Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Jeito

Jeito. Tá aí uma coisa que a sua mãe nunca teve e tá sentindo na pele a falta que faz... Pois é, filho, quem diria que um dia eu dependeria do tato alheio. Logo eu que nunca me importei muito em ser cuidadosa com as pessoas e seus sentimentos. Não por querer, que fique registrado. E sim por pura falta de jeito mesmo. Mamãe já magoou muita gente devido a essa lacuna do fino trato. E hoje estou aqui, ainda abalada com uma situação um pouco inesperada. Com essa mudança toda que deu-se na sua querida mãe desde que você nasceu, fiquei indiscutivelmente mais sensível e agora estou sofrendo as consequências.

Mas achei importante deixar algumas coisas aqui para outras mães em situação parecida com a minha que por ventura cheguem a esse blog um dia.

Bom, o negócio é o seguinte, é que depois de um tempo lidando com toda a junta médica que acompanha o caso de uma criança que precisa de cuidados e tratamento especial, os médicos acabam fatalmente achando que você é mais um da turma deles. O dia-a-dia, as conversas francas, enfim, o convívio, termina por derrubar de certa forma a barreira profissional e sem querer alguns perdem a preocupação com o que e como devem falar as coisas para nós, reles mostais. Caem-se os panos e hipóteses, diagnósticos e prognósticos passam a ser discutidos abertamente. Sinto isso hoje com todos os médicos e terapeutas que te acompanham.

Por um lado isso é bom, pois acabamos nos sentindo realmente à par de tudo, sem aquela sensação comum de que estão escondendo algo de você. Mas por outro é aterrorizante já que volta e meia alguém solta uma ou outra hípótese que se transforma em agonia profunda até que se chegue realmente a alguma conclusão.

Por causa disso, vivo sempre angustiada com o que pode ser que você esteja apresentando, pacotinho. Até porque tudo nessa área neurológica é muito incerto. Tudo pode acontecer. São milhares de possibilidades e, no fundo, ninguém sabe que bicho vai dar. Mas nem por isso, eles deixam de especular. Aí, qualquer espirro diferente pode ser desde um simples espirro até um sintoma de uma síndrome raríssima.

Não sei ainda como lidar com isso, com essa tal angustia. E nem sei dizer se preferia que eles me incluissem fora dessa. Acho que não. No fundo, prefiro a verdade nua e crua. Mas o fato é que de tempos em tempos, mamãe vive uma nova preocupação à respeito do seu quadro. No momento, são uns certos 'sustos' exagerados que você sempre teve desde novinho e que agora está se desconfiando serem pequenos espasmos, algo como choques causados por impulsos nervosos quando eles passam pela área lesionada, micro convulsões.

Não sei direito ainda no que isso implica, até porque não há certeza de nada. Marcamos um eletro para os próximos dias e só então saberemos de mais alguma coisa. De qualquer forma, é assustador ficar em pânico de novo. Não me sentia assim desde a época que antecedeu a sua ressonância.

Enfim, o que me deixou chateada foi como aconteceu o levantamento de mais essa hipótese. Estávamos numa de suas consultas quando, de repente, o terapeuta em questão fez uma cara preocupada quando você fez lá o tal do susto, espasmo, o que for... e numa voz tensa me disse para falar com a sua neuro urgente. Tudo bem, acho ótimo que estejam de olho. Que bom que se preocupam. Dou a maior força para investigarmos o que for preciso. Mas já tava sendo um dia tão ruim... Estávamos tão cansados. Aí, a coisa abalou muito a mamãe aqui...

É que para eles, filhote, você é apenas mais um caso, assunto de estudo. Mas pra mim, você é tudo. É a nova razão da minha existência.

Bom, mas como diz seu pai, a errada sou eu. Não deveria mais me surpreender e sim aprender a escutar com ouvidos seletivos e continuar firme e forte nas minhas convicções e no que eu acho, baseado no meu convívio com você, que é infinitamente maior do que o de quem te vê uma vez por semana. Médica ou não, muitas vezes a mamãe acha que sabe muito mais de você do que qualquer um. E, para mim, você está bem. Tomara. Rezemos. Por que não...

4 comentários:

  1. Amiga, imagino que tudo isso seja MUITO difícil mesmo. A gente tenta proteger, pensar sempre no melhor e de repente vem um banho de água fria ne?
    Mas como vc mesmo disse aqui, as vezes o estado da criança diz mais do que o exame e se todos acham que ele está indo bem e evoluindo é isso que importa.
    Vale a sua determinação + a dele e pensamento positivo que esse pacotinho ainda vai te MUITAS alegrias e vc vai dar uma grande festa para comemorar, tenho certeza. Vcs merecem! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, realmente é muito chato a gente levar esses sustos, ficar nessa expectativa, esse aperto no peito, o nó na garganta... mas nada como um dia após o outro para aliviar nosso coração. Óbvio que vc vive uma situação potencializada, mas nós mães estamos sempre em estado de alerta...é o medo de um acidente, uma doença, um ato violento contra nossa prole...e se a gente não pensar num dia de cada vez chega a ser enlouquecedor. Sei que não tem como vc não pensar no futuro dele, mas agora o mais importante é focar no presente e canalizar toda energia positiva para ele. Nunca perca a FÉ, pois é ela que vai dar PAZ e conforto ao seu coração! UM beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Intuição de mãe é fortíssima. Não deixe que ela seja atingida pelo medo responsável de médicos em não querer errar num caso delicado como esse e que decorreu de erro médico. Natural que eles se portem assim, mas compreenda isso e aposte em sua intuição e no aspecto do nosso querido AP. Ele demonstra no rostinho que vem vindo a vitória e a bonança. Também periodicamente consulte a parte espiritual, para não faltar aos pais todas as informações passo a passo, inclusive porque às vezes a criança se assusta com alguma coisa que vê no lado invisível para nós da vida. Bs tio Dedé.

    ResponderExcluir
  4. Olha lá,eu tbem não sou médica não, mas para mim o Cenoura tá ótimo, feliz, esperto e nada que muita ginástica não dê jeito! Fica bem Dri, estamos aqui sempre, vc sabe disso! beijo grande!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!