Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



sábado, 21 de maio de 2011

De Volta para o Futuro

Ai, ai, filho, lá está a mamãe de novo cheia de caraminholas, pensando sem parar no nosso/seu futuro. Se e como você vai andar; se e como você vai falar; quando vou conseguir te deixar sozinho numa escolinha; quando você vai deixar de usar fraldas; se você vai ter amigos bacanas; se você vai ter namoradas; se você vai casar, ter filhos... É, quando eu começo, vou longe, Antonio Pedro.

Seu pai briga comigo sempre. Vive dizendo que é besteira ficar pensando essas coisas, que a gente não tem como saber, que não precisamos ficar antecipando nada e blá blá blá... Tadinho, sei que ele fala isso tentado me ajudar e que não é blá blá blá. Ele realmente acha isso tudo.

Mas sabe, pacote, acho que pra ele é um pouco mais fácil. Porque de certa forma ele não vive no 'nosso' mundo. Eu explico: chamo de nosso mundo as muitas salas de espera de terapeutas, os pacientes delas, as histórias que sempre acabam chegando aos nossos ouvidos... Dos casos mais escabrosos e tristes aos que tiveram finais felizes e bem-sucedidos.

Vivenciar isso tudo é bom e ruim. Bom porque não canso de ver com os próprios olhos o quanto, apesar de tudo, tivemos sorte. Quanta gente existe numa situação bem pior que a nossa... Mas ruim porque me deparo com 'o futuro' o tempo todo. E é por isso que às vezes é impossível não pensar nele. Toda vez que vejo uma criança mais velha que você e como ela está, imediatamente começo a pensar em como será quando você estiver nessa idade.

É que por mais que a gente aqui já tenha aceito tudo o que aconteceu e não fique mais nos lamentando e perguntando 'por quê, Meu Deus?' o tempo todo, não sei se realmente estamos preparados ou nos demos conta do que pode estar por vir.

Muito disso vem do que o seu papai fala, de que não adianta mesmo ficar fazendo previsões no escuro. Mas também tem um pouco de não querer pensar mesmo. Não querer enxergar.

E o meu ponto é que ele pode fazer isso, ainda que não seja com essa intenção clara. Eu não. Eu cruzo com crianças com histórico parecido com o seu todos os dias. E, filho, nem sempre o que eu vejo é animador. Diria até que quase nunca...

Às vezes até fico puta comigo mesma por me decepcionar com o que deveria ser celebrado. Há pouco tempo mesmo, conheci um paciente que uma das suas 'tias' falava à beça. De como ele se superou, como conseguiu andar, se virar etc. Eu tinha toda uma imagem na minha cabeça. Um modelo. Uma esperança. E quando me deparei com ele, Deus perdão..., fiquei um pouco sem palavras. Não era o que eu esperava. Nem perto. Ele consegue tudo sim, mas de um jeito bem diferente do que eu imaginava.

Quando contei isso pro seu pai, bastante envergonhada de mim mesma, ele disse que eu era uma boba. Que não importava como você ia conseguir fazer as coisas. Que ele queria é que você conseguisse, do jeito que for. Me senti mais mal ainda. Mas, de novo, é mais fácil pra ele. Afinal, ele só ouviu de mim, não viu como eu. Acho até que se for o caso mesmo de você crescer conseguindo as coisas com muita dificuldade, vai ser até mais difícil pra ele do que pra mim. Já que eu já estarei mais familiarizada.

Enfim, é mesmo uma bobagem ficar tentando adivinhar o que será de nós. Até porque eu acho que, aconteça o que acontecer, a coisa vai ser tão gradual e nós já vamos estar tão acostumados a te amar tanto que o impacto obviamente não terá a força de hoje, ao ver um estranho especial. Você vai ser meu filho especial. E isso claro faz toda a diferença.

Pois é. Pra mim. E pros outros? E pra você? Como será que você vai lidar com tudo isso? E é aí que mora o maior de todos os meus medos: porque eu sei que vai depender muito de mim. De como eu vou te ensinar e te ajudar a lidar com as frustrações e dificuldades da vida. Não que isso não seja trabalho de qualquer mãe. Mas acho que o meu vai ser um pouco maior.

Mas não tem problema não, Antonio. Nunca fugi de trabalho nenhum na minha vida. E sempre fui muito competente em tudo o que fiz até hoje. Recebi bem mais elogios do que críticas. Por isso, filhote, não se preocupa. A mamãe vai dar um jeito para que a nossa história fique do lado das bem-sucedidas. Eu prometo. Você não precisa ter medo. Nunca. Eu estarei sempre ao seu lado. Pra te apoiar. Literalmente, se for preciso. Eu te amo, filho. Muito. Tenho medo de que você possa duvidar disso um dia. De que você tenha dúvidas sobre se é o que a gente esperava que você fosse.

