Atenção!

"(...) apesar de ter mergulhado de cabeça nesse misterioso mundo das lesões neurológicas e suas possíveis consequências, não sou médica. Tudo o que coloco aqui são impressões e experiências pessoais. (...) Enfim, não sou uma profissional da saúde, apenas uma mãe muito, muito, muito esforçada em início de carreira".



terça-feira, 1 de março de 2011

Bolinha de Grude

Fases... Todos nós a temos, filhote. E os bebês, acho que mais ainda. E o pior é que elas vão e voltam sem muito sentido.

Você, por exemplo, já teve períodos de dormir quase a noite toda. E isso bem novinho ainda, hein. Mas... também já passamos por noites cascudas de levantar de meia em meia hora, com você já 'grande'. Fases em que você aceitou o berço, fases que você só dormia em cima da gente que nem sapinho, fases de ficar sozinho na boa na cama da mamãe...

Quanto a ficar numa boa com outras pessoas também já variou bastante. Na maior parte do tempo você ainda fica comigo, mas tem sido mais fácil te deixar mais um pouquinho na casa da vovó ou com a Miriam aqui em casa, por exemplo. Sabe, filho, é muito importante que a mamãe tenha um tempinho durante o dia pra fazer as coisas dela. Do mais banal como ir ao banheiro e tomar banho até coisas mais relaxantes como dar uma corrida na Urca ou fazer unha na manicure. Bom, a verdade é que essas 'coisas mais relaxantes' ainda acontecem bem menos do que eu gostaria. E a minha questão aqui hoje é: até que ponto isso é culpa sua ou minha?!

Pois é, não sei. Filho, a gente entrou numa simbiose tão grande por necessidade total e absoluta - diga-se - que atualmente a mamãe não sabe mais dizer se é difícil ficar longe de você porque você não suportaria ou porque eu é que não me aguento...

Acho que deve ter um pouquinho dos dois, mas assumir ou concluir isso não tem resolvido muito o meu problema.

É que a mamãe está com vontade de, aos pouquinhos, ir retomando algumas coisas, sabe filhote. Como voltar a trabalhar. Nada muito pesado, em casa e tal... mas tenho tido dificuldade até para conseguir pesquisar algumas ideias. O tempo que me sobra é tão pouco...

Hoje mesmo, tive que te largar na vovó para ir à ginecologista. Afinal, mamãe precisa se cuidar e manter tudo em ordem para que eu e meu corpo continuem funcionando bem pra você. Mas então, foi tão sofrido.. Você tá gripadinho e mamãe te deixou com febrinha lá. Ai, Antonio Pedro, não pensava em outra coisa. Fui ficando aflita com a espera no consultório, o trânsito da volta... queria chegar logo para te agarrar e cuidar de você. Não que eu não confie na vovó, mas não adianta, eu cismo em ter certeza de que ninguém sabe melhor do que eu do que você precisa, porque você está chorando, o que vai te deixar mais feliz.

E agora, José? Como é que a gente vai se desgrudar?

Você deve achar que a mamãe é louca aqui dizendo que precisa de um tempo pra ela e ao mesmo tempo que não consegue se desligar de você. Pois é isso mesmo. Uma loucura. Fazer o quê...

Mas tenhamos paciência um com o outro, pacotinho. Acho que é mais do que compreesnsível que a gente tenha se unido tanto. Passamos por poucas e boas e construímos uma ligação sem volta. Mas mamãe promete que não vai virar psica. Pelo menos, juro que vou tentar conscientemente fazer com que nossa relação seja a mais saudável possível.

Que ninguém me peça pra ficar longe de você. Mas prometo que no meu tempo, conforme eu for sentindo que dá pra mim e pra você, irei bem devagar deixando com que nossa rotina seja mais independente, para as duas partes.

São pequenas coisas que estou fazendo aos poucos, mas que já representam algo. Como te deixar com a Miriam de manhã pra eu poder dormir mais um pouquinho. Deixá-lo na vovó pra sair, ainda que muito esporadicamente, com o papai. Deixar que outras pessoas pelo menos tentem te manusear e te segurar para brincar... Enfim, estou dando passinhos de formiguinha, mas estou orgulhosa da iniciativa. E você têm as aceitado bem, no geral. Volta e meia, ainda chora me olhando com olhinhos de pidão, mas rapidamente se entretem com outra coisa se eu não faço imediatamente o que você quer. Sinal de que você está mesmo crescendo. E eu também, de certa forma.

beijo, pacote.


Falando em independência, olha que coisa mais linda você sentadinho na perna da mamãe, apoiando as duas mãozinhas...

6 comentários:

  1. Adri,
    Ninguém entende nossos filhos como nós, NINGUÉM. Seus choros, seus olhares, suas dores...Pois além de nossos laços de sangue e alma, a convivencia ajuda muito. Mas não somos eternas e nem imortais...apesar de achar que somos insubstituiveis. Por isso devemos deixar alguem ter um espacinho na vida dos nossos filhos. Uma vovó, uma tia querida, uma babá carinhosa... Ele tambem vai gostar de contar com esse carinho. E vai precisar tambem criar laços e construir confiança em alguém. Alguem que possa pelo menos acompanhar seu pacote na natação 1 x por mes, ou numa tarde de sabado... Ate porque precisamos estudar, cuidar da gente, do marido , para podermos cuidar deles bem.Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Tá lindão no seu colo mesmo. Tá gente grande.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem selinhos para você no meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Correto e válido procurar suavizar, inclusive para restauração materna, porque ninguém é de ferro. Bs

    ResponderExcluir
  5. Adriana, te dou a maior força! Antonio Pedro vai adorar te ver toda linda de unha feita e vai amar vc chegando em casa toda contente por ter saído e batido um papo com os amigos! Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  6. Nana,
    Que lindo! Ele sentadinho no seu colo! É sinal de q está se sustentando melhor e adquirindo mais confiança em si mesmo. Quanto a questão da independência, vcs precisam se permitir alcançá-la pq vai fazer bem pro crescimento pessoal, social e afetivo dos dois, mesmo q seja meio doloroso no começo. Acho q dedicação, amizade e cumplicidade entre mãe e filhos não deve acabar nunca (até na fase "aborrecente"), pq ninguém sabe o q é melhor pra qualquer pessoa do q sua mãe, mas é preciso caminhar sozinho tb.
    Por isso, vai em frente, sem culpa e sem medo q devagarinho vc consegue. Até por q é verdade q vó pode ser uma 2ª mãe e estarei sempre aqui pra ajudar em tudo q estiver ao meu alcance, feliz e com todo amor e carinho do mundo pra cuidar dessa criança linda e gostasa q enche a minha vida de alegria. Bj grande, Mamãe

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!