Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 29 de junho de 2010

O Início, o Fim e O Meio

Filho,
tô atrasada. E olha que com o tempo você vai ver que essa nem é uma das minhas características. Pelo contrário. Pergunta ao seu pai. Irrito de tão 'não atrasada' que eu sou. Isso porque tenho uma mania chatinha de querer que todo mundo se comporte como eu. Atenção, só nesse aspecto do 'não atrasada'. Nos outros, tenho orgulho de ser diferente. A vida toda foi assim. Nunca me senti encaixadinha em lugar nenhum. Ia trocar o 'encaixadinha', mas você é muito pequeno pra ter pensamentos maldosos...

Bom, mas meu atraso é por conta da demora em enfim escrever pra você. Escrever. É isso o que eu faço de melhor na vida. Pelo menos, o que tento. É o que tem me sustentado. Mentira. Se não fosse seu pai, eu não chegaria a morrer de fome, mas ainda tava morando com a vovó e com o vovô. O fato é que sua mãe adora essas letrinhas e esse barulhinho gostoso que estou escutando agora dos dedos no teclado do computador.

Desde que você nasceu, já pensei em escrever pra você um montão de vezes. A começar pelos dias em que você me deu o maior susto da minha vida e decidiu ficar mais tempo no hospital. Enquanto eu estava lá, até que deu pra segurar as pontas. Mas a partir do 1º dia em casa sem você, passei as piores 20 noites da minha existência. As noites. Essas eram as piores. Porque os dias eu passava do seu ladinho. Primeiro só tocando nos seus dedinhos por um buraquinho da caixona de acrílico; depois passando a mão no seu cabelo ruivo! ainda na caixona; até que eu passei a poder te pegar no colo de vez em quando, depois voltava pra caixona. Aí, você foi pra um bercinho e eu te dava até de mamar! até que você saiu de lá nos meus braços!

Mas então, nesses dias em que eu passava lá de vigília, muitas vezes levei um caderninho na bolsa pra escrever o que eu estava sentindo, pra deixar registrado pra você depois como eu estava aprendendo na marra a ser mãe com toda a força dessa palavra de três letras.

Mas lá eu ainda estava aprendendo a ser essa fortaleza que hoje respira por você, meu pacotinho. Lá eu não encontrei força pra deixar sair o que estava me afligindo tanto por dentro. É que quando a gente deixa sair, meu amor, a gente dá uma cambaleada. E lá, eu não podia tropeçar.

Esse foi seu início. Um começo digno de quem é filho de alguém diferente. Com o tempo você vai aprender que ser diferente é bom e ruim. Mas juro que tem recompensas. Seu cabelo ruivo, sua gargalhada, seus milhares de sons precoces pros seus poucos meses são algumas das minhas. Esse tem sido o nosso meio.

É onde nós estamos. No início do seu meio. Um período em que eu, logo eu, tenho tido que exercer outra característica que não é nada inerente a mim, a paciência. Eu e você estamos vivendo dia a dia, um movimento, literalmente, de cada vez. Mas você é danado e não é que mesmo sem segurar o tronco, já tá dando passinhos no ar!? é, filhote, você se zangou aí com esse tronco mamulengo e resolveu dar um sprint nas pernas que é o que você tem de melhor. E pra quem insiste em dizer que você precisa engatinhar, repito que, pra mim, você vai dar um jeito é de andar. Espera só pra ver. Eu te conto.

Tenho muita coisa pra te dizer ainda. Pra te contar sobre essa nossa história que começou há quase oito meses. Mas vamos começar devagar. Prometo que sempre que der eu passo aqui pra deixar alguma coisa pra você. Tô achando que você um dia vai adorar ler. Será? Eu acho que sim. Quem é que não gosta de saber sobre a sua história? Sobre quem somos, de onde viemos. Você é meu filho querido. A coisa mais importante da minha vida. Meu cenourinha, meu carrapatinho, meu pacotinho... um dia escrevo aqui só sobre seus apelidos. Já quiseram te chamar de tanta coisa, filhote. Mas pros outros você é mesmo o Antonio Pedro, na maioria das vezes. Desde muito cedo, quando escolhemos seu nome, ouvíamos sempre que era um nome forte. E é mesmo. Que nem você. Meu pequeno guerreiro. Vida longa ao nosso meio, meu amor. O fim está longe.

um beijo do tamanho do meu amor por você,
sua mãe.

