcendo por vc e te ama muuuuuito!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!