Você é muito mais. Mesmo assim, tão pequenininho ainda...








13 comentários:

  1. Que LINDAS essas fotos amiga!
    Olha, é quase impossível não pensar no futuro, mas como vc mesmo disse, o desenvolvimento será gradual e tão celebrado que vcs irão amar a maneira como ele irá falar e andar, seja como for. Porque isso será a vitória dele e de vocês. O que os outros vão achar? Azar!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,

    Você tem o dom de me emocionar imensamente. E hoje não foi diferente.Toda mãe pensa sempre mais adiante,querendo garantir um futuro ainda mais feliz para seu filho,poupando-o de qualquer adversidade. Celebre cada avanço do Antonio Pedro,porque como você disse,há muito o que comemorar.Seu marido é um companheirão!Que Deus abençoe vocês sempre.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Sei exatamente como vc se sente, e toda vez que vivo pensando nesse mundo da fantasia que é o futuro, so me traz incertezas. É no presente que podemos trabalhar com algo real. Ver nossos filhos bem, sorrindo, trocando olhares é maravilhoso. Apostar neles agora e ir construindo o melhor pra eles,isso sim vai fazer diferença no futuro. O que todo mundo diz e o que tenho visto é que é esse amor, esse acreditar, apostar, é vai trazer o melhor dos nossos filhos. Quanto a escola, será um outro tipo de estimulo pra o Antonio, ele vai aprender a se virar, ele é uma criança competente e terá ajuda de profissionais pra isso. A escola que escolhi para Matias foi indicada pelos profissinais que cuidam dele e eu ja a conheço, o que me deixa segura, o resto é com ele ;) Essas salinhas de espera...lição de vida!!!

    ResponderExcluir
  4. Adriana,

    fico sempre muito emocionada com seus posts, mas esse em especial me tocou...e quero que saiba que nós 3 estaremos sempre ao lado de vcs, pois já somos apaixonados por esse menino lindo, de astral inacreditável e semblante feliz..é pq o que ele me passa SEMPRE, é que vcs o fazem MUITO feliz..e é isso que importa, nada mais e ninguém mais..beijos 1000
    adorei ter visto vcs no domingo

    ResponderExcluir
  5. ah e esqueci te de lembrar uma coisa MUITO importante..o futuro só a Deus pertence, pense nisso

    ResponderExcluir
  6. Dri querida, passei para dizer que estamos sempre por aqui: acompanhando, lendo, vibrando com as descobertas e melhoras, sentindo as semanas e dias mais dificeis, mas certos de que tudo vai acabar bem! Vcs 03 conseguem!! Beijo grande dos amigos que amam vcs! Paulinha & Jander

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriana me chamo Thais e sou mãe do Guilherme ele é lindo assim como o seu filho, nós mães pensamos mais do que os papais mesmo, acho os homens mais (esqueci a palavra)mais as mães essas são tudo mais,é por isso que a parte de mais trabalho, pesada, fica conosco, você é forte, seu filho vai ficar bem no tempo de Deus e na hora que ele permitir linda, Ele é o dono de tudo,confie apenas ,beijos.

    ResponderExcluir
  8. Dri,

    Com o amor que vocês sentem um pelo outro qualquer dificuldade será superada. Umas mais facilmente, outras nem tanto. É assim que tem sido, não é? E cada vez se amam mais, e mais, e mais... Esse amor só vai crescer e fortalecer os três!

    Pode ser que ele não consiga se locomover como nós, mas vai fazer isso do jeito dele; pode ser que ele não consiga comer como nós, mas comerá do jeito dele; pode ser que ele não faça um monte de coisas como nós, mas ele vai “inventar” (com a ajuda, carinho e paciência de vocês) o jeito dele. E com o tempo, amiga, as coisas vão se arrumando

    O que eu acho FUNDAMENTAL vocês têm de sobra: AMOR. Ele nunca duvidará do amor que sente, pois o recebe todos os dias (desde que nasceu) em cada olhar, em cada toque, em cada ajuda, em cada respiro.

    Não sofra tanto, pois não merece. Não se cobre tanto, já que faz muito. Não tente dar conta de tudo o tempo todo, ta? Ninguém dá!
    É guerreira, sempre foi. Só por isso pôde ter um filho lindo como o Antônio Pedro e junto com ele viver o que estão vivendo.

    Ele é encantador! Exala energia boa e continuará emanando essa alegria independente do seu desenvolvimento físico. Ele é evoluído. E muito, viu?

    Amo vc!

    Beijos, com carinho.