14 comentários:

  1. Vou inaugurar os comentários? Bom, que honra. AP, sua mãe esqueceu de mencionar o olhar invocado que é a maior marca registrada dela, mas que para você só se derrete de ternura. Espero que você herde dela o gosto pela escrita. E, bom, diferente, todo mundo é, e ainda bem que é assim senão a vida seria um tédio. Cada um tem seu jeito de aprender, de olhar, de dar o primeiro passinho. Como dizem os chineses: vive la différence!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu sobrinho querido, lindo, que tem a boca e o nariz da mae e a cor do cabelo do pai.
    Eu e tio Antonio estamos sempre te acompanhando de pertinho, e muito felizes vendo todós os seus avanços, rindo das suas gargalhadas e de suas conversas.
    Como diz sua mãe, quem precisa engatinhar? com todos esses excercícios podemos pular essa fase de nenem e ir logo dando passos pela casa, deixando sua mãe louquinha correndo atrás de você.
    Estou com saudades, vamos nos ver esse final de semana.
    beijos da tia Andrea

    ResponderExcluir
  3. Esse blog vai bombar, assim cmo AP em seus exercícios na academia!! Amei, amiga. Beijos e tenho certeza de que vc viverá momentos maravilhosos com o seu pacotinho.

    ResponderExcluir
  4. é...AP vai apreciar muito o dom da mamãe...palavras simples que fazem a gente pensar na vida...se emocionar.
    Dri, adorei.

    ResponderExcluir
  5. povo, brigada!

    tava com saudades de escrever. e como meu assunto principal tem nome e o meu sobrenome achei por bem escrever sobre ele, então!

    conto com os olhinhos de vocês.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Dri, eu não tenho nem um pouco do seu talento com as palavras... a Tia aqui, Antonio Pedro, curte mais as imagens! E nada mais lindo do que a sua foto sorrindo. Pede pra sua mãe te mostrar um dia (mais recentes 002.jpg)!
    Bjs sempre atrasados, mas com muito amor nos três!!!! Lili Doyle

    ResponderExcluir
  7. Querido Antonio Pedro,eu sou Lorena, amiga da tia Paula e do tio Jander. Desde que você nasceu, acompanho a sua trajetória e torço muito por vc! Vou tentar acompanhar sua história e seu progresso através deste lindo Blog que sua mãe está fazendo com tanto amor! Quero que saiba que és um privilegiado, um cara de sorte, por ter um pai e uma mãe que te amam desta forma incondicional.Seja muito feliz!
    Um beijo gostoso nesta bochecha enorme!

    ResponderExcluir
  8. Olá Antônio Pedro. Sou amiga da sua avó Stella desde a época da faculdade. Já te peguei no colo, vc é uma criança linda! Qdo vc ficar um pouco maior vamos os três ao cinema. Posso levar tb minha neta Carmen para brincar com vc. Um beijo grande da Vera

    ResponderExcluir
  9. Driiii, estou em lágrimas lendo esse blog. Posso imaginar o que vc passou no início com ele. Fico MUITO feliz em ver essa nova Adriana. Ser mãe é o melhor presente que a vida pode nos dar. MUITAS felicidades para vocês três.
    Já estou seguindo o seu blog, siga o da Malu também. www.princesamalu.blogspot.com
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Três guerreiros. Três bravos e corajosos guerreiros. É como vejo vocês. É como amo vocês.
    Pepê, meu sobrinho nórdico lindo, ainda vou ver vc fazendo muita arte e dando muito trabalho junto com seu primo Arthur. Chi-corações para vocês!

    ResponderExcluir
  11. Dri, mais uma vez e como sempre, muito lindo! Já virei fã! Beijo!Paula

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pôxa, juro que desta vez a minha intenção nem era ganhar tantos comentários e até seguidores. só queria mesmo arranjar um jeito de deixar registrado pro AP a história dele desde o início. Mas confesso que todas essas palavras, mensagens e apoio me (nos) fizeram muito bem. Devia ter começado isso antes. Brigada de coração, pra todo mundo. Dos meus fiéis companheiros de sempre, passando pela família querida, até surpresas boas como vc Lorena! Fiquei mais forte e com mais vontade de continuar falando sobre a nossa batalha.

    beijo do fundo do coração.

    ResponderExcluir
  14. Adriana querida, seu filho é um fofo! E como pude constatar pelas fotos, vc tem razão: ele já nasceu lindo! E continua tudo de bom!
    Agora que vc me "aprovou" no seu blog...rsrsrs...me sinto mais a vontade para acompanhá-lo! Não vou mais arredar o pé daqui, vou permanecer tentando transmitir força para vcs através da tela do computador.Estamos na torcida!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!