Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

De Volta à Natação

É isso aí, filhotinho, aos poucos estamos retomando todas as nossas atividades e reorganizando sua agenda de miniexecutivo-trabalhador. Hoje foi o dia de voltarmos à piscina com a tia Eliane, hidroterapeuta.

Pontos positivos: Você não estranhou nada. Nem a tia, nem a piscina, nem a água... Mas mamãe já esperava por isso. Afinal, é um peixinho. Fez a aula bonitinho. Não tirava o olho da amiguinha que estava também na piscina e se divertiu como antigamente. Destaque para você tentando segurar a barra que tem na piscina. Antes você até direcionava a mão, mas era muito difícil fazer o movimento da garra. Hoje a tentativa da garra apareceu assim que a tia Eliane te colocou em frente à barra. Apesar de você ainda não conseguir segurar firme, mamãe ficou muito feliz. Um movimentinho de cada vez e um dia a gente chega lá! Por fim, tia Eliane te achou mais forte e mais durinho de um modo geral. Controle de cabeça excelente. Mas a gente já sabia! Uhu!!!

De negativo ou observações pertinentes, prefiro assim: tia Eliane comentou que seus reflexos estão mesmo bastante evidentes de novo. Que é preciso quebrar seus padrões o tempo todo.

Daí vêm as maiores dificuldades que enfrentamos atualmente. Suas crises de pânico, suas inseguranças em determinadas posições. Você ainda não se reorganizou totalmente e, por isso, tem dificuldade de relaxar e sentir-se bem e seguro o tempo todo. Antes da fase do início das complicações com a desnutrição, essa parte de tirar seus reflexos já estava bastante adiantada. Com tia Suzane e cia ralando pra te deixar cada vez com menos padrões ruins. E estávamos com muito poucos mesmo. Mas aí a coisa degringolou com nosso período negro que durou mais ou menos de julho ao fim agora de novembro, quando já recuperado da gastro começamos a voltar às atividades.

Enfim, esses 5 meses de férias forçadas deixaram sequelas. Mas... já estamos correndo atrás do prejuízo. E a expectativa é que quanto mais tempo passar de rotina de exercícios e estimulação, mais você vai voltar a relaxar e a se reorganizar. O que você precisa é reconquistar a confiança em você mesmo, em relação ao seu sistema proprioceptivo. E mamãe está aqui para te ajudar. Sempre!

Seguem algumas imagens e aproveito para mostrar, como falei, como estamos fazendo para proteger o botton na água.


Primeiro, passamos álcool 70% na pele em volta do botton, onde vamos colar o Tegaderm:












Depois, é hora de colar o Tegaderm. Como eu disse, estávamos usando o pequeno antes - de 6cm x 7cm - mas ele saia fácil. Aí, passamos a usar o maior - de 10cm x 12cm - e funciona bem mais, porque a área de contato com a pele é muito maior.

O 'errado':












E o certo:
































Agora é hora de botar a faixa de lycra em volta de tudo.













Tô pronto!


Ôpa, faltou minha sunga da natação...



E na barra:


Passeando de olho na amiga:





























De cavalinho:












Na plataforma:



Pra lá e pra cá...



























No disco:












E acabou.

2 comentários:

  1. Eta peixinho danado de lindo...a Helena começa a natação esta semana já que estamos "ilhados" em Bh desde o dia 22/12. Ouro Preto está um caos por causa das chuvas e não conseguimos voltar para lá, assim vamos começar aqui mesmo...

    Adriana, a helena andava com umas crises de pânico que antes pensávamos ser de posicionamento, mas a Fono fez alguns testes e viu que ela estava com uma mega dificuldade de modulação sonora e começou um tratamento com fones e exercícios sonoros que melhoraram muito a questão das crises de pânico. Muitas vezes o pânico vinha de um som com intensidade bem baixa, mas que ela ouve e não modula e por isso entra em verdadeiro pânico...não sei se este é o caso do Antônio, mas para a Helena funcionou bem...

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes eu percebo que meu pequeno que teve Deficiência de Imunoglobulina, ter panico, foi devido as muitas internações, o ambiente hospitalar, as dores, as agulhas a UTI. Apesar de todo carinho da enfermagem... é muito stressante para nossos pequenos.
    Esta é a parte comportamental, que não pode ser descartada, mas como vc disse: "Carinho e amor", vão dar o ritmo certo novamente... Força na tua luta "MÂE"...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!