    "As vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser esta causa".
    Allan Kardec

    ResponderExcluir
  9. Cristo nos disse para não nos preocuparmos com os problemas de amanhã porque os de hoje já são o bastante. Cada dia que se vive bem disposto e no trabalho é mais um dia que fará os que virão melhores. Vive-se o dia sem pensar assim nos que virão, porque dependem desse dia também. Cesar tem razão -?para que pensar em como poderá ser? Qualquer prognóstico sairá de circunstâncias que estão sendo melhoradas no dia sendo vivido, e no final desse próprio dia já não estará valendo por isso mesmo. Os dias que passaram já eram, os futuros dependem de hoje. Vivamos sempre o hoje conscientes de que depende de nós a melhora do futuro, que ele com certeza vai melhorar. Bs, tio Dedé.

    ResponderExcluir
  10. Oi Antonio Pedro!
    Deixei um recadinho pra vc aqui ontem mas esse blog não deve ter gostado e deletou. Vou tentar novemente, assim como vc faz todos os dias e a todo momento. Por isso tenho certeza q vc ficará bem, mesmo q tenha dificuldade pra realizar alguma tarefa. Independente do q vier a acontecer sei q, assim como hoje, seremos uma família muito feliz e foi pra isso q casei com sua mãe e tivemos vc.
    Cada família tem suas angústias e medos assim como suas realizações e alegrias. Mesmo tendo acontecido tanta coisa em tão pouco tempo nosso saldo é extremamente positivo. E é assim q vejo nosso futuro, por isso não fico especulando o q será de nós, apesar de ser vc o maior interessado somos uma entidade só.
    Qdo vc nasceu, ao chegar ao CTI arrancou o tubo e voltou a respirar sozinho. Nesse momento passei a ter uma fé cega em vc, talvez seja esse meu segredo ou a minha vantagem sobre sua mãe. Angústias e preocupações sempre vamos ter até o fim de nossa missão aqui nessa terra como qualquer pai e mãe, mas tenho certeza q vamos ficar bem.
    Vc só nos trouxe coisas boas, bons sentimentos e muita alegria, obrigado!
    Bjo, Papai

    ResponderExcluir
  11. Minha filha,
    Assim como vc, de vez em quando, tb me surpreendo pensando em como vai ser isso ou aquilo que o Antonio Pedro vai fazer. Mas logo em seguida me vem a cabeça o sorriso iluminado de felicidade que ele transmite e como costumo dizer, a cara de tudo bem que quase sempre demonstra, apesar das dificuldades por que passa. Então, fico aliviada pq imagino q com essa força interior q ele tem mais o amor imenso q sempre recebeu de vcs e de todos nós, ele se superará cada vez mais e saberá conviver bem com as suas dificuldades. Por isso não se preocupe tanto e tenha certeza, se ele continuar a receber no futuro toda dedicação, amor e carinho que recebe no presente, a cada dia, será sempre essa criança feliz que parece ser. Bj grande pra essa família de ouro!

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriana, cheguei atrasada aqui no blog, mas tô aqui! Acho super normal a sua preocupação...não te acho nem um pouco boba! Mãe é assim mesmo, não tem jeito! Toda mãe se angustia em pensar no futuro do filho, ainda mais vc! Mas a sorte é que temos o tempo do nosso lado...apesar do tempo não parar, como já disse Cazuza, ele dá um tempo pra gente se adaptar...pra gente pensar...o futuro vem vindo aos poucos e a gente vai se acostumando com as dificuldades. Não foi assim até aqui? Quando AP tinha 6 meses vc não pensava como seria quando ele tivesse 20 meses? Então, chegou, e tá tudo indo bem. Tenho certeza que vc vão conseguir! Um beijoooo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Adriana!

    Eu acompanho o seu blog há alguns meses já, mas nunca comentei (acho).

    Minha filha nasceu esse ano com anóxia e passou três meses na UTI. O caso dela foi muito grave e ela precisa de gastrostomia e traqueostomia.

    Há dias em que fico muito mal, começo a pensar no futuro e em todas as coisas que ela provavelmente não vai conseguir fazer.

    Tudo o que eu tenho pra te dizer é que quando vejo seu filho já enxergo um caso bem sucedido. Muito bem sucedido, aliás.

    Pelas fotos e vídeos é fácil notar como ele é um menino feliz, apesar das limitações.

    Eu não sei se a Alice algum dia vai sorrir, se ela vai conseguir respirar sozinha, se ela vai conseguir comer sozinha... Mas tenho muita esperança de que vá sim conseguir.

    Seu marido está certo (mesmo não vivenciando o dia a dia como a gente).

    Temos que viver um dia de cada vez e comemorar cada pequena conquista. Só assim é possível não se abater.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!